terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Verão

PRAIA/ DICAS PARA ARRUMAR SUA MALA NAS FÉRIAS DE VERÃO
Primeiro passo: escolher a mala ideal. Prefira as com maior número de compartimentos. Repare também na leveza da mala: quanto mais pesada, menos roupa pra você levar.
Não adianta lotar a mala de roupas. Combine as peças antes de qualquer escolha. Faça pares e veja o que fica bem com o quê.  Perceba que mais de uma blusa pode combinar com determinada saia. Economize espaço!
Depois de montar todos os looks, pare e pense: preciso mesmo levar tudo isso? Se você conseguir eliminar uns 30% da sua bagagem, parabéns. Nós, mulheres, costumamos usar bem menos do que pensamos que iremos utilizar. Portanto, faça esse exercício e elimine os exageros.
Aproveite para usar as peças que você não utiliza no seu dia-a-dia.
Abuse dos coloridos, curtos e divertidos. Sabe aquela roupa que está guardada há tempos no fundo do seu guarda-roupa e você não tem coragem de vestir para ir ao trabalho? Agora é a hora.
Na mala, não pode faltar: biquínis, cangas, chinelos, saídas de banho, óculos de sol, shorts, toalhas de banho, pijamas, vestidinhos e, o mais importante de tudo, protetor solar.
Falando em saúde, os bonés, chapéus e sombrinhas são itens indispensáveis. Eles são acessórios ideais para o verão, pois protegem do sol e ainda dão um charme todo especial ao look.
Não deixe também de levar uma roupinha mais elegante. Nunca se sabe o que vai rolar enquanto você estiver no litoral. Também inclua um casaquinho ou uma roupa mais quentinha, caso o tempo mude.
Vestidos longos, curtos, estampados, lisos... siga em frente e invista neles sem medo.
Pense que é uma peça única e vai te fazer economizar tempo para decidir combinações. São muito práticos, fresquinhos e sem dúvida te deixarão lindíssima.
Na hora de colocar tudo na mala, separe as peças maiores das menores. Coloque as maiores e mais pesadas no fundo. Não esqueça: dobre com muito cuidado as peças que amassam com facilidade. Calcinhas, meias e biquínis podem ser encaixados nos espaços que restarem.
Deixe os líquidos como shampoo, cremes, sabonetes e outros em um local separado para evitar vazamento. A mesma coisa deve ser feita com os calçados, que podem sujar suas roupas se foram guardados no mesmo compartimento.
FONTE: REVISTA E GUIA

                                                                                                                                                                    





QUARTO SAUDÁVEL

PRINCIPAIS  MEDIDAS  A SEREM TOMADAS NO QUARTO
1-ENVOLVER TRAVESSEIROS E COLCHÕES EM CAPAS ANTIALÉRGICAS;
2-NÃO ACUMULAR OBJETOS, BRINQUEDOS,  CAIXAS , ETC;
3-O QUARTO DEVE SER AREJADO COM JANELAS AMPLAS E SEM CORTINAS;
4-REMOVER CARPETES  E TAPETES DOS DORMITÓRIOS;
5-REDUZIR A UMIDADE EM 50% COM USO DE CLIMATIZADORES OU DESUMIFICADOR DE AR, PARA EVITAR A PRESENÇA DE MOFO;
6-EVITAR LOCAIS, CANTOS, FIOS SOLTOS; OBJETOS, BRINQUEDOS, QUE POSSAM ACUMULAR IMPUREZAS E PÓ;
7-MANTER GUARDA-ROUPAS, ARMÁRIOS E CRIADOS-MUDOS FECHADOS.

MEDIDAS ADICIONAIS|:
MANTER ANIMAIS DOMÉSTICOS FORA DE CAS;
ELIMINAR BARATAS E OUTROS INSETOS;
EVITAR CONTATO COM PÓLENS, FUMAÇA DE CARROS E OUTROS POLUENTES;
EVITAR CONTATO COM FUMAÇA DE CIGARRO;
EVITAR EXPOSIÇÃO A PERFUMES, AGENTES  SANITÁRIOS, PRINCIPALMENTE EM AEROSÓIS;
LAVAR SEMANALMENTE ROUPA DE CAMA COM ÁGUA QUENTE;
ELIMINAR BICHOS DE PELÚCIA DO QUARTO.

Excesso de Peso

O excesso de peso ou obesidade é o acúmulo exagerado de gordura no corpo. Ela vem crescendo nos últimos anos, chegando a prevalecer em um terço da população brasileira.
Atinge mais as pessoas idosas que os jovens e na mesma proporção entre homens e mulheres. Nos homens a gordura tende a se acumular no abdômen e nas mulheres nas coxas e nas nádegas.
A obesidade é resultante do consumo de uma quantidade de calorias maior que aquela que o organismo utiliza. Alguns fatores podem contribuir para o excesso de peso, são eles:
·         Fatores genéticos: a influência familiar influi em um terço do peso do corpo, mas essa contribuição varia de pessoa para pessoa.
·         Fatores socioeconômicos: a obesidade é mais comum entre os indivíduos de nível socioeconômico mais baixo em relação àqueles de nível mais elevado. A prevalência chega a ser o dobro. Isso ocorre principalmente entre as mulheres.
·         Fatores Psicológicos: os distúrbios emocionais ocorrem com uma reação contra o preconceito e a discriminação às pessoas obesas. A imagem negativa do corpo acarreta uma autocrítica extrema e um desconforto no convívio social dos indivíduos com excesso de peso.
·         Alimentação: dois padrões anormais de alimentação contribuem para a obesidade em algumas pessoas. São eles: a ingestão exagerada de alimentos e o hábito da alimentação noturna. Os dois casos são desencadeados por estresse e distúrbios emocionais e em ambos ocorre um consumo excessivo de calorias.
·         Fatores Relacionados ao Desenvolvimento: o aumento do tamanho ou da quantidade de células de gordura aumenta o volume de gordura armazenada no corpo. Os indivíduos obesos, principalmente aqueles que se tornaram obesos durante a infância, têm até cinco vezes mais células de gordura do que aqueles que possuem um peso normal. Como o número de células não pode ser reduzido, o peso somente pode ser perdido através da redução da quantidade de gordura existente em cada célula.
·         Atividade Física: a  redução da atividade física é uma das principais razões para o aumento da obesidade. Os indivíduos sedentários necessitam de uma menor quantidade de calorias.
·         Medicamentos: alguns medicamentos produzem aumento de peso. Entre eles podemos citar os corticóides, antidepressivos, anticoncepcionais e medicamentos psiquiátricos.
Distúrbios hormonais e lesões cerebrais raramente causam obesidade. O acúmulo do excesso de gordura no tórax pode exercer pressão sobre os pulmões causando dificuldade para respirar, mesmo com um esforço pequeno.
A obesidade pode causar vários problemas ortopédicos, como dor na região lombar, nos quadris, nos joelhos e nos tornozelos. Como a pessoa obesa tem uma superfície do corpo pequena em relação ao seu peso, não consegue eliminar o calor do corpo de modo adequado, portanto suam mais do que as pessoas magras. O inchaço dos pés e tornozelos também é comum, causado pela retenção de líquidos.
Para perder peso os indivíduos obesos devem consumir menos e gastar mais calorias. Para tanto devem mudar seus hábitos alimentares (diminuição do consumo de pães e massas e aumento do consumo de frutas, verduras e legumes) e realizar atividades físicas (como andar a pé ou de bicicleta, dançar e praticar natação). Hoje em dia não existem mais no mercado de remédios moderadores do apetite. Só se utilizam remédios para diminuir a ansiedade. A cirurgia para redução do estômago só é utilizada em pessoas com obesidade grave.
FONTE: REVISTA DROGASIL
MÉDICO DO TRABALHO DA RAIA/DRAGASIL S/A



Enxaqueca pode ter relação com doenças cardiovasculares em mulheres

Risco de eventos cardíacos é mais alto até do que em casos de diabetes e tabagismo
Dois estudos divulgados dia 15 de janeiro encontraram uma relação entre enxaqueca a uma maior chance de doenças cardiovasculares em mulheres. Os resultados de ambos os estudos foram publicados pela Academia Americana de Neurologia e serão apresentados em março, quando acontecerá o encontro anual da entidade. 

Uma das pesquisas, feita no Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica da França, acompanhou, ao longo de 15 anos, 27.860 mulheres com mais de 45 anos, dentre as quais 1.435 relataram sofrer de 
enxaqueca com aura periodicamente. Durante esse tempo, foram registrados 1.030 casos de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (AVC) ou mortes por alguma doença cardiovascular. Os pesquisadores observaram que a enxaqueca com aura foi o segundo fator de risco que contribuiu para algum desses eventos cardiovasculares, ficando atrás apenas da hipertensão e à frente de diabetes, tabagismo, obesidade e até mesmo histórico de doença cardíaca na família. 

A segunda pesquisa foi feita no Brigham and Women Hospital, da Universidade de Harvard. A equipe acompanhou, durante 11 anos, quase dois milhões de mulheres, dentre as quais 145.304 faziam uso de algum contraceptivo hormonal - 2.691 dessas relataram sofrer de enxaqueca com aura e 3.437 afirmaram ter enxaquecas sem aura. Os resultados mostraram que o maior risco de trombose venosa profunda foi mais perceptível entre mulheres que faziam uso de anticoncepcionais e que tinham enxaqueca com aura. Ou seja, foi maior do que entre aquelas que faziam uso de algum contraceptivo, mas não tinham enxaqueca, por exemplo. 

Os pesquisadores afirmam que as pessoas não devem interpretar esses resultados com pavor. De acordo com eles, se uma pessoa sofre de enxaqueca com aura, ao tratar a condição, ela reduzirá o risco de problemas cardiovasculares. Além disso, ela deve procurar um equilíbrio entre outros fatores de risco que também afetam o coração, como cigarro e obesidade. Os autores não souberam explicar, porém, qual é o mecanismo envolvido na relação entre enxaqueca e fatores de risco para doenças cardiovasculares.

DOE SANGUE

SUA DOAÇÃO PODE SALVAR ATÉ  QUATRO VIDAS.
POR QUE DOAR?
O SANGUE E SEUS COMPONENTES SÃO FONTES ÚNICAS VITAIS PARA TODOS NÓS. ATÉ HOJE NÃO SE CONSEGUIU FABRICAR SUBSTITUTO ARTIFICIAIS PARA SUPRI-LOS DE SUA FALTA.

POR ISSO A SUA DOAÇÃO É TÃO IMPORTANTE.
QUANDO VOCÊ DOA SANGUE, TODO O MATERIAL  UTILIZADO PARA A COLETA É ESTÉRIL E DESCARTÁVE, NÃO EXISTE NENHUM RISCO DE CONTRAIR DOENÇAS NA DOAÇÃO.

É MUITO IMPORTANTE RESPONDER COM SINCERIDADE TODAS AS PERGUNTAS, QUE SÃO REALIZADAS DURANTE A ENTREVISTA, VISANDO A SUA SEGURANÇA E DE QUEM VAI RECEBER O SANGUE DOADO.

REQUISITOS PARA DOAÇÃO
*APRESENTAR DOCUMENTO COM FOTO (RG OU DOCUMENTO EQUIVALENTE COM FOTO);
*ESTAR EM BOAS CONDIÇÕES DE SAÚDE;
*TERE PESO IGUAL OU SUPERIOR A 50 KG;
*TER ENTRE 18 E 67 ANOS (SENDO QUE A PRIMEIRA DOAÇÃO DEVE TER SIDO FEITA ANTES DOS 60 ANOS);
*ESTAR ALIMENTADO, PORÉM EVITAR REFEIÇÕES PESADAS (GORDUROSAS);
*NÃO ESTAR GRÁVIDA;
*RESPEITAR O INTERVALO PARA DOAÇÃO:
HOMENS-60 DIAS
MULHERES-90 DIAS
EM PARCERIA COM HOSPITAL E MATERNIDADE CHRISTÓVÃO DA GAMA

Definição muscular

Para ganhar definição muscular é necessário entender que a tonificação deve ser feita com a combinação de uma dieta concentrada e musculação.
Para conseguir definição muscular de maneira saudável é necessário seguir algumas dicas muito importantes que são:
Alimentar-se de 3 em 3 horas faz com que o indivíduo coma menos em cada refeição, evitando estômago pesado, dilatação e acúmulo de gordura principalmente abdominal, além de manter o metabolismo mais acelerado;
Evite alimentos à base de farinha branca, açucarados, frituras e álcool, pois  se tornam em gordura corporal e não fornecem nutrientes de qualidade para a construção de um corpo saudável, forte e definido;
Cuidado com o excesso de sal, tanto o salzinho branco como os alimentos ricos em sal e/ou sódio, pois causam retenção hídrica acabando com sua definição muscular;
Faça a ingestão suficiente de proteínas que são as responsáveis por desenvolver e reconstruir os tecidos, principalmente o muscular;
Comer muito à noite dilata estômago e intestinos, causa sensação de peso, inchaço e dificulta a digestão, causando má aparência física e maior acúmulo de gordura corporal;
O exercício físico é o maior e melhor estímulo para a “queima” de gordura, pois aumenta a taxa metabólica em repouso. Isto significa que quando você se exercita seu organismo queima calorias por algumas horas mesmo estando em repouso, tendo como substrato energético a gordura.

Faça sua dieta, treino e aeróbicos e dê tempo suficiente para eles funcionarem, tenha paciência acima de tudo.
FONTE: Revista e Guia

Chia QUAIS SÃO SEUS BENEFÍCIOS?

Chia, na língua maia significa “força” e é uma planta originária do México e Colômbia. Suas sementes são pequenas e ovais, e são encontradas nas cores: preta,  marrom escura, cinza e branca.
As sementes de chia são fontes de fibra e proteínas, ricas em antioxidantes, cálcio, ferro, fósforo, selênio, potássio e magnésio e não contem glúten.
·         Em cem gramas de semente de chia, correspondente a sete colheres de sopa, pode-se encontrar:
·         2 vezes mais potássio de duas bananas grandes;
·         22 vezes mais magnésio do que 100g de brócolis;
·         6 vezes mais cálcio do que em meia xícara de leite integral;
·         8 vezes mais ômega 3 do que em 100g de salmão;
·         5 vezes mais proteína do que 5 colheres de sopa(100g) de feijão;
·         2 vezes mais ferro do que 100g de espinafre;
·         1,3  vezes  mais fibra do que a linhaça;
·         2 vezes mais do que 100g de barn flakes.
Benefícios
·         Devido à presença de fibras, promove sensação de saciedade, evitando o desejo de ingerir mais alimentos, além de controlar a velocidade de absorção do açúcar no sangue, evitando o acúmulo de gordura abdominal e reduzindo o risco de diabetes tipo 2;
·         Regula o trânsito intestinal e aumenta a absorção de nutrientes;
·         Age no organismo como antiinflamatório pela presença de ômega 3 além de auxiliar na memória;
·         Auxilia na redução dos níveis de colesterol e triglicérides e controle da pressão arterial;
·         Combate o envelhecimento precoce devido á presença de antioxidantes;
·         Contribui para o funcionamento cerebral pela presença do magnésio;
·         Auxilia na prevenção e tratamento da anemia ferropriva;
·         Contribui para a manutenção da massa óssea, prevenindo a osteoporose;

No entanto, deve atentar-se a quantidade a ser ingerida/dia devido ao seu alto valor calórico, pois 1 colher de sopa (cerca de 15g), corresponde a cerca de 70Kcal.
A chia está disponível no mercado de três formas: óleo, farinha e grão inteiro. O óleo pode ser
Utilizado como temperos de saladas e pratos em geral, e a farinha ou o grão podem ser adicionados em mix de cereais, iogurtes, vitaminas, sucos, frutas, saladas e fazerem parte de receitas de tortas, bolos, entre outras.
RECEITA
VITAMINA DE LEITE DE SOJA COM CHIA
·         ½ copo de requeijão de Suco de uva integral
·         1 copo de requeijão de Leite de soja light
·         1 colher de sopa de semente de Chia
·         1 colher de sobremesa de Quinua em flocos
Modo de Preparo: Bater tudo no liquidificador

FONTE : REVISTA E GUIA

Celular que calcula o período fértil

A fabricante de telefones Samsung patenteou um celular equipado com tecnologia que pode
Detectar o período fértil das mulheres. O aparelho mede por infravermelho, pelo tímpano, a temperatura interna do corpo feminino. A temperatura interna da mulher varia de acordo com o ciclo menstrual, abaixando 14 dias antes da ovulação e aumentando após este período.
Medindo estas variações a cada vez que o telefone é usado, um programa no aparelho consegue determinar o período fértil da mulher.
FONTE: CIRCUITO MULHER
TECNOLOGIA CONTRACEPTIVA
Visite o site: www.tecnologiacontraceptiva.com.br

Ajude seu organismo a se proteger contra a gripe

O que é o sistema imunológico?
É um conjunto de moléculas, células e tecidos que tem como função a defesa e proteção do organismo contra agentes patogênicos, tais como vírus e bactérias.
Como funciona?
Tão logo os microrganismo entram em contato com o organismo, o sistema imunológico inicia sua batalha, recrutando as células de defesa e produzindo substâncias  para impedir que os invasores entrem na corrente sanguínea.
Esse  processo é chamado de resposta  imunológica e tem como objetivo eliminar qualquer substância ou microrganismo invasor.

Como fortalecer seu sistema imunológico
Vacinação
É a principal  intervenção preventiva em saúde pública,muitas vezes promovida pelo governo, com o objetivo de evitar surtos e epidemias de doenças contagiosas.
De acordo com o infectologista Dr. Artur Timerman,a vacina prepara o organismo para que, em caso de infecção por esse microrganismo, o sistema de defesa possa agir de forma mais rápida e efetiva.
Assim, a doença não se desenvolve ou, em alguns casos, se desenvolve de forma mais branda.
Estudos indicam que, no caso da gripe, por exemplo, a vacinação pode diminuir entre 32 e 45% o número de internações por complicações como a pneumonia; entre os idosos esta redução chega até os 60%.

Alimentação

Uma alimentação saudável é importante para manter o funcionamento do sistema imunológico e reduzir o risco de algumas doenças infecto-contagiosas, relata Timerman.
Uma dieta equilibrada, que inclua todos os grupos  alimentares em quantidades adequadas,  pode  garantir os nutrientes que o organismo necessita para  executar corretamente todas as suas funções, incluindo a imunidade.
Além disso, cada vez mais estudos comprovam a relação entre a ingestão regular de alimentos probióticos – como alguns iogurtes e leites fermentados – e a diminuição da incidência e do tempo de duração de doenças , assim como a atenuação dos sintomas.

Atividades físicas
A prátic a regular de atividade física pode melhorar a capacidade  de resposta do sistema imune. Estudos mostram, também, que os exercícios estão associados á diminuição de episódios de infecção. Procure um esporte que você sinta prazer em praticar e mantenha sua saúde em dia.

Sono
Dormir bem, além de contribuir para maior disposição física e mental, também é importante para o bom funcionamente do sistema imunológico, recomenda o  infectologista.
Um sono ruim pode alterar a imunidade do nosso corpo, deixando-o mais vulnerável ao ataque de microorganismos patogênicos.
O ritmo de vida acelerado, o estresse, a má alimentação e o sedentarismo são elementos que cada vez mais fazem parte do estilo de vida moderno e que podem diminuir as defesas do organismo.
Com a iminência do inverno e as mudanças de temperatura, a imunidade pode ser ainda mais desafiada e, por isso,  é importante que o sistema imunológico  esteja preparado para se proteger contra a gripe, doença que infecta cerca de 10 a 18 milhões de pessoas por ano, sendo responsável por aproximadamente, 22 mil mortes.  
Você sabia? 70% das células de defesa do organismo encontram-se no intestino?
Por isso é muito importante que o intestino esteja saudável e a flora intestinal equilibrada, para evitarem que as bactérias nocivas superem em número as bactérias benéficas presentes na flora intestinal, o que poderia representar uma situação de risco.

Dicas para evitar a gripe
·         Lavar as mãos várias vezes ao dia
·         Ingerir 2 litros de água ao dia
·         Alimentar-se de forma equilibrada, incluindo na dieta alimentos fontes de vitamina c e probióticos, como iogurtes e leites fermentados.
·         Praticar atividade física regularmente
·         Evitar o estresse
·         Manter uma rotina de sono saudável
·         Prevenir-se contra variações bruscas de temperatura
Fonte de pesquisa : folder Danone

Uma conversa franca

A ARTE DE ENVELHECER
PRIMEIRA PARTE
Envelhecer – a experiência de se tornar idoso – é um processo tanto mental quanto físico. A qualidade de nosso desempenho em relação à idade é importante para cada um de nós no decorrer de toda a vida, mas particularmente quando nos tornamos mais velhos.
O DESAFIO DE ENVELHECER
Assim como outros grupos etários, os idosos enfrentam mudanças que desafiam seu bem-estar físico e mental, que incluem;
·         Mudanças de papéis
·         Mudanças de padrões familiares, de amizades e outras relações sociais
·         Mudanças na situação econômica
·         Mudanças de interesses e de oportunidades
Nem todas as mudanças são positivas, mas você pode lidar com a velhice e suas vantagens, experiências e gratificações, assim como com seus desafios, se estiver preparado para enfrentá-los.
MUDANÇAS DE PAPÉIS
Como um cidadão mais velho, você estará aprendendo novos papéis e obtendo novos privilégios. A aposentadoria do trabalho coloca-o no papel de “aposentado”. Uma das vantagens é não ter mais que acordar com o toque do despertador. Outra é dispor de tempo para viajar e visitar lugares que até recentemente eram apenas nomes em guias de turismo. Procure se informar sobre passeios patrocinados por organizações ou associações locais. Alguns são gratuitos, outros não, mas todos oferecem uma oportunidade de ir a novos lugares e encontrar pessoas diferentes. Desfrute de suas novas experiências.
A aposentadoria oferece a oportunidade de se dedicara atividades interessantes, que podem ser autogratificantes e, ao mesmo tempo, úteis à comunidade. Talvez você não tenha tido tempo anteriormente para se dedicar como voluntário em alguma organização e gostaria de ser útil agora.
FONTE: FOLDER SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSIQUIATRIA CLÍNICA
SANDOZ

ATENÇÃO

“O GOVERNO SUSPENDE 225 PLANOS DE SAÚDE.”
DAS 28 EMPRESAS QUE DESCOMPRIRAM O PRAZO, 16 FORAM
PUNIDAS PELA 3ª VEZ.

O GOVERNO ESTÁ CRIANDO NOVO PLANO PREVIDÊNCIA PARA SAÚDE
NA VELHICE.
ISTO ESTÁ HÁ CINCO ANOS EM DISCUSSÃO – TEM QUE SAIR.