quinta-feira, 19 de novembro de 2015

FRASES

“A mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam".

                                                                                    Henry Ford


“Quem desiste passa a vida com a dúvida ou com a frustração de não ter continuado".
                                                                                           
                                                                                    William Douglas


“A vitória é sempre possível para a pessoa que se recusa a parar de lutar".

                                                                                    Napoleão Hill


“Você recebe o melhor das pessoas quando da o melhor de si".

                                                                                      Harvey Firestone


"Você não é derrotado quando perde. Você é derrotado quando desiste".

                                                                                       Paulo Coelho 


"Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos"

                                                                                      Provérbio Chinês


" Dar exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros . É a única “

                                                                                     Albert Schweitzer

" O grande segredo de uma vida bem- sucedida é descobrir qual é o seu destino, e então realiza-lá”.


                                                                                          Henry  Ford
                                                                                                              


quarta-feira, 11 de novembro de 2015

PÃO TERAPIA


Fazer pão em casa faz bem para a saúde do corpo e da mente. Aprenda como uma delícia quentinha pode deixar sua vida muito mais gostosa 
Quem não se emociona com o cheiro do pão saindo do forno? 
Fazer pão é simples, mas envolve muitas atividades: elaboração da lista de compras, ida ao mercado para adquirir os ingredientes, organização dos itens necessários, o preparo e a destinação do produto... Todas essas pequenas coisas a fazer, que podem parecer banais, ajudam a manter melhor ou melhorar a saúde da mente. Não é a toa que existem instituições espalhadas pelo mundo que usam a atividade para tratar ansiedade, estresse e depressão, entre outras coisas.

LOMBALGIA

O que é lombalgia?

O que você precisa saber sobre lombalgia?

A lombalgia não é uma doença, mas um sintoma que acomete 80% da população adulta. É a principal causa de licença médica do trabalhador e cerca de 5% das crianças terão pelo menos um episódio. 

Como identificar?

A lombalgia caracteriza-se por dores, agudas ou crônica, na coluna lombar, que corresponde á região mais inferior da coluna vertebral, pouco acima das nádegas,  na altura da cintura.

Diagnóstico 

O diagnóstico pode ser feito clinicamente, levando em consideração os sintomas e o resultado do exame neurológico. Exames como raio-x tomografia e ressonância magnética ajudam a determinar o tamanho e as características da lesão.

As causas são:

Mecânicas e posturais 
Hérnia de disco
Degenerativas (artrose)

Tratamento 

A fisioterapia é a melhor opção para o tratamento da lombalgia. Também são indicados o controle alimentar, para redução do sobrepeso, e a realização de alguns tipos de alongamento e exercícios que favoreçam o condimento muscular.



MEMORIA EM DIA

O exercício - físico e intelectual e a disciplina são as melhores formas de amenizar o desgaste cerebral que leva a perda da memória com o passar dos anos. Invista em algumas iniciativas que vão garantir um cérebro afiado:
Pratique uma atividade física. O exercício aumenta o suprimento de sangue no cérebro.
Desafie sua mente. Encontre atividades que lhe dão prazer e exijam raciocínio e concentração.  Vale fazer palavras cruzadas, ler um livro, navegar pela internet, aprender uma língua estrangeira, pintar, esculpir, dançar ou tocar um instrumento musical.
Participe de grupos de discussão. Quando compartilharmos ideias e buscamos argumentos, nosso cérebro é requisitado a ter um raciocínio lógico, estimulando a memória.
Faça uma retrospectiva do seu dia. A noite, ao deitar-se adquira o hábito de tentar lembrar-se de tudo o que fez e aprendeu durante o dia, em detalhes.

MANTER-SE EM MOVIMENTO É BOM POR QUE...

Aumentar a resistência física e muscular 
Melhora a capacidade cardiovascular 
Fortalece o sistema imunológico 
Reduz os níveis de estresse
Melhora a flexibilidade 
Fortalece os ossos 
Ajuda a ter uma boa noite de sono 
Proporciona uma sensação constante de bem-estar 
Favorecer a ampliação do círculo de amigos.

É preciso buscar a orientação de um médico antes de começar a se exercitar, mesmo que seja uma atividade leve...

O QUE FAZER? 

Caminhada, Dança Exercícios na água, Ginástica funcional, Pilates, Tai Chi Chuan








A FAMÍLIA ELEITA

Em uma sociedade em que todo mundo trabalha, Inclusive a mulher, que antes assumia naturalmente o papel de cuidadora, estão ocorrendo rearranjos familiares. “Família é quem a gente considera família”. Na maturidade, as pessoas precisam de um suporte social, de relação de troca, seja proveniente de parentes, seja do vizinho ou mesmo do porteiro do prédio descreve a psicóloga.

O importante é que o idoso mantenha algum tipo de rede de apoio, inclusive afetivo, e tenha sua biografia respeitada e valorizada. Mesmo que na velhice a pessoa fique em uma cadeira de rodas ou sofra de demência, a sua história de vida não pode ser apagada.

PROSTATA

O que você precisa saber sobre câncer de próstata?

O câncer de próstata é uma doença maligna de evolução lenta e que raramente se manifesta antes dos 40 anos de idade. Nasce na próstata e pode evoluir de maneira assintomática por muitos anos, sendo que os primeiros sintomas podem estar relacionados á dificuldade para urinar. É o tipo de câncer mais frequente no homem e a segunda causa de morte no sexo masculino.

Quais os sintomas?

O câncer de próstata dificilmente causa sintomas quando está em suas fases iniciais. Possíveis sintomas são: 

Dificuldade para urinar
Aumento da frequência urinária 
Presença de sangue na urina 
Dor óssea, principalmente na bacia e na coluna.

Fatores de risco   

Idade 
Histórico familiar e fatores genéticos 
Alimentação

Prevenção 

Check - anual 
Dieta
Recomenda-se pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado á altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.