saúde e bem estar: nutriente e antiestresse
Ao longo dos anos, muitas pessoas passaram a associar o bem-estar com a alimentação e atividades em torno dela. Seja na hora de preparar um jantar especial para a família ou mesmo ao degustar um prato com valor emotivo, como a macarronada da vovó, é inegável que a comida afeta os nossos sentimentos. E, mais do que somente a aparência ou o gosto desses alimentos em si, existem nutrientes que, segundo a ciência, podem mesmo mexer com as emoções.
Um estudo publicado pelo periódico Journal of Dietary Supplements destacou que um dos responsáveis por afetar o nosso humor e controlar fatores como estresse e ansiedade no organismo é um aminoácido chamado triptofano. De acordo com a nutricionista Vanessa Fialho Lopes (MG), esse nutriente essencial é utilizado pelo cérebro, juntamente com a vitamina B3 (niacina), a vitamina B6 (piridoxina) e o magnésio para produzir a tão conhecida serotonina, o neurotransmissor responsável pelos nossos processos bioquímicos referentes ao sono, apetite e humor.
O triptofano não pode ser sintetizado pelo corpo, mas está presente em muitos dos alimentos que consumimos no dia a dia, como peixes, ovos e leguminosas. Alguns alimentos mais calóricos como o chocolate também contém a substância. Isso porque o ingrediente-base para a produção da guloseima é o cacau, que é rico em triptofano naturalmente. Porém a dica para aproveitar melhor o nutriente é consumir, preferencialmente, chocolates que tenham alta concentração de cacau. Ainda fazem parte dessa lista de cereais como a aveia,, frutas como a banana e abacate, oleaginosas como nozes e castanhas e também famosos grãos ancestrais como quinoa, chia, amaranto e linhaça.
Fonte: Acervo Pessoal Dr. Salomon Katz
Comentários
Postar um comentário