sexta-feira, 18 de novembro de 2016

CÂNCER

O câncer é uma doença crônica que pode ser prevenida, na maioria as vezes, com hábitos saudáveis. De acordo com o instituto Nacional do Câncer - José de Alencar -INCA, cerca de 30% dos casos poderiam ser prevenidos com uma alimentação saudável e atividade física regular." Pesquisa cientifica revelam que a prevenção do câncer poder ser feitas com a utilização de alimentos funcionais com compostos quimiopreventivos. A quimioprevenção dietética, com vitaminas e minerais, e substâncias funcionais, os fotoquímicos, atuam potencialmente com mecanismo de ação anticarcinogênicos, como os antioxidantes , anti-inflamatório, anti-hormonais, antiangiogênicos, entre outros. E em situações de tratamento quimioterápico podem auxiliar, diminuindo os efeitos colaterais e na redução do crescimento tumoral destaca a nutricionista Claudia Marques, da clínica H2O NUTRIÇÃO , de Blumenau (SC). 
Confira a seguir alguns mitos e verdades sobre alimentos que combatem o câncer

 VERDADES 

* Tomate é um potencial contra o câncer 
* Alho auxilia na prevenção do câncer 
* Cenoura previve câncer de mama 
* Brócolis ajuda combater o câncer de pele 
* Consumir carne vermelha em excesso pode aumentar o risco da doença 
* Ingerir aveia com frequência previne câncer de intestino 
* Uma maçã por dia previne o câncer 
* Azeita previne câncer de mama 
* Acerola contribui para prevenção de diversos cânceres 
* Couve é um potencial quimiopreventivo 

MITOS 

*Alimentos gordurosos não causam câncer 
* Sucos de caixinha não aumentam o risco de tumores 
* Pessoas que estão se tratando contra o câncer podem consumir todos os alimentos que tiver vontade 
* Leite integral ajudam pacientes com câncer de mama 
* Refrigerante podem ser consumido todo dia sem risco de causar câncer 
* Alimentos ácidos devem ser evitados 
* O açúcar "alimenta” o câncer 
* Alimentos ricos em sal não causam câncer 
* Churrasco não é prejudicial á saúde 
* Limão pode curar o câncer 


quarta-feira, 16 de novembro de 2016

TOP 15 ALIMENTOS MAIS SAUDÁVEIS


COGUMELOS: é rico em ácido fólico e previne contra doenças degenerativas, como Alzheimer. Além disso, possui lentinan, uma substância que fortalece o sistema imunológico, combatendo gripes e resfriados. 

ALGAS: pesquisas revelam que as algas possuem potássio, iodo e diversos nutrientes que ajudam na prevenção do câncer e nos tratamentos de doenças de pele.

DAMASCO: rico em fibras, potássio, vitamina A e C, betacaroteno e licopeno. Tais propriedades previnem diversos tipos de câncer.

PEIXES: a carne de peixe é a mais saudável, pois esse ser vivo se alimenta em águas ricas em sais minerais, entre eles o iodo. Possui também ômega-3, que proporciona benefícios para o cérebro e coração.

GOIABA: a fruta possui fibras, minerais, vitaminas e grande quantidade de licopeno, que auxilia na prevenção do câncer de próstata e reduz os riscos de surgimento de cataratas e doenças cardiovasculares.

REPOLHO: esse vegetal possui grande concentração de substâncias antioxidantes e anticancerígenas 

CEREJA: pode ser considerado um anti-inflamatório natural por possuir uma substância chamada de antoxianina 

OLEAGINOSAS: as castanhas, as nozes e as amêndoas possuem minerais, proteínas e altos níveis de ômega-3 e ômega-9 que previnem diversas doenças e fortalecem o organismo.

AVEIA: repleta de vitaminas e minerais como zinco e ferro, fornece fibras para a saúde do intestino e ajuda a manter o peso, pois dá a sensação de saciedade por mais tempo.

OVOS: o alimento possui pouca caloria e gordura, além de ajudar na memória e manter o bom colesterol.

PIMENTÃO: contém vitamina C e baixo nível de açúcar, além de carotenoides, que auxiliam na saúde ocular e cardiovascular.


ÁGUA: a substância é indispensável para o organismo, pois mantem a pele hidratada e a memória afiada e ajuda no funcionamento dos rins, na boa digestão e em diversos órgãos, além de ser essencial para a absorção dos nutrientes. 


MIRTILO: fornece vitaminas e antioxidantes ao corpo. Também ajuda a manter o bom colesterol, reduz diabetes e retarda o envelhecimento. 


FEIJÃO: consumir esse grão melhora a saúde do coração, diminui o colesterol ruim, relaxa as artérias e reduz a pressão arterial.

MANJERICÃO: o tempero é rico em ferro, cálcio, vitamina C, potássio flavonoides. O seu consumo regular restringe a formação de bactérias indesejáveis, protege as células epiteliais contra danos causados pelos radicais livres e melhora o fluxo sanguíneo, diminuindo o risco de arritmias cardíacas.





quinta-feira, 10 de novembro de 2016

MITOS E VERDADES SOBRE ALIMENTOS ORGÂNICOS

VERDADE

1- alimentos orgânicos estragam mais rápido.
2- fazem bem para o meio ambiente. 
3- tem mais antioxidantes.
4- quanto mais consumidores, menor será o preço.
5- fortalece a economia local.
6- preserva a saúde dos agricultores. 
7- produtos orgânicos são rastreados. 
8- todos podem consumir produtos orgânicos. 
9- não é possível identificar os orgânicos pela aparência.
10- alimentos orgânicos industrializados devem ser consumidos com moderação. 


 MITOS 

1- agricultores de alimentos orgânicos nunca usam pesticidas.
2- ajudam a perder peso.
3- aumentam o risco de intoxicação alimentar. 
4- todo alimento cultivado sem uso de agrotóxico é orgânico.
5- hidropônico é o mesmo que orgânico. 
6- ovos orgânicos e caipiras são idênticos.
7- orgânicos curam doenças. 
8- os rótulos orgânicos são uma garantia de qualidade. 
9- os alimentos orgânicos não precisam ser lavados antes de ser consumidos. 


quarta-feira, 9 de novembro de 2016

FRASES

"UMA CASA NÃO FICA EM PÉ SEM A EXPERIÊNCIA DOS MAIS VELHOS"


" PERDER O ENTUSIASMO É CRIAR RUGAS NA ALMA."


 "AQUELE QUE NÃO LUTA PELO FUTURO QUE QUER, DEVE ACEITAR O FUTURO QUE VIER"


"NEM TODAS AS VERDADES SÃO PARA TODOS OS OUVIDOS"




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segunda-feira, 7 de novembro de 2016

CORRIMENTOS


              O QUE TODA MULHER MODERNA, INTELIGENTE E SEGURA DEVE SABER SOBRE:  COMO EVITAR CORRIMENTOS    


                                           
PREFIRA PAPEL HIGIÊNICO E  ABSORVENTE NEUTROS , PROCURE USAR SABONETE LIQUIDO CREMOSO (2X AO DIA ) NA REGIÃO VAGINAL , EVITANDO ATRITO EXCESSIVO QUE PODE PROVOCAR IRRITAÇÃO OU LESÕES.
FAÇA UMA PERFEITA HIGIENIZAÇÃO DURANTE O BANHONÃO  USE TOALHAS E ROUPAS INTIMAS DE NYLON, MEIAS - CALÇA, CALÇAS MUITO APERTADAS E ROUPAS MUITO JUSTAS NÃO SÃO ACONSELHAVEIS.
AS CALCINHAS DEVEM SER LAVADAS COM ÁGUA FERVIDA, E DEPOIS DE SECAS DEVEM SER PASSADAS COM FERRO ELÉTRICO.  EVITE O CONTATO DIRETO DAS UNHAS COM OS TECIDOS VAGINAIS. EVITE O ACÚMULO DE SECREÇÕES ENTRE OS GRANDES E PEQUENOS LÁBIOS VAGINALIS. USE SEMPRE PAPEL HIGIÊNICO MACIO PARA RETIRAR A SECREÇÕES VULVARES ACUMULADA ENTRE OS LÁBIOS. (PROCURE CARREGAR CONSIGO PAPEL HIGIÊNICO UMEDECIDO "BEBÊ", SEMPRE QUE POSSÍVEL, MELHORAR A LIMPEZA DA REGIÃO ÍNTIMA COM CHUVEIRINHO OU ÁGUA CORRENTE, APÓS A EVACUAÇÃO. FAÇA LIMPEZA SEMPRE NO SENTIDO DA VULVA PARA O ÂNUS, NUNCA NO SENTIDO CONTRÁRIO. 
EVITE COMER DOCES E CHOCOLATES ANTES DA MENSTRUAÇÃO.
PEÇA ORIENTAÇÃO A SEU MÉDICO QUANDO ESTIVER COM O INTESTINO RESSECADO.
EVITE TER RELAÇÕES SEXUAIS DURANTE O TRATAMENTO.


sexta-feira, 4 de novembro de 2016

NADA DE TEMER O CATETERISMO

O cateterismo é o termo genérico que designa o ato de introduzir um cateter no corpo humano para diagnosticar ou tratar uma doença. No caso das doenças do coração, o exame começou a ser realizado por volta dos anos 50. No inicio, os contraste iodados causavam muitas reações, os cateteres eram mais grossos, exigindo cortes, e a qualidade de imagem gerada era baixa, o que exigia mais tempo. Hoje, esse exame é realizado em 15 minutos, não há cortes, apenas punções, a anestesia é local, ou pode ser feita uma leve sedação;  os contrastes são mais seguros, com raros casos de reações ; os aparelhos de raio X são digitais, emitindo menos radiação e obtendo imagens de alta definição, reduzindo a necessidade de se fazer em várias projeções e, consequentemente, o volume de contraste .  Descreve Marcelo Cantarelli, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia Intervencionista. A taxa de mortalidade associada ao exame, atualmente, é de 0,1% e a chance de complicações vasculares, abaixo de 2%.


COMO SE PREPARAR PARA ATIVIDADES FÍSICAS


É necessário fazer uma bateria de exames antes de praticar exercícios físicos, sim. Uma boa avaliação permite minimizar os riscos de doenças que podem se manifestar com a atividade física, conhecendo o estado de saúde atual, o próximo passo é conhecer os limites. Saber determinar o volume semanal de treinamento permite não treinar pouco a ponto de não trazer benefícios ou, o seu contrário, não treinar muito correndo risco de ter lesões. É importante que o tipo de atividade também seja definido. Essa decisão passa por capacidades e habilidades individuais que muitas vezes remetem aos tempos de infância. 


ALIMENTOS QUE AUMENTAM A CHANCE DE TER UM CÂNCER

CHURRASCO 

OS ALIMENTOS SOBRE O CARVÃO FICAM IMPREGNADOS COM ALCATRÃO “TRATA-SE DO MESMO COMPONENTE ENCONTRADO NA FUMAÇA DO CIGARRO E QUE TEM AÇÃO CARCINOGÊNICA CONHECIDA", DIZ NATÁLIA LEONETTI LAZZARI, NUTRICIONISTA DO A.C.  CAMARGO CÂNCER CENTER, ALÉM DISSO, A QUEIMA DO CARVÃO TAMBÉM PRODUZ HIDROCARBONETOS.

CARNE VERMELHA

O CONSUMO DE CARNE VERMELHA PODE AUMENTAR EM ATÉ 35% O RISCO PARA CÂNCER DE INTESTINO GROSSO, AFIRMA A NUTRICIONISTA. ATUALMENTE, SEGUNDO ELA, O RECOMENDADO É O CONSUMO DIÁRIO DE NO MÁXIMO 70 G DE CARNE VERMELHA (500 G POR SEMANA NO TOTAL), LEMBRANDO QUE É IMPORTANTE RESSALTAR QUE A CARNE VERMELHA É FONTE DE PROTEÍNAS, FERRO, VITAMINA B12 E ZINCO


SAL 

ALIMENTOS PRESERVADOS EM SAL, COMO A CARNE DE SOL, OS PEIXES EM CONSERVA E EMBUTIDOS JÁ FORAM ASSOCIADOS AO DESENVOLVIMENTO DO CÂNCER DE ESTÔMAGO, SEGUNDO O INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER (INCA). POR ISSO, A RECOMENDAÇÃO É COMPARAR A QUANTIDADE DE SÓDIO NOS RÓTULOS DOS PRODUTOS. ALÉM DE PROTEGER SEU SISTEMA DIGESTIVO, VOCÊ AINDA EVITA PROBLEMAS COMO A HIPERTENSÃO.


EMBUTIDOS 

A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS) EMITIU COMUNICADO AFIRMANDO QUE O CONSUMO EXCESSIVO DE CARNES PROCESSADAS COMO SALSICHA, PRESUNTO, SALAME, MORTADELA, CARNE SECA E CARNE ENLATADA AUMENTA O RISCO DE DESENVOLVIMENTO DE CÂNCER. "DE  ACORDO COM O RELATÓRIO, O CONSUMO DE 50 G DE EMBUTIDOS DIARIAMENTE AUMENTA EM 18% O RISCO DE CÂNCER COLORRETAL, O QUE EQUIVALE A CERCA DE QUATRO FATIAS DE PRESUNTO OU UMA SALSICHA TODOS OS DIAS". DESCREVE NATÁLIA. ESSES ALIMENTOS CONTÊM NITRITOS E NITRATOS QUE SÃO MUITO UTILIZADO COMO CONSERVANTE, CONHECIDOS COMO AGENTES CANCERÍGENOS, CAPAZES DE PROMOVER MUTAÇÃO DO MATERIAL GENÉTICO, LEVANDO Á MULTIPLICAÇÃO CELULAR DESORDENADA DEVIDO AO DANO CAUSADO AO MATERIAL GENÉTICO DA CÉLULA . DE ACORDO COM A NUTRICIONISTA SOLANGE CARNIEL, NÃO HÁ QUANTIDADE CONSIDERADA SEGURA, POR ISSO O MELHOR É ELIMINAR O CARDÁPIO.

BEBIDA ALCOÓLICA: 

O USO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS ESTÁ RELACIONADO AO AUMENTO DO RISCO DE DIFERENTES TIPOS DE CÂNCER, COMO DE BOCA, LARINGE, FARINGE, ESÔFAGO, FÍGADO, MAMA, CÓLON E RETO, TAMBÉM DE ACORDO COM O INCA. "O ACETALDEÍDO, METABÓLITO PRESENTE EM BEBIDAS ALCOÓLICAS, ATUARIA COMO PROMOTOR DA FORMAÇÃO DE TUMORES" JUSTIFICA NATÁLIA. É IMPORTANTE RESSALTA QUE NÃO NÍVEL SEGURO DE CONSUMO DE ÁLCOOL. O CONSUMO DIÁRIO DE MAIS DE SEIS DOSES DE ÁLCOOL AUMENTA EM DEZ VEZES O RISCO PARA O DESENVOLVIMENTO DE CÂNCER DE CAVIDADE ORAL, DE ACORDO COM A NUTRICIONISTA DO A.C.CAMARGO CÂNCER CENTER.



quinta-feira, 3 de novembro de 2016

NOVEMBRO AZUL

Novembro é o mês de falar sobre a Prevenção do Câncer de Próstata, o segundo mais comum entre os homens no Brasil. 

O que é o câncer da próstata?


A doença ocorre quando as células deste órgão começam a se multiplicar de maneira desordenada formando tumores.
Com o diagnóstico precoce, as chances de cura são superiores a 85%.

Quais são os sintomas?

O câncer de próstata é uma doença silenciosa. Geralmente quando há algum sintoma o quadro já esta avançado.
Procure seu médico quando perceber algum desses sinais
* MICÇÃO FREQUENTE
* DOR OU ARDOR AO URINAR
* JATO URINÁRIO FRACO OU INTERROMPIDO
* SANGUE NO SÊMEN
* IMPOTÊNCIA SEXUAL 

Quais os exames para detectar a doença?

O sangue que dosa a PSA  e o exame clínico em consultório. Devem ser feitos anualmente a partir dos 50 anos ou aos 45 anos para quem tem histórico familiar 

O que posso fazer?

Ter um estilo de vida saudável seguindo estas recomendações:

*Alimentação rica em frutas, legumes, verduras e grãos 
* 30 minutos diários de atividade física 
* Manter o peso ideal 
* Não fumar 
* Controlar o excesso de bebidas alcoólicas 
* Consulte seu médico regularmente