Saúde e bem estar: produtividade no trabalho




Quem nunca ficou irritado consigo mesmo por se sentir improdutivo e deixar as tarefas de lado, não é mesmo? Afinal, períodos de descanso são necessários para que a cabeça consiga absorver novas ideias.

Quando falamos sobre ócio, grande parte das pessoas costuma associá-lo aos sentimentos de preguiça e improdutividade. O ócio pode e deve ser aquele momento de descanso das atividades do dia a dia e das tarefas do trabalho. Nesse sentido, fica evidente que nem sempre o ócio deve estar associado a um sentimento ruim. Em alguns casos ele também é um momento necessário para o aumento da produtividade, tanto em relação aos estudos quanto no âmbito profissional.

Trouxemos aqui 4 dicas para você que deseja tornar o seu ócio criativo no tempo livre uma verdadeira ferramenta para produzir mais e melhor.

1. Sempre tenha uma ferramenta para anotar as suas novas ideias
Quando incentivamos o nosso cérebro que as melhores ideias costumam surgir. Por esse motivo, uma dica bem legal para aproveitar o ócio criativo é sempre manter por perto uma ferramenta para anotar os seus pensamentos. Desse modo, sempre que precisar desenvolver uma nova atividade, poderá dar aquela lida no que anotou e ajudar o seu cérebro a formar uma nova ideia ou projeto.

2. Permita-se fazer algumas pausas durante sua jornada de trabalho
Quando ficamos muito focados em uma só atividade é comum que nossa cabeça comece a ficar meio “travada” e nossas ideias pouco criativas. Fazer algumas pequenas pausas durante o dia pode ser um ótimo meio de descansar a sua cabeça e permitir que o ócio criativo lhe traga novas ideias. No entanto, lembre-se que esse momento não deve se tornar um hábito regular ou uma desculpa para procrastinação.

3. Respeite os seus próprios limites
Cerca de 86% dos brasileiros possuem algum tipo de problema psicológico. Entre os transtornos mais comuns estão a ansiedade e a depressão, doenças psicológicas que podem afetar seriamente a rotina e a realização de atividades profissionais. A grande questão aqui é que muitas vezes o surgimento desses problemas é derivado de uma grande auto cobrança. Por esse motivo, um ponto importante quando falamos sobre ócio criativo no tempo livre é respeitar os nossos próprios limites.

4. Descubra o que te inspira
Sem dúvida alguma um dos principais fatores que fazem com que o ócio criativo no tempo livre seja tão produtivo é a inspiração. Ou seja, buscarmos por diferentes formas de entretenimento nos proporciona inspiração para lidarmos com os problemas e dificuldades de diversas alternativas. Pode ser ouvir novas músicas daquele artista que você gosta, um tipo de livro específico, assistir novos filmes e séries, fazer viagens para locais diferentes.






Fonte: Blog Xerpay

Comentários

Postagens mais visitadas