sexta-feira, 30 de abril de 2010

DISQUE-ANS

DISQUE-ANS

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PLANOS DE SAÚDE

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OU DENUNCIAR IRREGULARIDADES


ABRIL/2010

“ TRÊS SÃO OS MAIORES OBJETIVOS DO HOMEM:

ADQUIRIR CONHECIMENTO, ADQUIRIR RIQUEZA

E ABRIR MÃO DAS DUAS”.

(HERMES TRIMEGISTO – 2.000 A.C.)

BIÓPSIA PROSTÁTICA

DR. MÁRIO ROBERTO TRIDENTE-CRM. SP 36886
ESPECIALIZADO EM DIAGNÓSTICO POR IMAGEM.

A próstata é uma glândula que causa problemas com o passar dos anos. É como o útero depois da menopausa. Glândula acessória do aparelho reprodutor participa da produção do sêmen e ajuda a manter a viabilidade do esperma. Está localizada junto à parte inferior da bexiga, bem próxima do reto (onde pode ser apalpada pelo toque) e em contato íntimo com a uretra. A partir de certas dimensões, os tumores prostáticos comprimem a bexiga e dificultam a passagem da urina pela uretra, causando aumento da freqüência urinária (e retenção).

Anualmente, a partir dos 45 anos, todo homem deve fazer a prevenção do câncer prostático, pois é a segunda causa de óbitos por câncer, superada somente pelo câncer de pulmão. Por razões mal compreendidas, enquanto as mulheres visitam disciplinarmente o ginecologista para se submeterem ao exame de prevenção do câncer, os homens, em sua minoria, vão

Ao urologista para examinar a próstata. Os poucos que comparecem são aqueles que tomam a iniciativa apenas para livrarem-se das recomendações insistentes da mulher ou da filha preocupada.

Antigamente a doença era diagnosticada quando já estava alastrada em outros órgãos. Hoje, com a evolução da medicina, aliada às novas tecnologias, é possível detectá-la em sua fase inicial, o que facilita o tratamento. Estatísticas mostram a redução importante do número de óbitos por câncer de próstata. Já existe a prevenção para esta importante patologia, que pode ser rastreada e diagnosticada pelo urologista, através de uma simples consulta com a avaliação clínica e com o auxílio de testes específicos para detectar os problemas da próstata: Exame Digital (toque), Ultrassom e Dosagem do Antígeno Prostático (psa).

A necessidade do toque retal parece assustar o homem brasileiro! Uns interpretam a resistência ao exame como demonstração inequívoca da macheza tropical; outros se atribuem da insegurança à própria masculinidade.

Se os exames apresentarem alterações, pode estar indicada a realização da biópsia prostática, ou seja, o estudo histopatológico do tecido obtido através do procedimento. O Hospital e Maternidade Dr. Cristovão da Gama é pioneiro na região, há mais de dezenove anos, na realização desse procedimento.

Atualmente somos o único hospital que realiza esse procedimento com anestesia geral, onde o paciente não vê e não sente nada. É como uma pequena cirurgia. O paciente entra no centro cirúrgico, é anestesiado e quando acorda todo o exame já foi realizado. Não há nenhum tipo de recordação do que foi feito. Por isso muitos pacientes optam por esse tipo de exame. Este procedimento exige do paciente a realização de exames pré-operatórios: laboratoriais, avaliação cardiológica e do anestesista. São precauções necessárias para não expormos os pacientes a riscos desnecessários. Em nosso meio poucos homens se beneficiam da existência desses exames, ou por ignorarem que existam.

Pelas estatísticas, a cada seis homens que conhecemos, um terá câncer de próstata ao longo da vida; a cada trinta e três homens que conhecemos, um morrerá de câncer de próstata. o diagnóstico precoce é a nossa grande arma no combate ao câncer.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

SAIBA COMO SE PREVENIR DA INFLUENZA A (H1N1)

O QUE É A INFLUENZA A (H1N1?)
É uma doença transmitida por um novo tipo de vírus da mesma família (influenza) do vírus da gripe.

COMO É TRANSMITIDA?
De pessoa para pessoa, especialmente pela tosse, espirro ou contato com objetos contaminados.

QUAIS OS PRINCIPAIS SINTOMAS?
São semelhantes aos da gripe normal: febre alta e tosse. mas em alguns casos também podem aparecer dor de cabeça e no corpo, garganta inflamada, falta de ar, cansaço, diarréia e vômitos.

QUEM FAZ PARTE DO GRUPO DE RISCO ?
Maiores de 60 anos de idade, menores de dois anos, gestantes, pessoas com diabete, doença cardíaca, pulmonar ou renal ou com deficiência imunológica.

EXISTE UMA VACINA?
Sim. O calendário de vacinação dos grupos prioritários está em andamento.

A INFLUENZA A PODE GERAR OUTROS PROBLEMAS?
Sim. Como qualquer gripe pode evoluir a apresentar complicações na saúde.

SE UMA GESTANTE CONTRAIR A GRIPE ISSO AFETA O DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ?
Não. As mulheres grávidas só fazem parte do grupo de risco, pois seu sistema de defesa é mais frágil em relação ao de outras pessoas.

RECOMENDAÇÃO: MANTENHA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.

INFORMAÇÕES: www.santoandre.sp.gov.br
                                http://www.saude.gov.br/
                                 0800-019-1944

VEJA

POLÍTICA CRIMINOSA DE DAR BARRACOS EM CULPAR AS CHUVAS É DEMAGOGIA.

OS MORTOS DO RIO DE JANEIRO, ANGRA DOS REIS, QUE O BRASIL CHORA FORAM VÍTIMAS DA TROCA DE VOTOS !!!

VEJA
EDIÇÃO 2160- ANO 43- Nº 15
14 DE ABRIL DE 2010

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O QUE É EDUCAÇÃO AMBIENTAL?

Educação ambiental é despertar em todos a consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente.

Que todos somos parte da natureza e que precisamos preservá-la para assim preservar o planeta e a humanidade.

Se cada um fizer a sua parte, podemos melhorar o mundo em que vivemos.

PASSE ESSA IDÉIA PARA FRENTE.

NÃO É FELICIDADE SER AMADO.

TODOS AMAM A SI MESMOS.

TER O DOM DE AMAR AOS OUTROS,

SIM, É QUE É FELICIDADE.

A ALEGRIA DA VIDA

MUITAS VEZES NOS É TOMADA

MAS ELA É NOSSA,

FAZ PARTE DO NOSSO SER

E POR ISSO DEVE SER DEFENDIDA

COM BRAVURA.

ENCONTRO ABRALE

ÚNICO EVENTO DA ONCO-HEMATOLOGIA PARA PACIENTES, FAMILIARES E CUIDADORES!

ESCLAREÇA SUAS DÚVIDAS COM OS PRINCIPAIS ESPECIALISTAS-MÉDICOS, PROFISSIONAIS DA SAÚDE E OUTRAS ÁREAS DE SUPORTE AO TRATAMENTO.

TROQUE EXPERIÊNCIA COM OUTROS PACIENTES E FAMILIARES

ATUALIZE-SE SOBRE AS NOVIDADES MÉDICAS E COMPLEMENTARES!

PÚBLICO –ALVO:

PACIENTES, FAMILIARES E PROFISSIONAIS DA SAÚDE DA ÁREA.

INCRIÇÕES GRATUITA: 0800-773-9973  http://www.abrale.org.br/
LOCAL: PRÉDIO DO COREN ALAMEDA RIBEIRÃO PRETO,82
8º ANDAR (PRÓXIMO AO METRÔ BRIGADEIRO)
HORÁRIO: 14H30

NÃO SE ENTREGA CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO.

NÃO DIGA “NÃO SEI FAZER”.

TENTE,
BUSQUE INFORMAÇÕES,
VEJA COMO OS OUTROS FAZEM.


DÊ UM TEMPO Á SUA TAREFA E AO RETOMÁ-LA,

VERÁ QUE NOVOS CAMINHOS SURGIRAM.VOCÊ

TERÁ VISTO QUE OUTRAS ATIVIDADES SEMELHANTES

PODERÃO LHE INDICAR A SOLUÇÃO PARA ESTA QUE

PARECE NÃO SER POSSÍVEL.

MAS NÃO DIGA QUE É IMPOSSÍVEL SEM TENTAR

PACIENTE E INSISTENTEMENTE.

LEMBRE-SE DO CIENTISTA QUE LEVA ANOS PARA

DESCOBRIR E PÔR A SERVIÇO DA HUMANIDADE OS

FENÔMENOS DESCONHECIDOS.AO FINAL,O SENTIMENTO

DE VITÓRIA ALIA-SE AO PODER.

AS LEIS DA SAÚDE


1 - A tranquilidade da mente proporciona o bom funcionamento
do corpo.para proporcionar bem-estar ao corpo, a mente
deve afastar-se de preconceitos.

2 - A comida deve ser unicamente natural.
manter-se com o peso ideal é lei para a saúde.

3 - O ar é um alimento. por isso deve ser puro,sem poluição
pois o corpo busca a renovação a cada pulso.

4 - A alegria é parte da boa saúde. isto é lei.
a tristeza prolongada é indigesta para o corpo
além de afastar os amigos.

5 - Também é lei: quem não usa seu corpo o perde.
por este motivo, mantenha-se tão ativo quanto
suas forças suportarem.


Muitas receitas para dominar o stress estão disponíveis
a maioria também funciona. você sabia que uma roda
de amigos sinceros e descontraídos é uma boa fonte de
de cura do stress?



SEU ORGANISMO FÍSICO E EMOCIONAL
AGRADECE E AFASTA ESSE MAL QUANDO VOCÊ:


TRABALHAR menos e com prazer. Fizer do local de trabalho uma fonte de sabedoria.
TIRAR um dia da semana para realmente ficar na sombra e água fresca.
MASTIGAR sem pressa, com pelo menos meia hora para as refeições.
PRATICAR exercícios físicos com regularidade para relaxar.
FALAR e mover-se de forma mais calma.
ESCUTAR música que lhe proporcione tranquilidade.
ALIMENTAR-SE com vegetais e fibras e diminuir carnes vermelhas e gordura..
FAZER uma coisa de cada vez, se não gostar do seu trabalho e sentir dificuldades para
adaptar-se, troque de ocupação.
CONCENTRAR-SE no presente e evitar a preocupação com o futuro. lembrar do passado como lição de vida diminui o stress.
NÃO ACEITAR nem auto-impuser-se objetivos impossíveis de realizar.
NÃO ACEITAR a falsa ilusão de que as drogas ajudam no relaxamento. elas causam stress e matam.
EXPRESSAR suas opiniões sem hostoilidade. diálogo aproxima e favorece qualquer desempenho.
FAZER do seu lar um local sagrado. Sua família é o suporte onde você busca força e apoio.

Somos hoje a consequência de nossos atos e pensamentos de ontem. Nossos pensamentos de hoje estão construindo o futuro. A vida é uma criação da nossa mente.
Quem fala e atua com mente saudável, segue com alegria por todos os caminhos.


CORPO SAUDÁVEL E MENTE ALEGRE.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

15 TOQUES PARA SER MAIS FELIZ


01- Seja ético. A vitória que vale a pena é a que aumenta sua dignidade e reafirma valores profundos.

02- Estude sempre e muito. A glória pertence àqueles que têm um trabalho especial para oferecer.

03- Acredite sempre no amor. Não fomos feitos para a solidão.

04- Seja grato(a) a quem participa de suas conquistas. O verdadeiro campeão sabe que as vitórias são alimentadas pelo trabalho em equipe. Agradecer é a melhor maneira de deixar os outros motivados.

05- Eleve suas expectativas. Pessoas com sonhos grandes obtêm energia para crescer. Os perdedores dizem: “Isso não é para nós”. Os vencedores pensam em como realizar seus objetivos.

06- Declare seu amor. Busque o que você quer com muita elegância e bom senso.

07- Tenha metas claras. A história da humanidade é cheia de vidas desperdiçadas: amores que não geram relações enriquecedoras, talentos que não levam carreiras ao sucesso, etc. Ter objetivos evita desperdícios de tempo, energia e dinheiro.

08- Cuide bem do seu corpo: Alimentação, Sono e Exercícios são fundamentais para uma vida saudável. Seu corpo é seu templo. Gostar da gente deixa as portas abertas para os outros gostarem também.

09- Amplie os seus relacionamentos profissionais. Os amigos são a melhor referência em crises e a melhor fonte de oportunidades na expansão. Ter bons contatos é essencial em momentos decisivos.

10- Seja simples. Retire da sua vida tudo o que lhe dá trabalho e preocupação desnecessários.

11- Tenha um orientador. Viver sem, é decidir na neblina, sabendo que o resultado só será conhecido, quando pouco resta a fazer. Procure alguém de confiança, de preferência mais experiente e mais bem sucedido, para lhe orientar nas decisões, caso precise.

12- Jogue fora o vício da preocupação. Viver tenso e estressado está virando moda. Parece que
ser competente e estar de bem com a vida são coisas incompatíveis. Bobagem... Defina suas
metas, conquiste-as e deixe as neuras para quem gosta delas.

13- Tenha amigos vencedores. Aproxime-se de pessoas com alegria de viver.

14- Celebre as vitórias. Compartilhe o sucesso, mesmo as pequenas conquistas, com pessoas
queridas. Grite, chore, encha-se de energia para os desafios seguintes.

15- Muita paz, harmonia e amor... SEMPRE!


POR: ROBERTO SHINYASHIKI

FRASES DIVERSAS

“Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer”

“A gente não faz amigos, reconhece-os’

“O verdadeiro grande homem é aquele que faz com que todos se sintam grandes”

“Quando os ventos da mudança chegam, alguns constroem abrigos; outros, moinhos”

“Procure ser um homem de valor em vez de procurar ser um homem de sucesso”

“A maior sabedoria que existe é a de conhecer-se”

“Duas coisas indicam fraqueza: calar-se quando é preciso falar, e falar quando é preciso calar-se”

“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e escrever um novo fim”

“O plantio é opcional. a colheita é obrigatória. por isso, cuidado com o que planta”

“Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar, se não fosse o medo de tentar”

“A dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional”

FILOSOFIA DOS 4 Rs

REDUZIR
REUTILIZAR
RECICLAR
REPLICAR

ESTE É O LEMA DR. SALOMON

PARA QUE TENHAMOS UM MUNDO MELHOR

PARA NOSSOS FILHOS, NETOS E BISNETOS!!!

O DILEMA

Rir é arriscar-se a parecer bobo.
Chorar é arriscar-se a parecer sentimental.
Iniciar relações é arriscar-se a envolver-se.
Demonstrar sentimentos é arriscar-se a não ser aceito.
Revelar teus sonhos é arriscar-se a parecer ridículo.
Amar é arriscar-se a não ser amado.
Continuar avançando contra o pouco provável é arriscar-se a fracassar.
Porém, os riscos devem ser tomados porque o perigo maior na vida é não arriscar nada.
Aquele que não arrisca, não faz, nada não tem nada, não é nada.
Pode evitar o sofrimento e a dor, mas não pode aprender, sentir, mudar, crescer, nem amar;
Amarrado a tudo o que dá segurança, é um escravo:
Renunciou á sua liberdade.
Só uma pessoa que corre riscos é livre.

SEJA VOCÊ MESMO.

A LEMBRANÇA

"A lembrança é como o sal:  A quantidade certa da tempero á comida. Mas o exagero estraga o alimento. Quem vive muito de passado, acaba sem presente para recordar."


Paulo Coelho

terça-feira, 13 de abril de 2010

COMO LIDAR COM O “STRESS”

REAGINDO AO “STRESS”

Para usar o"STRESS" de forma positiva e evitar que ele se torne angústia, você deve se tornar consciente de suas próprias reações aos eventos estressantes.
O organismo reage ao "STRESS" através de três estágios:

1) Alerta;
2) Resistência;
3) Exaustão.

Vamos tomar o exemplo de um motorista típico em horário de grande movimento. Se um carro subitamente avança o sinal á frente dele, a reação de alerta inicial que ele tem pode incluir medo de um acidente, raiva do infrator e frustração. O organismo pode responder ao estado de alerta com a liberação de hormônios na corrente sanguínea, o que causa rubor facial, transpiração, sensação de aperto no estômago e tensão muscular nos braços e pernas.

O estágio seguinte é de resistência, no qual o organismo repara o distúrbio produzido pelo "STRESS". Se, entretanto, o stress no trânsito tiver seqüência, por contingências como a atividade cotidiana ou congestionamentos freqüentes, o organismo não terá tempo suficiente para se restabelecer. O individuo pode se tornar tão condicionado a esperar problemas potenciais ao dirigir, que fica tenso cada vez que se sentar ao volante, podendo vir a desenvolver uma (ou mais de uma) das doenças do stress, como enxaqueca, hipertensão arterial, lombalgia ou insônia.
Embora seja impossível viver completamente livre de stress ou angústia, é possível evitar alguma tensão bem como minimizar seu impacto quando ela não puder ser evitada.

AJUDANDO A SI PRÓPRIO

Quando o "STRESS" de fato ocorre,é  importante reconhecê-lo e saber lidar com ele.
Aqui vão algumas sugestões:
 - Quando começar a compreender como o stress o afeta, você desenvolverá suas próprias idéias de como aliviar a tensão.
 - Reconheça seus limites:
 - Se você estiver diante de um problema além de seu controle e que não pode ser modificado no momento  não lute contra ele. Aprenda a aceitá-lo (por enquanto) até chegar o momento em que possa resolvê-lo.
 - Compartilhe seu "STRESS":
 - Conversar com alguém sobre seus problemas e preocupações ajuda. Talvez um amigo, uma pessoa da família, um professor ou conselheiro possam ajudar você a ver que seu problema é grave, é melhor procurar a ajuda profissional de um psiquiatra, psicólogo ou assistente social. Saber quando procurar este tipo de ajuda pode evitar problemas mais graves no futuro.

PROCURE PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA:

Quando você estiver nervoso, com raiva ou chateado, reduza a pressão através de exercícios ou atividade física. Correr, caminhar,  jogar tênis ou trabalhar no jardim são algumas atividades adequadas para isso.
O exercício físico alivia a sensação de opressão,  relaxa e ajuda a transformar as contrações faciais em sorrisos. Lembre-se de que seu corpo e sua mente trabalham juntos.

CUIDE-SE:

Você é especial. Repouse o suficiente e alimente–se bem. Se ficar tenso e irritável por dormir pouco, ou se não se alimentar corretamente, você terá menor capacidade de lidar com situações estressantes. Se o stress prejudicar seu sono continuamente, procure a ajuda de seu médico.

RESERVE TEMPO PARA DISTRAI-SE

Programe tempo para o trabalho e tempo para recreação. O lazer pode ser tão importante para o seu
bem-estar quanto o trabalho. Você necessita de distrações na sua rotina diária de trabalho para relaxar e evitar o stress.

SEJA PARTICIPANTE:

Uma forma de evitar o tédio ou se sentir triste e solitário é ir onde as coisas estão acontecendo. Ficar sentado sozinho, sem fazer nada, pode deixá-lo frustrado. Ao invés de sentir pena de si mesmo, tente participar de algo bom e produtivo. Envolva-se com pessoas que precisem de você. Ofereça seus préstimos á vizinhança ou participe de organizações assistenciais com voluntário. Ao ajudar o outro você está ajudando a si próprio. Envolvendo-se com o mundo e com as pessoas ao seu redor, você descobrirá que elas apreciam a sua iniciativa e isso abrirá portas para você fazer novas amizades e desfrutar de uma vida mais interessante.

ORGANIZE SUAS ATIVIDADES:

Tentar fazer tudo ao mesmo tempo pode ser estressante e, como resultado você acaba não conseguindo fazer nada. Ao invés disso, organize uma lista das tarefas que você tem que realizar e então faça uma de cada vez, eliminando-a da relação até completar todas. Dê prioridade ás mais importantes e faça-as primeiro.

VOCÊ PRECISA ESTAR SEMPRE CERTO?

As pessoas o chateiam principalmente quando não fazem as coisas do seu jeito? Tente a cooperação ao invés da confrontação; é melhor do que lutar e estar sempre certo. Um pouco de concessão de ambos os lados reduz a tensão e faz com que os dois se sintam mais confortáveis.

VOCÊ PODE CHORAR:

Chorar pode ser uma forma saudável de aliviar a ansiedade e pode até mesmo evitar uma enxaqueca ou outra conseqüência física de seu estado emocional. Procure inspirar profundamente, isto também alivia a tensão.

CRIE UM AMBIENTE CALMO:

Você não pode fugir sempre dos problemas ou dificuldades, mas pode sonhar o sonho impossível. Você pode pintar mentalmente (ou na tela mesmo) uma cena tranqüila num campo, para escapar de uma situação conflitiva ou estressante.
Mude de cenário lendo um bom livro ou ouvindo música agradável, para criar sensação de paz e tranqüilidade.

EVITE A AUTO-MEDICAÇÃO:

Apesar de você poder usar medicamentos para aliviar a tensão temporariamente, lembre-se de que os remédios nem sempre removem as condições causadoras do stress.
Alguns medicamentos, na realidade, podem criar hábito e produzir, mais do que aliviar o stress. Remédio só deve ser tomado quando prescrito pelo seu médico.

A ARTE DE RELAXAR:

A melhor estratégia para evitar o "STRESS" é aprender a relaxar. Infelizmente muitas pessoas tentam relaxar no mesmo ritmo em que conduzem o resto de suas vidas.
Por algum tempo desligue-se de suas preocupações com agendas. Produtividade e com aquela filosofia de fazer a coisa certa.
Dê a si mesmo uma chance de sentir prazer em somente ser sem esforço.
Descubra atividades que lhe dêem satisfação e que sejam boas para seu bem-estar físico e mental.
Desista de"VENCER A QUALQUER CUSTO".
Concentre-se em relaxamento, prazer e saúde.

SEJA BOM PARA VOCÊ MESMO.