curiosidades: adoce suas hortaliças!

 



Nossas papilas gustativas são programadas para detectar mesmo a menor quantidade de amargor nos alimentos. Graças a uma mudança genética (e a uma concentração de papilas seis vezes maior), um em cada quatro adultos é supersensível a substâncias químicas amargas. Por isso, costumam deixar de lado alimentos que protegem o coração e desafiam o câncer como beterraba, brócolis, couve-de-bruxelas, repolho, berinjela, couve, espinafre.

Beterraba: misture-a crua ralada com suco de limão, passas brancas e aipo. Ou asse-a com vinagre balsâmico. Estudos feitos em animais mostraram que o pigmento responsável pela cor da beterraba, a betacianina, desarma toxinas que desencadeiam o câncer. O sabor vem da geosmina, substância química que também combate o câncer.

Brócolis: faça um purê de brócolis cozidos com batatas ou corte caules descascados e refogue-os com alho e uma pitada de azeite. Um dos antioxidantes que tornam o brócolis amargo, o silforafano, elimina as substâncias que promovem o câncer. Outro, o indol-3-carbinol, reduziu o crescimento de tumores em estudos feitos em laboratórios e reverteu mudanças pré-cancerígenas suspeitas em células cervicais de mulheres.

Couve-de-bruxelas: cozinhe-as com cebola e depois misture-as com vinagre de arroz. Essas parentes do brócolis, têm muito sulforafano amargo, além de isotiocianatos, compostos que eliminam substâncias causadoras do câncer. Um estudo holandês mostrou que homens que comeram couve-de-bruxelas diariamente por três semanas tiveram 28% menos danos genéticos (uma das causas do câncer) do que aqueles que não as comeram.

Repolho: cozinhe repolho-roxo, maçãs picadas (com casca, para obter mais antioxidantes), e passas em suco de maçã. Tempere com cravo-da-índia em pó. Comer repolho algumas vezes por semana pode diminuir o risco de câncer de mama, próstata, pulmão e cólon. Um estudo feito com 300 mulheres chinesas mostrou que aquelas com maior nível de isotiocianato no sangue corriam risco 45% menor de desenvolver câncer de mama.

Berinjela: pincele-a com azeite de oliva, sal, orégano e grelhe. Segundo os cientistas, todos os tipos de berinjela são ricos em ácido clorogêneo, que protege a parede das artérias contra a formação de placas. Além disso, combate o câncer. Em pesquisas feitas em laboratório, a berinjela baixou o colesterol, ajudou a parede as artérias a relaxar, o que pode diminuir o risco de pressão alta.

Couve: refogue em suco de maçã para espantar o amargor. A couve tem glucosinatos, que parecem combater o câncer ativando enzimas que ajudam a eliminar carcinógenos.

Espinafre: coma fresco e cru. Faça uma salada temperada com vinagre balsâmico ou de framboesa, com uma pitada de azeite de oliva. Ele pode ser considerado a verdura mais saudável do mundo, graças aos seus altos níveis de vitaminas A, B, K e de riboflavina, além de magnésio, folato, manganês, ferro e cálcio. O espinafre também protege os olhos.


Fonte: Acervo Pessoal Dr. Salomon Katz

Comentários

Postagens mais visitadas