dicas do doutor: saiba mais sobre a granola
É bom para pessoas que valorizam uma alimentação rica em antioxidantes. É um produto rico em fibras, bom para aumentar a saciedade e para manter o equilíbrio do intestino.
Ruim para pessoas celíacas, pois a granola contém glúten, pessoas alérgicas a nozes e castanhas. Consuma com moderação, devido ao elevado teor de açúcar e gorduras na granola.
Hoje, pode-se dizer que a granola é um alimento bem popular e pode ser encontrado em mercado, na seção dos matinais ou de produtos naturais, hortifrutigranjeiros e loja de produtos naturais. É comum encontrá-la embalada em recipientes transparentes que deixam o conteúdo à vista. Além da granola tradicional, existe a granola salgada, não açucarada e própria para ser adicionada a receitas salgadas, e granola light e diet, com menos açúcar e gorduras. O produto pode ser armazenado sem refrigeração, mas em recipiente com tampa, para evitar roedores e insetos, em local fresco e ao abrigo da luz.
Existem muitas receitas, mas se quiser produzir a sua própria granola, experimente esta: ligue o forno a 150°C. Pique 1 xíc. (todas de chá) de amêndoas, 1/2 xíc. de nozes e 1/2 xíc. de castaha-do-pará. Em um recipiente fundo, coloque as sementes picadas e acrescente 3 xíc. de aveia. Tempere com sal e acrescente 1/2 xíc. de mel, 1/4 de xíc de azeite de oliva. Misture bem. Coloque a mistura em uma assadeira e leve ao forno. A cada 10 min. mexa a mistura para não queimar. Quando dourar, acrescente 1 xíc. de uva-passa e 1 xíc. de damasco. Misture e deixe esfriar. Salpique canela em pó.
Fonte: Acervo Pessoal Dr. Salomon Katz
Comentários
Postar um comentário