quinta-feira, 30 de junho de 2016

FRASES


Impressões negativas? Não precisas dizê-las.


Anotando defeitos, procurando qualidades.


Com motivos de queixa, não reclames, espera.


Críticas sem proveito destacam-te o perfil.


Encontramos nos outros o que temos em nós.


Só vemos o que temos, isso é da lei de Deus.



terça-feira, 21 de junho de 2016

FRASES

“Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação”.


“A admiração começa onde acaba a compreensão”.


“Muito estudo não ensina a compreensão”.

FRASES

“Não existe falta de tempo, existe falta de interesse. Porque quando a gente quer mesmo, a madrugada vira dia. Quarta-feira vira sábado e um momento vira oportunidade”.


“Só o que é bom dura tempo suficiente para tornar-se inesquecível”.


FRASES


“A vida se faz todos os dias. A vida se escreve diariamente. Não espere pela sexta-feira ou pelo feriado para ser feliz. Todo dia de vida é um dia que vale a pena ser bem vivido, todos os dias podem ser especiais”.


“Independente das circunstâncias, não pare de sorrir”.


“Cuidado com o medo; ele adora roubar sonhos”.


“Se Deus não dá o que você quer, é por que não é disso que você precisa”.

COMO SURGEM AS PINTAS?


1- Os melanócitos são células que ficam na camada basal, logo abaixo da epiderme. Sua principal função é produzir melanina, pigmento responsável pela cor da pele.

2- Bolinhos de células: por motivos ainda não esclarecidos pela ciência, os melanócitos se aglomeram e a pinta aparece . Eles costumam dar as caras entre os primeiros anos de vida até a adolescência.

3- Tudo tranquilo: a princípio, os nervos- nome que os médicos dão as pintas - são benignos. É até natural que, no desenvolvimento da criança, alguns cresçam, fiquem salientes e ganhem pelos.


As regras para escapar do câncer de pele: confira cinco medidas simples que ajudam a evitar o aparecimento da doença:

1- Crianças: não exponha ao sol bebê com menos de 06 meses . Depois, abuse de chapéus roupas e protetores solares específicos para essa fase.

2- Cútis Clara: indivíduos com  a pele muito branca corre maior risco de queimaduras solares - o prenúncio de uma doença séria. Filtro solar neles!

3- Horários: evite ambientes abertos entre as 10 e as 15 horas. Nesse período, os raios ultravioletas estão muito intensos e causam danos à pele. 

4- Protetor: prefira os produtos de proteção solar (FPS)  superior a 30. E não se esqueça de reaplicá-lo a cada duas horas e após sair do mar ou da piscina.

5- Autoexame: faça um, checkup periódico de toda a pele para ver se algum sinal está diferente. Caso perceba algo suspeito, procure o dermatologista. 

Obs.: A pinta pode virar um câncer de pele, especialmente um grave melanoma. Isso ocorre diante do excesso de radiação solar ou se a região é lesionada constantemente  





terça-feira, 14 de junho de 2016

VANTAGEM AO PARAR DE FUMAR

* minutos depois de parar de fumar o último cigarro, o corpo passa por uma série de modificações benéfica:

* Após 20 minutos a pressão arterial e a pulsação voltam a níveis normais e a temperatura das mãos e dos pés aumenta até o nível normal.

* Após 02 horas não a mais nicotina circulando no sangue 

*Após 08 horas a concentração de monóxido de carbono no sangue e o 
nível de oxigênio circulante no organismo atingem níveis normais 

* Após 24 horas há diminuição do risco de ataque cardíaco.

* Após 48 horas o olfato e o paladar melhoram significativamente.

* Após 2 ou 3 semanas há uma melhora na circulação sanguínea, a função 
pulmonar aumenta em até 30% e fica mais fácil caminhar.

* Entre 1 e 9 meses depois há uma diminuição da tosse, da congestão nasal, 
da fadiga e da falta de ar, cresce a capacidade de limpeza dos pulmões -por 
eliminação mais eficiente do muco (secreção) - e a energia aumenta.

* Após 01 ano cai pela metade o risco de doença coronariana.


POR QUE ABANDONAR O CIGARRO?

* Mais de 80% das mortes por câncer de pulmão ocorre entre fumantes.
* Quem fuma corre um risco 70% maior de apresentar doenças cardíacas 
* As mulheres que fumam 40 ou mais cigarros por dia têm 74% de probabilidade de ter câncer de mama.
* Quem abandona o vício amplia a qualidade e o tempo de vida.
obs: No mundo todo, metade do número de pessoas que começou a fumar abandonou o cigarro


POR QUE É TÃO DIFÍCIL PARAR DE FUMAR?

Parar de fumar é uma decisão importante e exige esforço. 
A fumaça do cigarro possui mais de 4.700 substâncias, dentre as quais a nicotina - poderosa no processo de dependência. Ela atinge o cérebro segundos depois da primeira tragada e a ação química dessa substância produz prazer e certo relaxamento, o que gera o desejo de fumar mais.

05 Passos para parar de fumar

1- PREPARE-SE 

* Identifique-se os motivos que levaram você a fumar e reflita criticamente. 
* Estabeleça uma data para deixar de fumar.
* Mude o ambiente: livre-se dos cigarros e dos cinzeiros da casa, do carro e do local de trabalho e não deixe ninguém fumar nesses ambientes 
* Reveja as tentativas anteriores de parar de fumar, avalie o que funcionou e o que não foi útil.
* Se você conseguiu parar, não fume nunca mais. Nem mesmo uma única tragada.

2- Procure ajuda 

* Informe a família e os amigos sobre sua decisão. 
* Afaste-se de estímulos: peça aos fumantes que não deixem cigarros a vista 
* Aconselhe-se com seu médico 

3-Use a medicação adequadamente 

* Existem medicamentos muito eficaz que podem ser utilizadas no tratamento do tabagismo 
* A avaliação médica é imprescindível para a escolha do tratamento e do medicamento, pois a ausência de diagnóstico de outras condições clínicas associadas pode levar ao fracasso da terapia escolhida. 
* Adesivos e chicletes de nicotina disponíveis comercialmente no brasil podem ser utilizados em conjunto com outras medicações de uso regular, sempre sob orientação médica.
* Terapia cognitivo - comportamentais, hoje bastante difundidas, também podem colaborar no tratamento e na prevenção de recaídas.

4- Aprenda novas práticas 

* Seja realista: parar de fumar não é fácil. Mas não é impossível 
* Aprenda sobre os efeitos noviços do cigarro sobre a saúde e se informe sobre o benefício da cessação.
* Fumar é um hábito.  Portanto, mude as rotinas e objetos que lembrem esse hábito, como cinzeiros e isqueiros.
* Assim que parar de fumar tenha sempre consigo algo para mastigar, como uma bala ou um chiclete dietético (sem açúcar) ou outro alimento com poucas calorias.
* Faça do automóvel, do local de trabalho e da casa locais livres de tabaco.
* Faça exercícios e reforce e ingestão de água para desintoxicar organismo.
* Preste atenção aos gatilhos e ás situações que trazem a vontade de fumar (fissura) e evite-os 
* Tenha sempre algum nas mãos para mantê-las ocupadas, como um elástico de cabelo ou uma bola de borracha usada para diminuir o estresse.

5- Proteja -se dá recaída 

* O estresse pode ser um motivo da recaída. Por isso, respire fundo sempre que for possível, pois esse hábito ajuda a manter o estresse sob controle.
* Não se assuste com um eventual ganho de peso. E comum que a cessão do tabagismo traga consigo entre 2 e 4 kg extras. Uma dieta saudável e a prática de atividades físicas permitem o retorno ao peso anterior.




sexta-feira, 10 de junho de 2016

INIMIGOS DA MULHER

Doenças cardiovasculares cuidem do seu coração.
Você sabia que em cada 10 mulheres desenvolvem hipertensão depois da menopausa. 

Fatores de risco:
Diabetes, colesterol elevado, hipertensão, tabagismo, sedentarismo, menopausa, uso de pílula anticoncepcional e reposição hormonal.

*Sintomas: são diversos, como náuseas, tontura, palidez e até sudorese, mas difíceis de relacionar com problema do coração 

*Diagnóstico : feito por meio de exames que constatam a função do coração, os níveis de colesterol, pressão arterial e diabetes 
* Idade alerta é de 40 anos.

05 atitudes para proteger o coração 
* Apague de vez o cigarro 
* Faça exercícios diariamente 
* Reserve um tempo para relaxar 
* Cuide bem da sua alimentação 
* Consulte o cardiologista regularmente 

Depressão 
Quem teve depressão uma vez tem 40% de risco de ficar deprimido de novo em dois anos.
No caso de 02 episódios, o risco aumenta para 75%.
Fatores de risco: experiência traumática na infância, alterações hormonais, histórico familiar de suicídio e alcoolismo, doenças graves como câncer e outros.
Sintomas: sentimentos de infelicidade, irritação, redução da libido , distúrbio do sono, agitação ou fadiga, dificuldade de concentração, pensamento frequentes sobre morte e suicídios.
Diagnóstico: Estado deprimido ou falta de motivação para as tarefas diárias há pelo menos duas semanas associado aos outros sintomas 
Idade alerta: dos 20 aos 40 anos 



FARINHA DE MANDIOCA PARA A SAÚDE É BOM:

Portadores de doenças celíacos, porque não tem glúten; ser utilizada como fonte de fibra, porque tem uma boa quantidade dela; e diabéticos, pelo seu baixo índice glicêmico.
Farinha de mandioca é ruim para:
Quem deseja emagrecer, porque é rica em carboidratos, que, embora complexo e de boa qualidade, são calóricos, sobretudo se incorporados a farofas que têm adição de gordura.
Ela pode ser encontrada em feiras, supermercados, hortifrutigranjeiros e, no interior, em casas de farinha. Tanto a artesanal como a industrial devem ter uma cor que vai do esbranquiçado ao amarelo forte, mas sem descolorações, pontos escuros nem grumos, sinal de que umedeceu ou não foi bem conservada. Na feira, prove. A farinha precisa ser crocante e cheirosa. Essa ainda é a melhor forma de descartar produtos de má qualidade. Se for industrializada, fique atento ao estado geral da embalagem plástica e ao prazo de validade. Em casa, deixe em temperatura ambiente num local fresco, arejado e sem a incidência direta de sol. Dura alguns meses.
Como se prepara:
Em várias regiões brasileiras, é consumida pura, sem preparo adicional, com ensopados, carnes cozidas, assadas ou grelhados, moqueca de frutos do mar ou de caranguejos, galinhadas ou apenas como acompanhamento do básico e saudável arroz com feijão 


CÂNCER DO COLO DO ÚTERO

O que você precisa saber sobre o câncer do colo do útero. 
Todo ano, 5 mil mulheres morrem vítimas do câncer do colo do útero no Brasil.
Anualmente, 15 mil mulheres descobrem que estão com câncer do colo do útero no Brasil.
É o terceiro tumor mais frequente na população feminina, ficando atrás do câncer de mama e do colorretal.
O câncer do colo do útero é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil

Como é possível prevenir o CÂNCER DO COLO DO ÚTERO

Prevenção primária: evita a contaminação pelo HPV

*USO DE PRESERVATIVO: ajuda a reduzir transmissão, mas não garante a proteção total contra o contágio
*Vacinação contra o HPV: recomendada pela ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE  
Fatores de risco: iniciação sexual precoce, muitos parceiros sexuais, sexo sem uso de preservativo, baixa imunidade e tabagismo 
Sintomas: fortes sangramentos fora do período menstrual ou da menopausa, dores pélvicas ou durante as relações sexuais, que se manifestam apenas quando a doença já está em estado avançado.
Diagnóstico: o papanicolau é o principal exame e, quando feito com regularidade, pode detectar lesões iniciais, o que aumenta a chance de cura 
Idade de alerta dos 25 aos 59 anos 

Como é possível prevenir o câncer de colo do útero

Prevenção primária - evita a contaminação pelo HPV
1- Uso de preservativo: ajuda a reduzir a transmissão, mas não garante a proteção total contra o contágio. 
2-Vacinação contra o HPV: recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Sociedade Brasileira de Imunização (SBIM). A vacina contra HPV faz parte faz parte do calendário público de imunizações, tendo sido destinada a menina a meninas de 11 a 13 anos em 2014 e disponibilizada para as de 9 e 11 anos em 2015.

Existem dois tipos de vacinas 

Para mais informações, consulte o seu médico 

Prevenção secundária - Faz o diagnóstico precoce da lesão antes que está se transforme em câncer, e permite o tratamento o tratamento em tempo hábil com nenhuma ou mínima sequela.
1- Papanicolaou de Colo do Útero: deve ser realizado rotineiramente em mulheres a partir dos 25 anos de idade ou a critério médico.
2- Colposcopia do Colo do Útero: caso o Papanicolaou apresente alterações, esse exame de imagem permitirá a visualização da área alterada e a biópsia do local para a confirmação do diagnóstico, além de definir a melhor conduta a ser adotada no tratamento.



CÂNCER DE MAMA

Não é fácil ouvir um diagnóstico de câncer. Para as mulheres, quando se fala em câncer de mama, além do temor pela evolução da doença, os efeitos psicológico também contam.

FIQUE DE OLHO 

Fatores de risco: histórico familiar (principalmente se mãe ou irmã foi diagnosticada antes dos 50 anos), idade menarca precoce, menopausa tardia e não ter tido filhos.

SINTOMAS: nódulo ou tumor nos seios, que podem vir acompanhados de dor, alterações na pele da região de aspecto semelhante à casca de uma laranja ou nódulo nas axilas 


DIAGNÓSTICO : mamografia e exames clínicos da mama feito por especialista .

IDADE ALERTA: a partir dos 35 anos 



quarta-feira, 1 de junho de 2016

O QUE É O ANEL ANTICONCEPTIVO?

É um pequeno anel  que, quando colocado na vagina, libera continuamente baixas doses de hormônios que vão inibir a ovulação, evitando a gravidez.
O anel é confeccionado com etileno vinilacetato, um tipo de plástico bastante flexível, que não dissolve no organismo e praticamente não causa alergia.

O  anel anticonceptivo é tão eficaz quanto as pílulas .
Se utilizado corretamente, a chance de engravidar é de apenas 0,6%.
As pílulas apresentam maior índice de falha pela possibilidade de esquecimento de tomá-la, o que não acontece com o anel.
A posição do anel na vagina não é essencial para sua eficácia, basta que ele esteja em contato com a mucosa da vagina.

Como se usa o anel anticonceptivo?

A maioria das pacientes acha o anel anticonceptivo fácil de usar.
Se for a primeira vez que a paciente irá usar o anel vaginal, este deve ser inserido no primeiro dia da menstruação.

* O anel anticonceptivo deve ser inserido pela vagina e ficar durante 03 semanas 
* Deve-se permanecer uma semana sem o anel, período no qual de ocorrer à menstruação.
* Após a semana de pausa, um novo anel deve ser inserido.
* Cada anel anticonceptivo é destinado a um ciclo de uso, que compreende 03 semanas de uso do anel e uma semana sem o anel.

Como inserir o anel  anticonceptivo?

96% DAS PACIENTES ACHAM O ANEL FÁCIL DE INSERIR 
AS  MÃOS DEVEM SER HIGIENIZADAS TODAS AS VEZES QUE A PACIENTE FOR INSERIR OU RETIRAR O ANEL.

1- COM AS MÃOS HIGIENIZADAS, A PACIENTE DEVE RETIRAR O ANEL ANTICONCEPTIVO DA EMBALAGEM.
2- O ANEL DEVE SER COMPRIMIDO COM O POLEGAR E O INDICADOR.
3- DEVE-SE ADOTAR UMA POSIÇÃO QUE FACILITE INTRODUZIR O ANEL NA GAVINA COM FACILIDADE (AGACHADA, DEITADA OU EM PÉ COM UMA PERNA LEVANTADA).
4- ELA  DEVE SENTIR QUE O ANEL ANTICONCEPTIVO ESTÁ CONFORTÁVEL NA VAGINA; SE O ANEL ESTEIVER CAUSANDO DESCONFORTO, BASTA EMPURRA-LO UM POUCO MAIS. 

OBS: A POSIÇÃO DO ANEL NA VAGINA NÃO É ESSENCIAL PARA SUA EFICACIA, BASTA QUE ELE ESTEJA EM CONTATO COM A MUCOSA DA VAGINA.

O anel pode incomodar? Ele pode cair?

A musculatura da vagina, por ser elástica, se fecha e envolve o anel anticonceptivo, mantendo-o no lugar. Por isso, houve expulsão do anel em apenas  1,5% dos casos ao correr, pular, nadar. Como as dimensões do anel são muito pequenas (4,5 mm de espessura), a sua presença é percebida em um número muito pequeno de casos.

 É preciso retirar o anel para manter relações sexuais?

* 90% dos parceiros relataram não fazer objeção ao uso do anel por suas parceiras.

* 32% relataram ter sentido o anel ocasionalmente durante as relações.

* 68% relataram nunca ter sentido o anel durante as relações sexuais. Por esse motivo, não há necessidade de retirar o anel durante a relação sexual.

Como é a dose de hormônio no organismo  com o anel?

Além de apresentar dose muito baixa de hormônio, o anel anticonceptivo apresenta a menor oscilação e exposição hormonal em relação ao AHCO e ao adesivo transdérmico. A menor oscilação hormonal resulta em menor índice de efeitos colaterais. 
A menor oscilação hormonal resulta em menor índice de efeitos colaterais.

Os efeitos no controle de ciclo 

O anel anticonceptivo permite excelente controle do ciclo menstrual, inclusive melhor que os da pílulas.
Ficar sem menstruar ou ter menstruação irregular é evento raro.



O ENVELHECIMENTO PRECOCE

A desidratação celular provocada pelo excesso de sódio no organismo é um verdadeiro "tiro no pé" para qualquer célula. A falta de água na célula é capaz de deixar o metabolismo celular mais lento do que o normal, até que ela morre. E, com isso, ocorre o conhecido envelhecimento precoce.


O DOSSIÊ DO SAL

Ele é usado para realçar o sabor dos alimentos e, inclusive, para conservar produtos alimentícios. Contudo, apesar de estar presente na grande maioria dos pratos, o sal nem sempre é mocinho, podendo trazer diversos problemas de saúde. “O principal componente do sal é o sódio que, se ingerido em excesso, aumenta a retenção de líquidos no organismo”. Além disso, também predispõe as doenças cardiovasculares, como hipertensão  arterial infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral, e doenças renais. 

CURIOSIDADES

Provavelmente, você consome o sal todos os dias, seja em pequena ou grande quantidade. Contudo, existem alguns fatos sobre esse ingrediente que talvez você não conheça! Confira abaixo uma lista de curiosidade sobre o sal.

* O organismo de uma pessoa adulta apresenta, em média, 250 gramas de sal.

* Se você ler o rótulo do sal vai perceber que um de seus ingredientes é o iodo. Porém esse alimento não é encontrado originalmente no mineral, uma vez que é acrescentado no processamento do produto. E sabe o motivo? Para combater doenças de tiroide, como bócio e cretinismo.

* Uma das consequências da doação de hábitos saudáveis é que o consumo de sal está diminuindo no mundo. Na Europa, por exemplo, a ingestão individual caiu pela metade entre os séculos 19 e 20.

OBS: A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS) ACONSELHA QUE A INGESTÃO DIÁRIA DE SÓDIO DEVA SER DE 2 GRAMAS, O QUE EQUIVALE Á 5 GRAMAS DE SAL DE COZINHA OU 05 COLHERES (CAFÉ) DO INGREDIENTE





FRASES


“Quem não vive pra servir... Não serve pra viver".

"O melhor programa econômico de governo é não atrapalhar aqueles que produzem, investem, poupam, empregam, trabalham e consomem “- Barão de Mauá



FRASES


“A amizade desenvolve a felicidade e reduz o sofrimento, duplicando a nossa alegria e dividindo a nossa dor”.
“Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade”

"Não existe caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho".

“A alegria de fazer o bem é a única felicidade verdadeira "

“Há duas épocas na vida, infância e velhice, em que a felicidade está numa caixa de bombons”.

A DIETA VEGETARIANA É MAIS SAUDÁVEL?

SE PLANEJADA COM CUIDADO, TRAZ MUITOS BENEFÍCIOS A SAÚDE. 

Nem todos os vegetarianos seguem as mesmas restrições. Os lacto- vegetarianos, por exemplo, se alimentam de produtos lácteos , mas excluem todas as carnes .
Os ovos- vegetarianos consomem ovos, mas evitam os demais alimentos de origem animal. Os lacto-ovo-vegetarianos consomem ovos e alimentos lácteos. E os veganos são contrários ao consumo de todos os produtos de origem animal.
Como são limitadas nutricionalmente, as dietas vegetarianas pedem cuidadoso planejamento para que se evitem deficiência significativas . Tornar-se vegetariano, no entanto não é difícil.
E ninguém duvida dos benefícios desse tipo de alimentação, desde que bem equilibrada, principalmente para grávidas e crianças.

BENEFÍCIOS DE SER VEGETARIANO

Quem consome menos proteína animal e mais proteína vegetal ingere menos gordura e colesterol e mais fibras . Isso pode explicar por que os vegetarianos têm menos colesterol LDL e menores índices de obesidade , diabetes , câncer de cólon, distúrbios cardiovasculares – como pressão alta e infarto - do que as pessoas que consomem carne . Não se sabe ao certo se esses benefícios decorrem apenas da dieta vegetariana ou de fatores e elas associados , como a prática de exercícios regulares, a moderação no consumo de bebidas alcoólicas e o fato de, quase sempre , não terem o vício de cigarro .

DICAS VEGETARIANAS 

As sugestões a seguir podem ajudar na escolha de uma dieta substancial, rica em nutriente e pobre em gorduras:
Escolher cereais integrais e alimentos naturalmente vitaminados.
Selecionar cereais matinais integrais ou enriquecidos.
Não confiar demais em queijos ou outros produtos lácteos , porque podem conter excesso de gordura saturada.
Ingerir alimentos quem contenham vitamina C , para facilitar a absorção de ferro .
Incluir diariamente uma ou duas porções de alimentos que sejam boas fontes de ferro, como ovos ou feijão.
Os veganos devem incluir , diariamente nas refeições uma boa fonte de vitamina B12 , como cereais enriquecidos , leite de soja enriquecido ou, então , adotar uma dose diária de um suplemento de vitamina B12.


ALGUNS ALIMENTOS QUE AJUDAM A COMBATER O MAU HÁLITO:

Maçã, cenoura e pepino. 

Quando comido crus e com casca, a maçã a cenoura e o pepino realizam uma espécie de raspagem dos dentes que complementa a ação da limpeza do fio dental. Dessa forma, impede o acúmulo de bactérias e livra de possíveis odores indesejados. Para se ter noção de como é imediato o resultado dessa interação, experimente consumi-lo quando sentir que os seus dentes estão um pouco ásperos , o que evidencia a formação da placa bacteriana . Após o consumo, passando a língua por eles novamente você os sentirá lisinhos. Não é à toa que esses alimentos são comumente chamados de "detergentes"

Iogurte Natural sem açúcar

Uma causa bastante comum do mau hálito é o elevado nível de gás sulfídrico em nosso organismo. Ele é resultante dos processos metabólicos anaeróbicos - que ocorrem na ausência de ar - do nosso corpo. "Nesse caso, o iogurte natural sem açúcar pode ser a grande solução , uma vez que ele age reduzindo os níveis desse gás que tem odor similar ao ovo podre", aponta Daniela .

Suco de limão 

O limão tem o poder adstringente e bactericida, eliminando bactérias presentes na boca e em todo o sistema digestivo. Essa fruta ainda atua como reguladora do intestino, responsável por reduzir diversos gases que muitas vezes acabam sendo eliminados pelas vias respiratórias. Para facilitar o seu consumo, vale acrescentá-lo ás refeições e até pedir um suco adoçado.

Água 

Você provavelmente já percebeu que, mesmo escovando os dentes antes de dormir, sempre acorda com mau hálito. De acordo com a dentista Michelle, isso é completamente normal, pois quando dormimos , os processos fisiológicos do nosso corpo desaceleram , diminuindo o ritmo até mesmo da salivação, o que promove a proliferação de bactérias bucais.
Por isso, beber bastante água durante o dia é uma ótima saída pra evitar a halitose, pois estimula as glândulas salivares e ainda ajuda a eliminar resíduos de todo o nosso organismo, inclusive, da boca.