segunda-feira, 24 de março de 2014

PENSAMENTOS

"NÃO SE ESTRESSE MUITO COM NADA, PERDOE E FAÇA O BEM"

                                                        (CARLOS MACHADO)







“O QUE ME ASSUSTA NÃO É O GRITO DOS MAUS. É O SILÊNCIO DOS BONS"
                                                                                                                
                                                                               (MARTIN LUTHER KING)


ALIMENTOS DO BEM

FARELO DE AVEIA 

* QUANDO CONSUMIR?

PELO MENOS 02 COLHERES (SOPA ) POR DIA .
PODE SER MISTURADA AO LEITE, SALPICADA A FRUTAS ( BANANA, MORANGO, ABACATE, ETC...)
MEL OU CONSUMIDA PURA.

SEMENTE DE LINHAÇA 

* QUANDO CONSUMIR?

PODE SER INTERCALADO COM O FARELO DE AVEIA, TAMBÉM 2 COLHERES(SOPA) POR DIA.
O IDEAL É BATER NO LIQUIDIFICADOR E TRANSFORMAR A LINHAÇA EM FARINHA ENTES DE CONSUMIR, POIS AS SEMENTES INTEIRAS TÊM DIGESTÃO MAIS DIFÍCIL.

SARDINHA 

* QUANDO CONSUMIR?

1 FILÉ PELO MENOS 02 VEZES POR SEMANA .

ABACATE

* QUANDO CONSUMIR 

O ABACATE DEVE SER CONSUMIDO 2 OU 3 VEZES POR SEMANA, DE 50 A 100 GRAMAS, EM VITAMINAS, NA SALADA OU NO GUACAMOLE.

AZEITE

* QUANDO CONSUMIR?

PARA OBTER O EFEITO MÁXIMO É INDICADO O CONSUMO DIÁRIO DE 02 COLHERES (SOPA) VOCÊ PODE ATÉ TOMÁ-LO PURO, MAS O AZEITE FICA MUITO MAIS SABOROSO SE UTILIZADO COMO TEMPERO PARA SALADAS OU PÃES.

NOZES E CASTANHAS

* QUANDO CONSUMIR?
UMA PORÇÃO DE 50 GRAMAS DIARIAMENTE, VARIANDO COM CASTANHA- DO- PARÁ, CASTANHA DE CAJU, AMÊNDOAS E AVELÃS. COMO IN NATURA NA HORA DO LANCHE OU ACRESCENTE EM SUCOS, VITAMINAS E SALADAS.

FRUTAS 
VERMELHAS- ARROXEADAS

* QUANDO CONSUMIR?

QUANTO MAIS, MELHOR. O IDEAL É CONSUMIR PELO MENOS 03 VEZES POR SEMANA. COM EXCEÇÃO DO CALÓRICO AÇAÍ ( CONSIDERADO ATUALMENTE UMA DAS MAIS PODEROSAS FRUTAS PARA O CORAÇÃO), AS OUTRAS BERRIES TÊM POUQUÍSSIMAS CALORIAS .

FEIJÃO PRETO 

* QUANDO CONSUMIR?

UMA CONCHA DE FEIJÃO POR DIA, ALTERNANDO COM OUTRAS LEGUMINOSAS, COMO OUTROS TIPOS DE FEIJÃO, LENTILHA, ERVILHA E GRÃO-DE-BICO.

BRÓCOLIS 

* QUANDO CONSUMIR?

1 PORÇÃO DIÁRIA DO LEGUME COZIDO, PODENDO VARIAR COM ESPINAFRE, COUVE, AGRIÃO.
PREFIRA COZINHAR Os BRÓCOLIS NO VAPOR, DURANTE 10 MINUTOS, POIS ASSIM PRESERVA GRANDE PARTE DOS NUTRIENTES.

CHÁ VERDE

* QUANDO CONSUMIR?

2 XÍCARAS (200 ml) DIÁRIAS SÃO SUFICIENTES, PODENDO VARIAR COM O CHÁ PRETO E O MATE .

SOJA

* QUANDO CONSUMIR?

PELO MENOS 03 COLHERES DE (SOPA) DE PROTEÍNAS DE SOJA DEVEM SER CONSUMIDAS POE SEMANA.
CHOCOLATE

* QUANDO CONSUMIR?

O IDEAL É CONSUMIR ATÉ 02 QUADRADINHOS DE UMA BARRA DE CHOCOLATE MEIO AMARGO POR DIA.

UVA

* QUANDO CONSUMIR?

UM CACHO PEQUENO EM DIAS ALTERNADOS DA SEMANA.
TROQUE! NÃO APRECIE VINHO?
PODE CONSUMIR SUCO DE UVA! MESMO AQUELES ENGARRAFADOS E INTEGRAIS 
CONTÊM OS BENEFÍCIOS. NO ENTANTO, O IDEAL É BEBER SEM ADOÇAR.

ALHO

* QUANDO CONSUMIR?

02 DENTES FRESCOS POR DIA. DICA DO CONSUMO: USE ALHO PICADO PARA PREPARAR MOLHOS PARA SALADA. COMBINE-O COM AZEITE, LIMÃO E ERVAS A GOSTO, DISPENSANDO O SAL.

BERINJELA

* QUANDO CONSUMIR?

ESSE LEGUME TEM SUPER PODERES! RICA EM VITAMINAS A,B1,B2,B5 E C, ALÉM DE FONTE DE COBRE E ZINCO, A BERINJELA É UMA EFICIENTE COMBATENTE DO COLESTEROL. SÃO TANTOS OS BENEFÍCIOS QUE TRAZ PARA O ORGANISMO, EM ESPECIAL À SAÚDE DO CORAÇÃO.









segunda-feira, 17 de março de 2014

CUIDE DA SUA SAÚDE COM A MESMA DEDICAÇÃO QUE VOCÊ CUIDA DA SUA BELEZA.

CÂNCER DO COLO O ÚTERO, VOCÊ  PODE SE PREVENIR .

VEJA COMO: 

A infecção pelo papiloma vírus humana (HPV) é uma das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns em todo o mundo e é uma das principais causas do CÂNCER DO COLO DO ÚTERO nas mulheres.
 Você sabia que no Brasil o CÂNCER DO COLO DO ÚTERO É O SEGUNDO MAIS FREQUENTE NA POPULAÇÃO FEMININA, ATRÁS APENAS DO CÂNCER DE MAMA?
 São mais de 200 tipos de HPV, porém somente 16 deles podem levar ao câncer. Estima-se que 99.7% dos casos de câncer do colo do útero são causados por esses tipos de HPV.

COMO É TRANSMITIDO?

A transmissão pelo HPV acontece através de contato com a pele infectada e também por meio de contato com objetos ou roupas contaminadas.
 O uso do preservativo não protege adequadamente da exposição ao HPV, já que o preservativo não cobre os tecidos genitais externos ou anal. Porém, seu uso é importante pois pode prevenir outras doenças sexualmente transmissíveis .

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

A infecção pelo HPV oncogênico não provoca sintomas em seu estágio inicial, assim como o CÂNCER DO COLO DO ÚTERO, razão pela qual os exames regulares são tão importantes.
 As mulheres que desenvolvem o CÂNCER DO COLO DO ÚTERO  apresentam freqüentemente um ou mais dos seguintes sintomas :

* Sangramento entre os ciclos menstruais e depois das relações sexuais.
* Fluxos menstruais mais intensos.
* Corrimento com odor desagradável.
* Aumento da freqüência urinária.
* Dor nas costas 
* Dor abdominal 

COMO SE FAZ O DIAGNÓSTICO

O diagnóstico é feito através do exame de PAPANICOLAOU realizado pelo seu ginecologista. O exame consiste na coleta de células do COLO DO ÚTERO, que são levadas para serem analisadas em laboratório. O exame de Papanicolaou é um método indolor, simples e rápido 
 O diagnóstico de lesões que antecedem o CÂNCER DO COLO DO ÚTERO  é um dos principais motivo do exame.
 O exame de Colposcopia, que tem como objetivo verificar a extensão e o grau da lesão também pode ser solicitado pelo seu médico, caso o seu resultado do Papanicolaou tenha apresentado alguma alteração 

NÃO SE ASSUSTE 

As lesões que antecedem o Câncer do Colo do Útero passam por três estágios de desenvolvimento até a chegada do câncer.  Esses estágios  são conhecidos como :
NIC I, NIC II E NIC III.
 É importante lembrar que as maiorias dessas infecções são transitórias, onde o sistema imune consegue combatê- las de maneira eficiente, alcançando a cura, com eliminação completa do vírus.

TRATAMENTO 

O tratamento é individualizado, dependendo do grau, extensão, números, localização e aspectos das lesões.
Somente seu médico poderá definir o melhor tratamento pra você.

PREVINA-SE 

O Câncer do colo do útero pode ser evitado através da vacinação e do rastreamento de lesões pré-cancerosas. O tratamento precoce é importante para evitar a progressão  para o câncer .





CLIMATÉRIO

O HIPOESTROGENISMO 

O hipoestrogenismo pode favorecer o seguimento de diversos sintomas urogenitais, como: secura vaginal ( que pode associar á dispareunia). Prurida vulvar, algumas leucorreias, alterações, alterações da micção, infecções urinárias e distopias genitais.
O mecanismo que podem estar envolvidos nessas manifestações é:

* Redução da elasticidade e atrofia da mucosa uretral  e do colo vesical 
* Redução do colágeno e do aporte sanguíneo periuretral e genital;
* Redução do colágeno das estruturas pélvica e perivaginal ;
* Diminuição da espessura do epitélio vaginal;
* Redução da secreção de glicogênio vaginal.

A redução do nível hormonal leva á atrofia vaginal, com diminuição da espessura do epitélio e da secreção vaginal.Entre outras conseqüências, influi sobre a resposta sexual, porque gera dor e, conseqüentemente, bloqueio da sexualidade . 

SISTEMA ÓSSEO

Há grande demonstração de ação dos esteroides sexuais para a manutenção   da densidade mineral óssea. Ao que tudo indica, o principal mecanismo é por meio de redução da reabsorção óssea pela atuação de hormônios que inibem os osteoclastos .

O período mais critico de perda de massa óssea ocorre nos primeiros cinco anos, após a menopausa, quando se perde até 20% dela.

Há muitos estudos que demonstram o papel da  TERAPÊUTICA HORMONAL (TH) ESTROPROGESTACIONAL e da tibolona na prevenção da perda de massa óssea.
Existem evidências também de que a TH reduza o risco de fraturas em mulheres osteoporóticas 

O momento mais relevante para usar o TH na prevenção ou no tratamento desses distúrbios ósseos é, portanto, nos primeiros anos de pós-menopausa.







HÁBITOS ESSENCIAIS PARA OSSOS SAUDÁVEIS

Para realizar as atividades do dia a dia, desde as mais simples, como trabalhar e estudar, até as mais complexas, como a prática de diferentes atividades físicas, um importante componente de nossa saúde que deve estar em dia é a saúde óssea.
Afinal de contas, o esqueleto é responsável por dar forma e manter a sustentação do corpo, além de proteger órgãos importantes. Sem essa estrutura tão complexa, nenhum de nossos movimentos seria possível e é por este e outros motivos que devemos cuidar muito bem dos nossos ossos durante todas as fases da vida, para que conseqüências negativas, como a osteoporose, não apareçam mais tarde.


IOGURTE, LEITE E QUEIJOS...

De fato,quando o assunto é saúde óssea, o primeiro alimento que nos vem à mente é o leite! 
E não é por acaso, pois assim como iogurte e queijos, trata-se de uma das principais fontes de cálcio, nutriente essencial para manutenção de ossos fortes.
Além do leite, iogurte, queijos, vegetais de folhas verdes escuras, como brócolis e espinafre, também são ricos em cálcio e podem contribuir para uma ingestão diária adequada destes nutrientes.
Caso a ingestão de cálcio não seja adequada, uma boa alimentação é a inclusão de alimentos enriquecidos na alimentação.


VITAMINA D

Além de cálcio, outro nutriente que não pode ser esquecido quando se fala de ossos saudáveis, é a vitamina D, que auxilia na absorção e metabolismo do  cálcio e também ajuda a reduzir o risco de osteoporose e fraturas .
Alguns alimentos são fonte deste nutriente, alguns peixes, ovos e laticínios, mas por ele ser produzido na pele, o que realmente garante vitamina D ao organismo é um pouco de exposição solar por dia.

ATIVIDADES FÍSICAS 

Por último, mas não menos importante, praticar atividade física, principalmente aquelas com um pouco de impacto, e de forma regular é outro hábito essencial que ajuda a garantir ossos fortes e resistentes minimizando o risco de fraturas!
Portanto, certifique-se de que suas refeições contemplem laticínios suficientes, garanta uma adequada exposição ao sol e exercite seu corpo! Assim você mantém a saúde dos ossos em dia e dá um grande passo rumo a um estilo de vida mais saudável!




terça-feira, 11 de março de 2014

Organismo Saudável

EM BUSCA DO ORGANISMO SAUDÁVEL, É PRECISO ESTAR ATENTO A ALGUMAS CARACTERÍSTICAS E SINTOMAS. CORPO SAUDÁVEL FUNCIONA MELHOR E ISSO É REFLETIDO NA PELE, CABELO, INTESTINO (QUE DEVE FUNCIONAR TODOS OS DIAS), NO SONO OU ATÉ NA PRÓPRIA FOME, JÁ QUE UM CORPO MENOS SADIO PEDE MAIS COMIDA PARA SUPRIR POSSÍVEIS CARÊNCIAS.




QUE A TERÇA SEJA LEVE
QUE A QUARTA SEJA ALEGRE
QUE A QUINTA SEJA DOCE
QUE A SEXTA NÃO DEMORE
QUE A SEMANA SEJA INCRÍVEL 
                                      ( ANA LAURA  )