CURIOSIDADES


CÁLCIO: além de fortalecer os ossos, o cálcio é imprescindível no controle da pressão arterial e na produção de sinais nervosos ao longo do sistema nervoso.

CARBOIDRATOS: açúcares e alimentos á base de amido são carboidratos, isto é, cadeias e aglomerados de moléculas de açúcar que são quebrados, gerando glicose como combustível para o corpo.

CAROTENOIDES: são família de pigmentos coloridos presentes em alimentos. Possuem atividades antioxidantes e talvez efeitos anticancerígenos.

CEREAIS: muitos alimentos básicos provêm de órgãos de cereais como trigo, arroz, cevada, centeio, quinoa  etc.
Todos podem ser bastante nutritivos se forem poucos processados. Ou bem nocivos, porque amidos ultra processados podem promover níveis altos de glicose no sangue e inflamação no organismo.

COLESTEROL: é uma substância gordurosa fundamental para alguns processos orgânicos, mas capaz de acarretar problemas se seus níveis forem muito altos. O colesterol é produzido no organismo a partir de gorduras obtidas na alimentação. O LDL(colesterol ruim) pode se depositar nos vasos sanguíneos, ocasionando estreitamento ou bloqueio desses vasos. Já o HDL (colesterol bom) coleta o LDL nocivo e o transporta ao fígado para eliminá-lo.

COLINA: embora não seja uma vitamina, a colina está relacionada ao grupo de vitaminas do complexo B. É primordial na síntese de neurotransmissores e na manutenção da bainha de mielina que protege os nervos, além de ser um componente das membranas celulares. A colina é a precursora da acetilcolina, o mais comum dos neurotransmissores, importante para memória e o controle muscular.

COMUNICAÇÃO NEURONAL: também conhecida como neurônio, as células nervosas têm uma calda longa - o axônio - que age como um cabo de comunicação, transportando sinais elétricos por meio de ramificação e ligação a outros neurônios. A cada ponto de junção ou sinapse, substâncias químicas chamadas neurotransmissoras levam a mensagem aos receptores do neurônio seguinte.

DEGENERAÇÃO MACULAR: é a principal causa da perda de visão em idosos. A mácula é o centro do campo visual onde o detalhe é visto (leitura e reconhecimento facial), e a visão se perde quando a retina é danificada. A hipertensão arterial e ingestão de gordura saturada parecem aumentar o risco de degeneração macular, enquanto antioxidantes, como a luteína e a zeaxantina, parecem proteger contra o problema.

Comentários

Postagens mais visitadas