quinta-feira, 30 de julho de 2015

O EFEITO OCULTO DO ALIMENTOS


A carga glicêmica é um fator mais poderoso para mantê-lo saudável do que a quantidade de carboidratos ou gorduras que você ingere. 
Agora não é mais segredo: a maioria de nós prejudica a saúde ao comer muitos alimentos que fazem a glicemia decolar. Além de contribuir a longo prazo com a diabetes e outras doenças sérias, esses alimentos também o deixam cansado, irritado e com fome novamente pouco tempo depois  de  comer. Outros alimentos quase não movem o ponteiro da glicose no sangue ou o fazem aos poucos, mantendo-o satisfeito e cheio de energia.
Quanto maior a carga glicêmica na alimentação, maior a incidência de obesidade, diabetes, doenças e câncer. 
A densidade do carboidrato conta: A carga glicêmica leva em consideração a quantidade de carboidrato contida em uma porção de alimento. Em um pão francês essa quantidade é igual à contida em três porções de melancia.
Por que dietas pobres em carboidratos não funcionam?
O que eleva a glicose? Simples: Carboidratos. Então, porque não apenas elimina-los da dieta como ervas daninha do jardim? Por que não acabar com o açúcar no sangue desistindo do pão, do macarrão, do arroz e dos cereais? Já tentamos. A mania das dietas pobres em carboidrato está começando a diminuir, e isso é bom, pois a longo prazo essas dietas não fazem bem. Isso não quer dizer que não é inteligente cortar carboidratos - apenas não exagere.


segunda-feira, 27 de julho de 2015

NUTRIENTES


Nutrientes: Proteínas e aminoácidos como glicina, isoleucina e valina.
Ação: Participam na construção dos músculos 
Onde encontrar: leite, ovos, laticínios, peixes, carnes magras, leguminosas.

Nutrientes: Vitamina A e betacaroteno 
Ação: Formação das células da pele. O betacaroteno protege a pele do sol 
Onde encontrar: Cenoura, mamão, manga e vegetais verdes. 

Nutriente: Isoflasonas
Ação: Melhora as linhas finas e da elasticidade da pele 
Onde encontrar: Soja

Nutriente: Vitamina E 
Ação: Reduz os danos provocados PELOS RADICAIS LIVRES
Onde encontrar: Nozes, castanhas, amendoim...

Nutrientes: Vitamina C
Ação: Essencial na formação do colágeno, além de ter ação antioxidante.
Onde encontrar: Laranja, limão manga. 

Nutrientes: Zinco, cobre e selênio
Ação: Minerais importantes na formação das estruturas da pele, unha...
Onde encontrar: Carnes, aveia e leguminosas. 

Nutrientes: Ácido elágico
Ação: Protege do sol e reduz manchas na pele 
Onde encontrar: Romã
  
Nutrientes:  Antocianidinas e resveratol
Ação: São antioxidantes e benéficos para a saúde cardiovascular
Onde encontrar: Casca e sementes de uva, frutas vermelhas.
  
Nutrientes: ômega 3 e 6 
Ação: Tem ação anti-inflamatória e reduz os níveis do colesterol ruim 
Onde encontrar: Peixes, nozes, óleos vegetais. 




                


                                           
                                           
                                           







SÍNDROME METABOLICA

A síndrome metabólica é um conjunto de fatores de risco que costumam ocorrer juntos e aumentam o risco de diabetes ou doenças cardíacas. O Programa Nacional de Educação em Colesterol do Instituto Nacional de Saúde dos EUA a define com base em cinco medidas, das quais quatro podem ser determinadas por qualquer médico.
* Tamanho da cintura
* Triglicerídeos - níveis normais são abaixo de 150mg/dl ou mais 
* HDL- Colesterol - este é o colesterol bom, então quanto maior, melhor. 
* Pressão arterial - o nível normal é inferior a 120/80mg/Hg
* Glicemia em jejum - trata-se do nível de açúcar no sangue após seis horas sem comer, o nível normal é entre 70mg/dl e 99mg/dl.
Quem tem síndrome metabólica é candidato ao diabetes, mesmo que os níveis de glicose no sangue ainda não estejam alto.



quarta-feira, 22 de julho de 2015

GENGIBRE

PARTE UTILIZADA: RIZOMA.

COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL: rico em óleos essenciais, sesquiterpenos, fenilpropanoides, minerais, vitaminas e aminoácidos.

ALGUMAS INDICAÇÕES: excelente para gripes, resfriados e bronquites, pode ser um potente bactericida e antitérmico. Ajuda a combater irritações e inflamações na garganta, além de agir contra a rouquidão, ser expectorante e anti-inflamatório. O gengibre ainda é poderoso contra náusea, vômito e diversas causas, má digestão e flatulência.

BENEFÍCIOS EXTRAS: útil contra artralgias e processos inflamatórios articulares.

EFEITOS ADVERSOS, PRECAUÇÕES E CONTRAINDICAÇÕES: ausência e efeitos teratogênicos na dose de 1g/dia do extrato padronizado.
O uso deve ser cauteloso em pacientes hipertensos e contraindicado o uso interno em hipertensos graves. Também se deve ter cuidado em pacientes em terapia anticoagulante.




BROCOLIS, COUVE E MOSTARDA.

PARTE UTILIZADA: FOLHAS BORCOLIS, COUVE E MOSTARDA.

COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL : rica em vitaminas A,B12,B5,C, betacaroteno, bioflavonoides, minerais e fibras.

ALGUMAS INDICAÇÕES : atuam como coadjuvante no tratamento de úlceras, gastrites e colites, bem como verminoses. Tem efeito laxativo, devido á alta quantidade de fibras e atividade probiótica. Também ajudam a desintoxicar o fígado, ajudam a baixar o açúcar no sangue, controlar o apetite e combater o colesterol.

BENEFÍCIOS EXTRAS: têm ação anticarcinogênica e antitumoral.

EFEITOS ADVERSOS, PRECAUÇÕES E CONTRA INDICAÇÃO: pode causar flatulência em pessoas sensíveis, principalmente crus. Recomenda-se consumir preferencialmente orgânicos, insetos de agrotóxicos.


DOSES E FORMAS DE CONSUMO: em saladas, cozidos, refogados (com alho e cebola, para aumentar o potencial antioxidante e eleva a absorção de ferro e outros minerais) e sucos centrifugados.


05 RAZÕES PARA CONSUMIR MAIS SARDINHA

1- “A sardinha é rica em cálcio, ainda mais se for cozida.” Uma sardinha em lata contém 368mg de cálcio. “Se a sardinha fresca for cozida, ela terá seu valor de cálcio duplicado”, explica a nutricionista Maiara  Fidalgo 

2- Rica em ômega-3, ela ajuda na saúde do coração, por evitar chances de um infarto ou de um acidente vascular cerebral (AVC), entre outras doenças.

3- Por conter vitaminas B12 e ferro, ela ajuda a combater dois tipos importantes de anemias, garantindo a distribuição de energia pelo corpo.

4- O consumo de sardinha pode afastar o câncer. "A sardinha é rica em minerais essenciais como magnésio, ferro e selênio, todos com efeitos antioxidantes". 

5- Por fim, ela é rica em proteínas, com aminoácidos que não produzimos em nosso corpo, ajudando na construção e manutenção do nosso organismo.


sexta-feira, 17 de julho de 2015

BETERRABA

Parte utilizada: raiz 

Composição nutricional: rico em vitamina A, complexo B e C, além de betacaroteno, fitoesteriol, açúcares e nitrato.

Algumas indicações: tem ação anti-hipertensiva, aumenta a produção de óxido nítrico (o que melhora a circulação), é antioxidante e útil contra constipação intestinal e aterosclerose.

EFEITOS ADVERSOS, PRECAUÇÕES E CONTRAINDICAÇÕES: por conter muito açúcar simples, paciente diabético devem ingerir com moderação.


DOSES E FORMAS DE CONSUMO: consumo livre na dieta na forma crua, cozida ou suco. Para melhorar a perfusão sanguínea, usar 100g de beterraba crua por dia.

BANANA

Parte utilizada: pseudocaule, flor e fruto. 

Composição Nutricional:
É rica em carboidrato de baixo índice glicêmi-fibras, amido e frutose. Contém vitaminas do complexo B, minerais, albuminoides e taninos.

Algumas indicações: a banana prata ou maça, quando menos madura, ajuda a controlar a diarreia. Já a prata ou a nanica madura são uteis contra a constipação. É útil na gastrite e úlcera, pois reduz a acidez. Também ajuda no controle da pressão arterial pelo alto teor de potássio e magnésio.

Benefícios extras : a banana possui triptofano, que é precursor de serotonina, por isso ajuda na depressão e na TPM. A presença de vitaminas do complexo B também é útil para o aprendizado e para memória 


Efeitos adversos precauções  e contraindicações : não há relatos de toxidade. Só é necessário o uso cuidadoso em pacientes com intestino preso (fruto verde).

quinta-feira, 16 de julho de 2015

ANEMIA E MEDITAÇÃO

Existem três grupos de causas de anemia . O primeiro se dá pela diminuição na produção de glóbulos vermelhos, que é causada pela falta dos elementos responsáveis, como ferro, ácidos fólico e vitamina B12, ou pela alteração na fonte produtora de sangue. O segundo tem como causa a perda de sangue em hemorragias, ferimentos, úlceras etc. E o último é um tipo especial que é causado pela destruição dos glóbulos vermelhos, chamado hemólise, que ocorre por distúrbios congênitos. " A anemia nada mais é do que a diminuição do número de glóbulos vermelhos, elemento do sangue responsável pelo transporte de oxigênio para ops tecidos .
Os sintomas mais comuns são fraqueza, palpitações, taquicardia, cansaço, sonolência.


É HORA DE BEBER ÁGUA 

Nem sempre a quantidade do líquido que ingerimos é suficiente para o bom funcionamento do organismo. Saiba quando se hidratar mais.

XIXI ESCURO - um dos sintomas de que a água que você bebe não é suficiente aparece quando as idas ao banheiro diminuem e o xixi sai amarelo escuro ou marrom, tem a função de ajudar no transporte dos resíduos para fora do corpo, e sem ela a urina passa a ficar concentrada .



Os benefícios da meditação 
Prática equilibra o organismo e auxilia na prevenção e no tratamento de várias doenças.

A meditação é um exercício de relaxamento da lógica. os sistemas nervoso, endócrino e imunológico se equilibram diz um estudo de HARVARD APONTA QUE, COM A PRÁTICA, O ORGANISMO CONSOME 17% MENOS OXIGÊNIO, O RITMO CARDÍACO DIMINUI E AS ONDAS CEREBRAIS ALCANÇAM O ritmo  MAIS LENTO.


Mantém a mente sob controle. 

A ansiedade é um dos desequilíbrios mais estudados quando o assunto é meditação. Seus benefícios são moderados, tanto na ansiedade quanto na depressão, segundo um estudo americano. O estresse também fica sob controle, afinal a técnica atua no sistema nervoso e nas emoções.
Ocupar a mente para que ela não nos leve a uma  constante corrente de pensamento é a prática da meditação ".Por isso, o meditador experimenta a sensação de expansão e transcendência " .
Entretanto, para alcançar esse estágio é preciso ter regularidade e continuidade na prática. "Meditar uma ou duas vezes por semana, por exemplo, só lhe trará os benefícios de qualquer outro tipo de relaxamento”


segunda-feira, 6 de julho de 2015

FRASE

"LEVEZA PARA OS DIAS CARREGADOS, E FORÇA PARA OS DIAS FRACOS”

“UM ABRAÇO É O MOMENTO EM QUE O CORPO FALA E A ALMA AGRADECE"

"NÃO PRECISA SORRIR SÓ EM FATOS. SORRIA PARA A VIDA TAMBÉM, ELA É A MELHOR CÂMERA FOTOGRÁFICA QUE EXISTE”.

"A VIDA NÃO TEM SEGREDOS, ELA SÓ PEDE PARA VOCÊ ENTENDER A TER PACIÊNCIA ÀS VEZES”.

“QUANTO MAIS CONCIÊNCIA VOCÊ TEM DO VALOR DAS PALAVRAS, MAIS EXIGENTE NO EMPREGO DELAS”.


“O OMBRO AMIGO NÃO NOS FORTALECE, ELE NOS ENSINA A SER FORTE"


“A VIDA MUITAS VEZES PARECE GIRAR EM CÍRCULO, SÓ PRA MOSTRAR QUE INDEPENDE DA VOLTA, O CAMINHO SEMPRE COMEÇA E TERMINA EM VOCÊ MESMA".

quarta-feira, 1 de julho de 2015

“SAÚDE POR TODA DA VIDA"


Hábitos saudáveis, medicina preventiva, prática de exercícios, alívio do estresse, amigos sempre por perto e atividades sociais e de lazer compõem a fórmula para chegar á maturidade com muita alegria.

A longevidade é uma conquista da humanidade. Com o crescimento avanço da medicina e da tecnologia e o amplo acesso a informação sobre saúde na mídia, em livros e nas redes sociais, ficou mais fácil e prazeroso amadurecer.Mas chegar lá com alegria e saúde depende de fatores que vão da herança genética à manutenção preventiva dessa maravilhosa máquina que é o corpo humano. Ou seja, a boa saúde na maturidade exige cuidados permanentes, que envolvem, além de avaliações médicas periódicas, atividades sociais, culturais e físicas. O processo de envelhecimento se caracteriza pela perda da capacidade de adaptação fisiológica do organismo ao meio ambiente. Os órgãos atingem a maturidade aos 25 anos e, a partir daí, as células já começam a enfrentar um desgaste, ainda que venha em menor nível. O sistema orgânico vai perdendo função ao longo do tempo, mas não a um grau que o leve à falência ou impeça a vida. Isso porque o corpo possui reservas que, em condições habituais, permitem o funcionamento normal do organismo.


HOMENS E MULHERES SEMELHANÇAS

Para ambos os sexos, com a maturidade é normal que ocorra a diminuição do metabolismo basal, o aumento relativo de gordura, principalmente a abdominal, e a diminuição de massa muscular ativa. Associada as mudanças de composição corporal, há uma redução de substâncias químico-cerebrais que estão relacionadas ao humor, á atenção e à memória. Para driblar a dificuldade de concentração e o déficit de memória, é necessário estimular o cérebro. Como? Lendo, jogando palavras cruzadas e aprendendo coisas novas .

PARA TER OSSOS FORTES 

Osteoporose, problema causado pela deficiência de cálcio e de vitamina D no organismo. A perda óssea se torna mais acelerada nas mulheres com a chegada da menopausa, devido às alterações hormonais. Nos homens isso ocorre aos 70 anos. Da pra prevenir? Sim as mulheres, por exemplo, devem incluir a densitometria óssea nos exames anuais de rotina a partir dos 40 ou 45 anos, para analisar a saúde dos ossos. De qualquer forma, para frear a perda de cálcio, é importante reduzir o consumo de álcool e, para quem fuma colocar um ponto final no vício. Alimentos ricos em cálcio, como os laticínios, são essenciais, já que também tem um alto teor de vitamina d. Um banho de sol, antes das 10 da manhã, é altamente recomendável, pois os raios ajudam a fixar a vitamina d. Quinze minutos são suficientes. Caminhar é bastante benéfico para a estrutura óssea, assim como outras atividades físicas de impacto.