FEIJÃO E LENTILHA
Os valores nutricionais de ambos são muito parecidos e a lentilha ganha em alguns nutrientes, enquanto o feijão em outros
A medida de 100 g de lentilha, por exemplo, vence em proteína total, fósforo, sódio, ferro e ácido fólico
O último é importante para as mulheres que querem engravidar, pois reduz as chances de má formação fetal
No caso do feijão carioca, a mesma quantidade, ganha em valor calórico, no de cálcio, magnésio, potássio e nos chamados compostos bioativos
Compostos bioativos são substâncias químicas antioxidantes e que atuam de forma positiva no trato gastrintestinal
São diversos os alimentos bastante consumidos aqui no Brasil. Mas existe um em específico que aparece na mesa de grande parte dos brasileiros quase todos os dias (ousaria dizer que para muitos esta iguaria faz parte da rotina alimentar durante os sete dias da semana). Estamos falando do feijão carioca.
E mesmo com essa constância na dieta da população, há quem goste de variar no cardápio —e os nutricionistas agradecem. Quem entra em cena, então, é a lentilha. Também bastante saboroso, o alimento segue a mesma linha de preparo do feijão. Porém, a única dúvida é: algum dos dois é melhor nutricionalmente?
Um possível empate Essa foi uma questão dificílima de ser respondida pelos profissionais entrevistados, isso porque as duas leguminosas apresentam valores nutricionais muito próximos. A medida de 100 g de lentilha, por exemplo, vence em proteína total, fósforo, sódio, ferro (pasme!) e ácido fólico. "Esse último é importante principalmente para as mulheres que pretendem engravidar, pois manter os níveis equilibrados de vitamina B9 reduz bastante as chances de má formação fetal. Além disso, a substância também atua na prevenção de doenças cardiovasculares"
.Já a mesma quantidade de feijão carioca leva vantagem no valor calórico e também no de cálcio, magnésio, potássio e nos chamados compostos bioativos. "São as antocianinas, os compostos fenólicos totais e os taninos, substâncias químicas presentes no alimento que possuem efeitos fisiológicos sobre o trato gastrintestinal ou mais sistêmica no organismo, atuando como antioxidantes".
Portanto, a disputa nutricional entre feijão e lentilha ficou empatada. E quem ganha com isso somos nós, consumidores, que podemos usufruir dessas leguminosas em diversas receitas sem nenhum medo de estar ingerindo menos ou mais substâncias.
Compare os nutrientes! Na tabela a seguir é possível comparar os valores nutricionais de 100 g de cada uma das leguminosas cozidas, sem óleo e sem sal.
Calorias :
- Feijão: 70 kcal Lentilha: 98 kcal.
- Carboidratos Feijão: 15,3 g Lentilha: 19,6 g.
- Proteínas Feijão: 4,77 g Lentilha: 7,3 g...
- Gorduras Feijão: 0,54 g Lentilha: 0,46 g.
- Fibras Feijão: 7,06 g Lentilha: 6,44 g
- Sódio Feijão: 1,90 mg Lentilha: 1,39 mg
- FERRO Feijão: 1,39 mg Lentilha: 1,75 mg
- Cálcio Feijão: 28,7 mg Lentilha: 19 mg
- Magnésio Feijão: 45,7 mg Lentilha: 25,5 mg
- Fósforo Feijão: 93,7 mg Lentilha: 122 mg
- Ácido fólico (vitamina B9) Feijão: 98,5 mcg Lentilha: 166 mcg...
Fonte: Márcia Regina Pereira Monteiro, professora de nutrição da Escola de Enfermagem da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais)
Comentários
Postar um comentário