PELE LISA E MAIS MOVIMENTO



O sistema tegumentar é a pele que recobre todo o corpo. Dentro de nosso organismo, o ácido ascórbico participa de diversas reações enzimáticas. "A  vitamina C é essencial para a produção de colágeno, beneficiando a pele e as articulações", explica a nutricionista Neiva Souza. Por isso, e também por seu efeito antioxidante, é difícil não encontrar um creme ou pílula contra rugas que não conte com esse nutriente em sua composição. 


PELE HIDRATADA, E SEM RUGAS 

Dermatologistas associados em San Diego, nos Estados Unidos, mostraram que pacientes que usavam cremes com vitamina C apenas em metade do rosto apresentaram um resultado bem melhor contra os efeitos danosos do sol sobre a pele em relação à outra parte da face, e também em comparação com o grupo que recebeu um creme sem a substância. 

Os resultados foram publicados no periódico Dermatologic Surgery. Em outro trabalho, apresentado no American Journal of Clinica/ Nutrition, pesquisadores da Universidade Tulane, em New Orleans, concluíram que quem consome mais alimentos ricos em vitamina C têm menos rugas e a pele mais hidratada do que quem consome menos. 


PREVINIR A ARTRITE E A GOTA 

Os benefícios sobre a síntese de colágeno são tão profundos que incluem os tecidos das articulações. Um estudo feito na Universidade de Manchester, no Reino Unido, e apresentado no Annals of the Rheumatic Diseases, mostrou que individuos que consumiam baixas doses de vitamina C na dieta eram mais do que três vezes mais propensas a desenvolver artrite reumatoide do que aquelas que  am quantidades mais altas. 

Porém, um trabalho feito com ratos, pela Universidade de Duke, nos Estados Unidos, indicou que megadoses de ácido ascórbico poderiam acelerar danos causados pela osteoartrite. Assim, a recomendação da Arthritis Foundation, nos Estados Unidos, é evitar exageros e apostar somente no nutriente ingerido pela alimentação. Outra doença que envolve as articulações e contra a qual a vitamina C parece ser útil é a gota caracterizada pelo excesso de ácido úrico no sangue.  A condição leva cristais a se formarem nas juntas, o que causa inflamação e dor, e ainda aumenta o risco de pedra nos rins.


CONSUMO DIÁRIO 

Já um estudo que acompanhou quase 47 mil homens ao longo de 20 anos mostrou que o consumo diário de vitamina C foi inversamente proporcional à incidência de gota. O trabalho, feito por uma equipe da Universidade de British Columbia, no Canadá, e publicado no Archives od Internal Medicine, mostrou um benefício adicional para quem consumia megadoses, ou seja, 1.000 ou 1.500 mg ao dia.


POR QUE INVESTIR NA NUTRIÇÃO

Os alimentos consumidos no dia a dia podem ser responsáveis por inflamação duradouras, ja que determinadas substâncias neles contidas podem ser irrtantes para o organismo, como as gorduras. 

Nesse caso, o corpo da sinais ao sistema imunológico de que é preciso atuar contra elas, eliminando-as.

Felizmente assim como alguns alimentos têm o poder de provocar ou potencializar um processo inflamatório já em curso, há os que cumprem ação protetora. Alimentos que possuem cor verde-escuro e vitamina C ajudam no controle das inflamações. 

Evite as gorduras, açúcares e massas brancas. Além do potencial inflamatório, eles contribuem de maneira importante para o ganho de peso. Para quem sofre com problemas articulares, por exemplo, isso pode agravar os sintomas a eles relacionados.

-----------------------------------

Fonte: Revista Viva Saúde 



Comentários

Postagens mais visitadas