Centro Diagnóstico Sinusite e Hipoglicemia

Sinusites de repetição: podem ter outras várias causas além dos defeitos no sistema imune

A avaliação endoscópica contribui para indicar a natureza dos casos crônicos e recidivantes.

O que é hipoglicemia?

Hipoglicemia, ou baixa de açúcar no sangue, ocorre quando o nível de glicose no sangue fica mais baixo do que as necessidades do corpo. A glicose é uma importante fonte de energia para o corpo e provem dos alimentos, principalmente dos carboidratos como pão, arroz, cereal e frutas.

Depois de se alimentar, a glicose é absorvida pela corrente sanguínea.

A insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas, ajuda as células a utilizar a glicose para a produção de energia. Se a pessoa consumiu mais glicose do que as necessidades do organismo, em um outro hormônio, também produzido pelo pâncreas, sinaliza para o fígado liberar glicose estocada para a corrente sanguínea e os níveis voltam ao normal.

Quando esta resposta é diminuída a glicose no sangue pode não se elevar para níveis normais e pode ocorrer hipoglicemia.

Causas da hipoglicemia

As causas da hipoglicemia em pacientes com diabetes mellitus tipo 2 podem incluir;

Pular refeições ou alimentação irregular.
Súbito aumento de exercícios ou exercícios excessivos.
Certos medicamentos para diabetes.

Sintomas de hipoglicemia

Sintomas de hipoglicemia em pacientes com dmt2 podem variar entre leves ou severos e inclui:

Confusão
Desmaios ou vertigens
Sonolência
Aceleração do batimento cardíaco
Sensação de tremor
Dor de cabeça
Fome
Irritabilidade
Sudorese
Debilidade, fraqueza

É importante para pessoas com diabetes aprender a reconhecer os sintomas da hipoglicemia e rapidamente medir sua hipoglicemia se sentir que está chegando uma hipoglicemia.

Os sintomas podem primeiramente ser brandos, mas podem piorar se não tratados.

Impacto da hipoglicemia

Se não tratada, a hipoglicemia pode levar a perda da consciência, convulsões ou alterações neurológicas, o que requer um tratamento de emergência. Apenas nos estados unidos mais de 380.000 admissões por ano são feitas nos setores de emergência devido à hipoglicemia, sendo que ¼ destas resulta em internação. Episódios repetidos de hipoglicemia podem afetar a vontade do paciente em aderir ao tratamento medicamentoso prescrito, sendo que os pacientes reportam aumento das dúvidas sobre as instruções médicas e maior dificuldade em seguir os planos de tratamento.

O medo da hipoglicemia pode também ter um impacto significante na vida do indivíduo.

Um estudo com 15.000 portadores de diabetes mellitus revelou que mais da metade (54%) se preocupava com o risco de hipoglicemia toda ou a maior parte do tempo. O medo da hipoglicemia é maior quanto mais episódio a pessoa apresentou.

Estudos mostram que há uma alta relutância em se falar de hipoglicemia. Indivíduos que apresentaram hipoglicemia podem não discutir esse assunto com seu médico. Uma das razões para tal pode ser o medo de aparecer incapaz de cuidar de seu diabetes.

Manejo da hipoglicemia

Em curto prazo, para ajudar a evitar o açúcar baixo no sangue, pessoas com diabetes devem manter um esquema regular de alimentação, atividades físicas e medicação. Se a glicemia é igual ou menor que 70mg/dl, comer ou beber algo que contenha açúcar é a melhor maneira de elevar rapidamente os níveis de açúcar. Para isso pode-se ingerir:

5 ou 6 balinhas
Meio copo de suco de fruta ou refrigerante não diet.

Uma colher de sopa de açúcar, geléia ou mel.
3 tabletes de glicose
(disponível em farmácias, sem necessidade de receita).

Você deve discutir com seu médico as melhores estratégias em longo prazo para prevenir a hipoglicemia.

Fonte: Congresso Europeu De Diabetes
Revista Anad Informa
Anad: Associação Nacional De Assistência ao Diabético

Comentários

Postagens mais visitadas