Saúde e bem estar: saúde mental do idoso
Quem nunca ouviu ou se preocupou em cuidar do corpo com exercícios físicos e uma boa alimentação, não é mesmo? Essa preocupação segue para a terceira idade, mas muita gente ainda esquece de outra questão que merece uma atenção especial: a saúde mental.
Problemas mentais podem refletir diretamente no corpo, despertando cansaço, falta de energia e até mesmo desencadeando algumas doenças, e o contrário também é válido: a falta de um corpo saudável pode gerar sentimento de tristeza, ansiedade e sensação de incapacidade.
É essencial incluir alguns cuidados na rotina, afim de evitar problemas futuros.
1. Incentive hobbies
Os momentos de lazer para a terceira idade trazem inúmeros benefícios, pois garantem a oportunidade de distração, interação social e prática de atividades que eles gostam.
2. Tenha um tempo de qualidade com o idoso
Dedicar um tempo do seu dia para conversar, ouvir e realmente estar presente com os idosos é uma ação valiosa de cuidados com a saúde mental na terceira idade.
3. Procure proporcionar uma boa noite de sono
Faça o possível para proporcionar uma noite de sono com, pelo menos, 7 horas de duração aos idosos. Isso vai fazer com que eles acordem muito mais dispostos no dia seguinte e pode até mesmo contribuir para a prevenção de algumas doenças.
4. Cuidar do corpo também ajuda a cuidar da mente
Além de cuidar da mente, os exercícios podem contribuir para o fortalecimento do corpo e melhoria na coordenação, prevenindo assim os riscos de queda e promovendo mais autonomia aos idosos no dia a dia.
5. Crie uma rotina saudável
Criar uma rotina com horários e atividades bem definidas pode ajudar na organização e no bem-estar dos idosos. Como uma dieta balanceada, o consumo de água ao longo do dia, a prática de exercícios físicos ou de algum dos hobbies.
6. Acompanhamento psicológico é essencial
Contar com apoio profissional também faz toda a diferença nessa fase da vida. A terapia é uma excelente ferramenta de cuidado para a saúde mental e traz inúmeros benefícios para o idoso, que vão desde o estímulo das capacidades cognitivas até a prevenção ou tratamento de doenças como a depressão.
7. Inclua atividades para trabalhar a autonomia no dia a dia
Vale ressaltar a importância de incluir ações simples capazes de garantir uma independência maior na terceira idade. Isso ajuda a restabelecer a autoconfiança e assim prevenir sentimentos negativos de incapacidade, ansiedade e tristeza.
Fonte: Clínica Portal 8
Comentários
Postar um comentário