MONOTERPENOS AROMÁTICOS E PODEROSOS

Todo o poder do limão

Os monoterpenos são substâncias presentes em diversas plantas, frutas, algas e fungos. Eles sempre produzem odor e, segundo pesquisadores, muitos desses fitoquímicos possuem propriedades terapêuticas. São moléculas minusculas e, portanto, penetram facilmente nos tecidos e nas células, o que facilita sua ação. Vale lembrar que o limão (especialmente a casca) também conta com outros tipos de terpenos, como é o caso do betacaroteno, descrito anteriormente. 

O D-limoleno é o monoterpeno presente em maior quantidade nos óleos extraídos das frutas cítricas: na casca do limão, sua concentração chega a 70% e é ainda maior na de laranja e toranja. "Alguns estudos revelam que os monoterpenos possuem propriedade anticancerígena, além de ajudar a dissolver entupimentos nas artérias",cita a nutricionista Verena. 

O D-limoleno age, ainda, suprimindo a atividade de uma enzima do fígado chamada HMG-CoA redutase, que é responsável pela síntese de colesterol. Assim, a substância ajudaria a "limpar" o fígado naquelas situações em que as pessoas exageram na comida e na bebida. 

De acordo com Torey Armul, porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética dos Estados Unidos, há indícios de que o D-limoleno seja útil para dissolver pedras na vesícula, em especial aquelas formadas por colesterol. "Porém, estudos em humanos são limitados", avisa. Não é à toa que você encontra, na internet, receitas caseiras à base de limão para acabar com esses cálculos. 

Por último, também existem alguns estudos mostrando que, isoladamente,o D-limoleno é útil para tratar gastrites e refluxo. Algumas empresas, nos Estados Unidos, chegam a comercializar extratos de cascas de limão e de laranja com esse fim, com aval de médicos naturalistas. Mas é bom avisar que o consumo integral de cítricos pode agravar essas condições, pelo alto teor de ácidos, por isso tome cuidado se você sofrer com alguma dessas condições citadas.


OLEO ESSÊNCIAL CONTRA ESTRESSE

Os óleos essenciais do limão têm sido utilizados, no campo da aromaterapia, no alívio do estresse, da fadiga e do mau humor, e também para melhorar a concentração e a memória. Os responsáveis por esses efeitos são justamente os monoterpenos, segundo estudo realizado na Universidade de Siena (Itália) publicado na Brain Research.


----------------

Fonte: Revista Viva Saúde 


Comentários

Postagens mais visitadas