RESPIRE MELHOR E BLINDE O CORPO
O Nobel Linus Pauling foi um dos primeiros cientistas a examinar as propriedades da vitamina C para o sistema imunológico. Enquanto quantidades moderadas eram suficientes para acabar com o escorbuto, uma doença que atacava marinheiros submetidos a longos trajetos sem alimento frescos, ele percebeu que teores bem mais altos apresentavam efeitos positivos no combate a outras doenças.
De acordo com o Instituto Linus Pauling, o ácido ascórbico mostrou-se eficaz para estimular a produção e a função dos leucócitos (as células brancas do sistema imunológico), em especial de neutrófilos, linfócitos e fagócitos. Por seu poder antioxidante, a vitamina protege as células brancas de danos do processo de oxidação a que são submetidas toda vez que há uma resposta a micro-organismos invasores. "A vitamina C dá suporte ao sistema imunológico, contribuindo para amenizar inflamações, gripes e resfriados", resume a nutricionista Neiva Souza, da VP "Consultoria Nutricional.
MENOS SINAIS DE GRIPE
Isso significa que você não vai ficar gripado com menor frequência se consumir o nutriente de forma adequada, sofrerá menos com os sintomas.
A tese foi comprovada em uma grande revisão de estudos, coordenada por um pesquisador da Universidade de Helsinki, na Finlândia, para o Centro Cochrane. A aquipe avaliou 29 pesquisas, que envolviam um total de 11.300 participantes que tomavam suplementos de no mínimo 200 mg ao dia de vitamina C.
LIMPO E SEM MICROBIOTAS
Vale lembrar que o ácido cítrico que compõe cerca de 6% do peso do limão, também é um conhecido antisséptico e antimicrobiano, e é pela indústria em produtos de limpeza e também para conservar os alimentos.
Um estudo realizado por microbiólogos da Universidade Tucmán, na Argentina, mostrou que o suco do limão e seus derivados inibe a proliferação do vibrião da cólera uma doença que causa diarreia e vómitos graves e pode até levar à morte.
ALÉM DE ACEROLA, QUAL OUTRA FRUTA TEM MAIS VITAMINA C ?
O camu-camu, que é uma fruta originária da Amazônia e também está no topo da lista de maior concentração de vitamina C. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (lnpa), sua quantidade do nutriente equivale ao suco de 30 limões. No total, são até 2,5 g da substância a cada 100 g da fruta, contra 0,2 g do caju, por exemplo. O composto se encontra concentrado na casca e na polpa, e indica-se o consumo de 12 unidades por dia. Por enquanto, porém, ele é mais encontrado na região Norte do Brasil, mas pode ser obtido em polpas congeladas.
------------------------
Fonte: Revista Viva Saúde
Comentários
Postar um comentário