quarta-feira, 28 de julho de 2010

Pensamento Positivo !!!

SUA FELICIDADE DEPENDE DE UMA PESSOA... VOCÊ!

Todos os dias, diga a si mesmo
Para estar pronto para mudanças.
Esteja pronto para desafios que possam surgir
ou oportunidades que possam aparecer.
Todo o dia prepare-se para fazer escolhas
Sobre o que você quer da vida
E o que planeja para o futuro.
Lembre-se de seguir à risca suas idéias,
e trabalhar continuamente pelo sucesso delas.
Todos os dias, lembre-se de pensar positivamente
 nas coisas, de aceitar tudo o que acontecer,
E encontrar algo de bom nisso, de ser esperançoso.
Todos os dias, quando você se levanta, compreenda
que não importam os problemas que você tem
Ou que preocupações há em sua vida,
Você está no controle de seu destino, e pode fazer
A diferença em tudo o que quiser realizar.
Sua felicidade não depende de ninguém mais; ele
depende de você, e de sua disposição em aceitar as situações em que se encontra.
Não se levante a cada manhã temendo o que tiver a fazer,
Mas olhe para frente, para o estilo de vida incrível e único que você tem.
Você pode ter tensões e complicações com as quais lidar aqui e ali,
mas sorria para si mesmo, sabendo que você comanda,
Que você pode lidar com a sua vida, e que vai fazer dela o melhor que puder.
Prometa a si mesmo somente o melhor !


DR. SALOM KATZ
CRM 10904

terça-feira, 20 de julho de 2010

Pensamento do dia

A pureza é a soma de todo amor
Assim como o branco é a soma de todas as cores.

Beto

Se um homem for designado para varrer ruas deve fazê-lo como Michelangelo pintava ou Beethoven compunha.
Deve varrê-las tão bem que todos no céu e na terra parem e digam: aqui viveu um grande varredor de ruas, que fazia bem seu trabalho.

Martin Luther king

Saúde

Sou diabético E agora?
Conhecendo o diabetes, um guia prático para simplificar a vida do diabético!

Conhecendo o diabetes

O diabetes é uma enfermidade que aumenta a quantidade de açúcar no sangue (nesse caso, a palavra tecnicamente correta para açúcar é glicose.
Nosso organismo transforma em açúcar os alimentos que comemos. A insulina ajuda no transporte do açúcar do sangue ás células do corpo, onde será usado como energia. Quando se tem diabetes, o corpo não produz insulina ou não produz o suficiente, ou ainda a insulina produzida não funciona adequadamente.
Com o tempo, os níveis altos de açúcar no sangue podem causar problemas sérios à saúde.

O diabetes do tipo1

Uma classe de diabetes é denominada diabetes do tipo 1 ou diabetes mellitus insulinodependente.
O diabetes do tipo 1 ocorre com maior freqüência em jovens.
É necessário tomar insulina através de injeção para suprir a falta ou a produção insuficiente do corpo.

O diabetes do tipo 2

Outra classe de diabetes é a do tipo 2 ou diabetes sem dependência de insulina(conhecido como não-insulinodependente).
Nesse caso, o corpo produz insulina, mas ela não funciona adequadamente.

O diabetes do tipo 2:

.atinge com maior freqüência os adultos;
.ocorre com maior freqüência em pessoas com antecedentes familiares de diabetes;
.é mais comum em pessoas com excesso de peso

O diabetes do tipo 2 é controlado mediante um equilíbrio entre os alimentos que comemos,exercícios físicos, controle de peso, em alguns casos,medicamentos, sejam eles comprimidos ou insulina.

O que acontece quando o nível de açúcar no sangue está alto?

Níveis elevados de açúcar no sangue por tempo prolongado podem causar sérios problemas:

*nos olhos
*nos nervos
*nos rins
*no coração, nas artérias e nas veias
*nos pés

Como a insulina não funciona adequadamente, o açúcar vai se acumulando no sangue e é eliminado através da urina.

Essa presença elevada de açúcar no sangue e na urina pode causar sintomas como:

*visão turva
*sede
*necessidade freqüente de urinar

Se o nível de açúcar no sangue não for controlado, com o tempo podem surgir problemas mais sérios, como a cegueira, a necessidade de se amputar uma perna, e a hemodiálise.

Faça o teste de açúcar no sangue em casa:

Em alguns casos é possível ter nível elevado de açúcar sem que apareça nenhum sintoma.
Por isso é importante fazer o teste de açúcar no sangue.

Os testes mais comuns são:

Colocar uma gota de sangue em um medidor especial.

O teste de urina
Usa-se uma fita especial que, em contato com a urina, acusa a presença de açúcar ou cetonas. A presença de cetonas na urina pode significar que o nível de açúcar no sangue está descontrolado. Consulte um médico: talvez você tenha que ajustar o tratamento.

Outro teste, realizado em laboratório, é o exame de sangue chamado a 1 c (hemoglobina glicosilada).
Esse exame mostra o nível médio de controle do açúcar sanguíneo nos últimos 2 a 3 meses. Seu médico lhe dirá qual o melhor teste no seu caso.

Seus medicamentos

Os comprimidos funcionam de diversas maneiras para ajudar a diminuir o nível de açúcar no sangue. Se você estiver usando comprimido, faça-o sempre com orientação médica. Saiba
O que fazer se você deixar de tomá-lo.
Não o tome junto com a próxima dose.
Se você usa insulina, aprenda a preparar a seringa e a injetá-la corretamente, escolhendo lugares diferentes do corpo a cada aplicação para que a insulina seja bem absorvida.
Se você aplica a insulina com caneta, aprenda a manuseá-la corretamente.
O baixo nível de açúcar no sangue (hipoglicemia)

Insulina ou comprimidos são medicamentos que podem ajudar a controlar o diabetes, mas que às vezes podem baixar demasiadamente o nível de açúcar no sangue, especialmente durante ou depois da prática de exercícios físicos, ou:

• Se você não se alimentar
• Se você comer tarde
• Se você não comer o suficiente
• Se você tomar medicamento em excesso

Os sintomas de baixo nível de açúcar no sangue são: tremor, tontura, irritabilidade, fome, sonolência, sudorese e cansaço.
Se você apresentar alguns desses sintomas, é necessário comer ou beber imediatamente algum alimento doce.
Seu médico lhe dará orientações sobre como evitar os problemas de baixo nível de açúcar no sangue.

Siga sempre todas as orientações para seu próprio bem.
Procure participar de um grupo de apoio e explique para sua família e seus amigos o que eles podem fazer para ajudá-lo.
Lembre-se, o diabetes não tem cura, mas pode ser controlado com uma alimentação balanceada, com a prática de exercícios físicos e com medicamentos.

Você pode ter uma vida normal e saudável mesmo sendo diabético(a).

Próximo tema


O exercício e o diabetes

Aguardem: dicas de viagem Jerusalém


Também: atividade sexual na adolescência-


Relação que envolve: o estado, a família, o médico e a paciente.

Nutrição

1 castanha do pará
+ 3 de caju
+ 6 amêndoas
+ 2 nozes

Esse kit blinda o seu corpo da cabeça aos pés e ainda ajuda a emagrecer!!!

Saúde Suplementar em Crise

Consulta real a menos de R$ 5,00 faz médicos fecharem consultórios!
É a causa do fechamento de vários hospitais e convênios que estão pagando o valor
da consulta R$30,00. Os médicos estão pagando para trabalhar.

Se esses valores são para consulta, imagine os procedimentos e internação!
Até quando a classe médica vai continuar suportando esta crise?
A maior preocupação do eleitorado é saúde, educação e casa própria.

Os prestadores – vivem situações angustiantes diante de medidas adotadas por algumas operadoras. Medidas que beiram a falta de respeito não só com o prestador, mas principalmente com o usuário.

“o Brasil precisa de médicos; porém, é necessário que sejam qualificados, com possibilidade de bom atendimento à população.”

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Pensando Bem!!!

Existem coisas na vida que não se recuperam:


A pedra – depois de atirada;
A palavra – depois de proferida;
A ocasião – depois de perdida;
O tempo – depois de passado.

Não acredite em tudo o que ouve, não gaste tudo o que tem e não durma tanto quanto gostaria.

Quando perder, não perca a lição.
Não tema que um dia a sua vida acabará;
Tema se ela nunca começou!

Dica de saúde para o Inverno!

CHÁ

O honorável. Este é o significado da palavra chá na língua chinesa.
Este fato ilustra bem o caráter cerimonial que a bebida tem entre os chineses.
Foi através deles que o chá ganhou o mundo, chegando a outros países impregnado de muita pompa e respeito.
Extremamente aromático, em muitos lugares ele é comparado ao vinho, cujo bouquet precisa ser aprovado por verdadeiros experimentadores.

Saúde!

O sal na alimentação: Ele pode ser uma grande ameaça à sua família!!!

O nome científico do sal de cozinha é cloreto de sódio (naci)

Um mineral composto por sódio e cloro.
Apenas 5% do sal recolhido do mar é utilizado para o consumo humano. O restante vai para a indústria, para fabricar papel, tecidos, cosméticos, tinturas, detergentes, remédios, etc.

A IMPORTÂNCIA DO SAL

O sal é necessário para manter a vida.
O sódio tem funções nobres no organismo:
.controlar o equilíbrio da água do corpo.
.contribuir para transmitir os impulsos nervosos do cérebro para todo o corpo.
.permitir a contração muscular.
.participar da regulação do ritmo coronário.
.agir na entrada e saída de substâncias das células.
O cloro também é importantíssimo para o bom funcionamento do corpo humano:
.atua como ativador das enzimas e é fundamental para o processo digestivo. No estômago, é a base para o suco gástrico que ajuda a digerir os alimentos. No intestino, é essencial para a absorção da glicose e para o transporte de várias substâncias.

Aumenta a capacidade do sangue de carregar gás carbônico das células para o pulmão.

PRESSÃO ALTA

Quando comemos uma comidinha mais salgada... Dá uma sede!
A ingestão excessiva de sal faz aumentar a quantidade de sódio no sangue.
O equilíbrio entre sódio e água no organismo tem que ser perfeito. Existindo mais sódio, precisa haver mais água.
Ingerindo sal em excesso, aumenta o nível de sódio no sangue. Complicados mecanismos hormonais entram em ação para equilibrar as águas corporais.
Se este equilíbrio não ocorrer, o organismo passa a retirar água de dentro das células, provocando desidratação e até risco de morte.
O aumento do volume do sangue por causa do aumento da quantidade de água - para diluir o sódio-faz aumentar a pressão dentro das artérias.
Quando as águas da chuva são intensas, os rios não conseguem conter a pressão destas águas em suas margens e ocorrem as inundações. Mas as artérias e veias não podem deixar o sangue e inundar o nosso corpo.
Então, a quantidade aumentada de líquidos fica presa e aumenta a pressão dentro das artérias, provocando a hipertensão arterial
A pressão alta dentro das artérias vai machucando suas paredes, que podem se romper (derrame) ou entupir (infarto).

HÁBITO ALIMENTAR

É importante levar em consideração que o gosto pelo sal- a vontade de consumi-lo- é algo adquirido com o tempo. Depende dos costumes alimentares.
O bebê, ou a criança, poderá ser um adulto com pressão alta dependendo também do que vivenciar em relação à quantidade de sal para satisfazer seu paladar.
O leite materno tem somente um “pinguinho” de sal. Porque a “natureza” sabe que o sódio é indispensável para o bebê- mas sem excessos.
A organização mundial da saúde determina que a quantidade máxima de sal que cada adulto deve consumir por dia é igual a 5 gramas.
Cinco gramas é o que cabe em uma colher de chá. A colher de sopa contém aproximadamente o triplo disto.
Cinco gramas de sal correspondem a aproximadamente 2 gramas de sódio.
No Brasil, cada pessoa ingere em média 10 gramas de sal por dia, o dobro da quantidade recomendada.
Quem vive de sanduíches, batatas fritas, salgadinhos e comida industrializada, pode chegar a 20 gramas por dia ou mais.
Dez gramas de sal obrigam o organismo a reter 1 litro de água, que aumenta o volume de sangue circulando, que obriga o coração a trabalhar com mais força, que aumenta a pressão arterial, que é prejudicial para a saúde.
Assim como nós, humanos, temos sal em nosso organismo, todos os outros seres vivos também têm. A carne de vaca é naturalmente salgada, assim como a das aves e peixes. Os vegetais também contêm sal, ainda que em menor quantidade. As quantidades de sal contidas nestes alimentos não são prejudiciais aos homens. Os alimentos naturais começam a ser uma “ameaça” quando industrializados. Um único sanduíche pode ter 80% do sal necessário por dia.

CUIDADOS

. Elimine o uso do saleiro.

Assim como os maços de cigarro, os saleiros também deveriam vir com uma advertência de perigo quanto ao seu uso. O sal contido nos alimentos já é mais do que suficiente para a saúde.
Não é necessário acrescentar mais sal na comida. Não deixe as crianças usarem, nem dê o exemplo.
.verifique a quantidade de sódio nas informações nutricionais dos produtos industrializados consumidos. Decida se você deseja tal quantidade de sal na sua vida. Não se esqueça de verificar também a quantidade de “glutamato monossódico”, que também é sódio.
As informações nutricionais constam nas embalagens dos alimentos, geralmente com uma letra muito pequena. O valor diário (vd) máximo recomendável para o sódio é de 2,4 gramas (2.400mg) – que corresponde a aproximadamente 5 gramas de sal.

. Prefira alimentos frescos.

Aprenda a usar e abusar dos temperos naturais: alho, cebola, manjericão, alecrim, orégano, salsinha, tomilho, cebolinha, hortelã, curry e outros.
. Evite conservas (azeitonas, picles, patês, palmitos, etc.), enlatados, alimentos em pó (sopas, temperos) e embutidos (salsicha, salame).
.evite os “salgadinhos” (biscoito salgado, amendoim, batata frita) e os sanduíches prontos.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Como Prevenir a Osteoporose

Quando a mulher se aproxima dos cinquenta anos, a produção do hormônio estrogênio diminui e a ovulação é interrompida. Com isso ,pára de mesntruar e algumas sentem dor de cabeça, dores pelo corpo, fadiga, ondas de calor, sudorese, secura vaginal, insônia, alteração do humor; também aumenta a incidência de doenças coronarianas. Neste período, todas as mulheres sofrem perda de massa óssea em decorrência da queda dos níveis de estrogênio.

Uma das soluções para esses casos é a reposição hormonal, que protege contra doenças coronarianas, reduz o risco de câncer de útero, constituindo-se num dos tratamentos mais utilizados para interromper a perda de massa óssea e prevenir contra a osteoporose na pós-menopausa.

Há mulheres, no entanto, que não se adaptam á terapia de reposição hormonal, especialmente as que têm enxaqueca, diabetes ou asma. Além disso, a terapia de reposição hormonal não é recomendada às mulheres que tiveram câncer de mama.

Para medir o nível de perda de massa óssea é necessário fazer o exame de densitometria óssea, geralmente solicitado pelo médico neste período da vida da mulher.

Para prevenir a osteoporose , a mulher tem que se cuidar desde a adolescência, pois a quantidade de massa óssea que consegue juntar neste período fará com que tenha maior resistência contra fraturas no envelhecimento.

Portanto, é fundamental que a jovem seja orientada para uma dieta rica em cálcio, bem como para a prática de atividades físicas regulares.


Veja alguns alimentos ricos em cálcio e as quantidades correspondentes:


          Alimento                        porção/quantidade               de cálcio (mg/porção)


 Leite desnatado                                1 litro                                      1.230

Queijo tipo minas                             1 fatia grossa (30g)                   205

Queijo tipo prato                              1 fatia grossa (30g)                   252

Queijo tipo parmesão                       1 colher de sopa (15g)              171

Requeijão                                        1 colher de sopa (30g)               169

Iogurte                                            1 copo (200 g)                           240

Sardinha                                         1 unidade média (70 g)                281

Ostra                                              1 porção (240 g)                         235

Couve cozida                                  3 colheres de sopa (36g)             73

Brócolis cozido                               3 colheres de sopa (36g)             37

Espinafre cozido                              2 colheres de sopa (60g)             47

Laranja                                           1 unidade média (150 g)              51

Mexerica                                        1 unidade média (125 g)              37

Feijão branco                                              20 g                                94

Amendoim                                                  copo                               50

Castanha de caju                                         copo                               75

Amêndoas                                                   20 g                               100

Semente de girassol                                     20 g                               320


Dose diária recomendada de cálcio: 200 mg


Frutos

Se não houver frutos
Valeu a beleza das flores
Se não houver flores
Valeu a sombra das flores,
Se não houver folhas
Valeu a intenção da semente


HENFIL

Homenagem que eu presto a meus colegas que já se foram mostrando honestidade, sinceridade e humildade, que deixaram as sementes.

SK

Caminhos

Para quê, caminhos do mundo,
Me atraem? — Se eu sei bem já
Que voltarei donde parto,
Por qualquer lado que vá.

Pra quê? — Se a Terra é redonda;
E, sempre, tem de cumprir-se
A sina daquela onda
Que parece vai sumir-se,

Mas que volta bem mais débil,
Ao meio do lago, onde
A mãe, gota d'água flébil,
Há muito tempo se esconde.

Pra quê? — Se a folha viçosa
Na Primavera, feliz,
Amanhã será, gostosa,
Alimento da raiz.

Pra quê, caminhos do mundo?
Pra quê, andanças sem Fim?
Se todo o sonho profundo
Deste Mundo e do Outro - Mundo,
Não 'está neles, mas em mim.


FRANCISCO BUGALHO
POETA PORTUGUÊS
ESCRITO EM JANEIRO DE 1949

A memória e a terceira idade

A boa qualidade de vida na terceira idade está muito ligada à memória, pois uma boa memória nos torna mais participantes da vida familiar e comunitária.


Esquecer fatos e dados é algo que acontece desde a nossa mais tenra idade. Porém à medida que envelhecemos os esquecimentos podem tornar-se mais freqüentes e passam a ser motivo de grande preocupação e angústia.

Valorizar estes esquecimentos exageradamente está errado, porém, ignorá-los completamente é errado também.

As mulheres tendem a apresentar alterações da memória mais frequentemente que os homens. Isto se deve ao fato da mulher ter o costume de realizar várias tarefas simultaneamente, distraindo-se ou não dando a devida atenção a cada uma delas.

Um dos maiores motivos de não lembrarmos muitos fatos é não termos prestados atenção no momento em que estavam acontecendo. Portanto não é problema de memória e sim de desatenção.

Para melhorarmos nossa atenção e memória existem rotinas e “truques”.

1 – tentar fazer uma atividade por vez.

- não atender ao telefone prestando atenção na televisão.
- não conversar e bordar ao mesmo tempo.

2 _ esforçar-se para gravar mentalmente tarefas.

- repetir mentalmente 2 vezes o que pretende ir buscar em antes de se dirigir a ele.


Por exemplo, antes de sair da sala e ir até o quarto pegar o chaveiro, repetir 3 vezes: vou buscar o chaveiro, vou buscar o chaveiro, vou buscar o chaveiro!!!

3 _ todos os dias pela manhã informa-se qual é o dia do mês, da semana. Tentar lembrar-se de alguém querido que faça aniversário neste dia. Se depois de 10 minutos, não se lembrar, pegar a agenda de aniversário e consultar.

4 – uma vez por dia tentar lembrar nome completo de um parente ou de um amigo (a), data de nascimento e/ou idade e/ ou um fato da vida dele (a) que foi importante para você.


5 – todos os dias repetir mentalmente sua idade, sua data de nascimento.


6 – comprar revistas de palavras cruzadas e só começar uma quando tiver certeza de que tem tempo para terminá-la. Começar e ir até o fim, sem deixá-la incompleta.


7 – quando estiver lendo um livro, ao fechá-lo tentar recordar o que leu no dia. Se dormir lendo, ao acordar tentar recordar do que leu antes de dormir.


8 – para quem achar válido, fazer um diário no final do dia, tal qual uma adolescente.


9 – para quem tem netas, sugiro escrever um caderno com receitas de comida que lhe agradam.


10 – jogue cartas sempre que possível com amigas da mesma idade ou com parentes mais jovens.


11 – conte para pessoas mais jovens fatos pitorescos de sua vida. A curiosidade deles fará você tentar lembrar-se de mais acontecimentos.

Tomar remédios naturais para a memória como o ginko biloba, só será útil se você tentar fazer algumas tarefas acima. Remédios não solucionam falta de atenção.

Salomon Katz