FAMILIA - CORPO E MENTE


 

DEPRESSÃO X EMAFRECIMENTO 

A depressão, dependendo da gravidade do quadro, pode estar relacionado ao emagrecimento não intencional, de acordo com um estudo publicado no Journal of  Psychiatric Research. "A depressão pode diminuir a motivação para se alimentar e afetar o apetite, enquanto a ansiedade pode causar náusea e diarréia", afirma Mariana Arraes, médica experiente em emagrecimento e longevidade saudável. Por isso, pacientes com perda de peso não intencional devem ser avaliados quanto à presença de transtornos. 

------------------------------------

Na terapia o paciente é estimulado a enfrentar seus medos de forma gradual. Pouco a pouco, ele vai se aproiximando do objeto que lhe causa tanto temor

A psicóloga Cecília Rocha Favero esclarece como funciona uma das intervenções possíveis, a exposição gradual prolongada. "O paciente é estimulado a enfrentar os medos de forma gradual. Pouco a pouco, ele vai se aproximando do objeto que causa medo" Por essa razão, na visão dela, nesse caso especifico de medo de possiveis ataques em instituições de ensino, simplesmente não ir mais a escola pode não ser uma boa estratégia. Ao contrário, contribui para alimentar mais os sentimentos negativos. "Mas, obviamente, a situação é complexa e precisamos sempre analisar cada situação e cada pessoa em particular."

Especialmente para os pais de crianças, a psicóloga recomenda uma atenção especial ao que elas trazem. Guiar a conversa de acordo com o que elas consideram importante saber, sem dar muitos detalhes, que podem gerar um pânico desnecessário. "Manter uma boa comunicação é essencial. As crianças precisam desse espaço em casa para falar, expressar e assim transformar a si mesmas, para que se sintam confiantes , acolhidas e, consequentemente, protegidas."

No mais, pensando nas demais pessoas que sentiram ou ainda sentem medo neste neste momento neste momento, é preciso observar os efeitos a médio e longo prazo. "Se esse medo persistir com uma intensidade alta quando o cenário já estiver mais tranquilo, pode ser ainda importante procurar pela ajuda profissional."


REDES SOCIAIS PODEM ADOECER, ESPECIALMENTE OS MAIS JOVENS 

- Redes sociais são mais viciantes do que cigarros e álcool.

- 1 em cada 3 jovens: é vítima de cyberbullying e violência em redes sociais em 30 países.

- 1 em cada 5 jovens deixou a escola em função do problema.

No Brasil 37%  afirmaram já ter sido vítima de cyberbullying.  Foi o país com a maior porcentagem nesse quesito na pesquisa.


A PRESSÃO NO SEXO FEMININO É MAIOR 

Começa aos 11 anos e impacta:

- autoestima 

- percepção do próprio corpo 

- insatisfação com a própria vida

- Instagram: É a rede social mais tóxica para a saúde mental dos usuários

- Sintomas relacionados: solidão, depressão ansiedade, má qualidade do sono, baixa autoestima e dificuldade em relacionamentos reais.

-----------------------------------------

Fonte: Revista Viva Saúde  

Comentários

Postagens mais visitadas