Anestesia

Esclareça as suas dúvidas sobre
Anestesia para cirurgias e exames.

O que é anestesia? Existem alternativas?

 a anestesia leva ao estado de ausência total de dor e de outras sensações durante um procedimento cirúrgico ou exame. Em consulta com o anestesiologista, o paciente poderá discutir sobre a técnica anestésica mais indicada para o seu caso, e, além disso, tem o direito de saber quais são os riscos e benefícios da anestesia.

Conheça os tipos de anestesia

A anestesia pode ser geral, regional ou local. No caso de anestesia geral, o paciente perde totalmente a consciência e a percepção de dor. Na anestesia do tipo local ou regional, o paciente fica com uma parte do corpo anestesiada e pode ser associada com sedação ou não. Exemplos de anestesia regional são a raquianestesia e a peridural.

A anestesia tem riscos?

Atualmente, os riscos e as complicações relacionados à anestesia são raros. Os padrões de qualidade atuais, a utilização de equipamentos modernos e novos medicamentos aliados ao progresso do conhecimento médico e a melhor preparação dos anestesiologistas, fornecem toda a segurança necessária para a realização do procedimento cirúrgico.

Evidentemente, existem fatores ligados não só à anestesia, como também à própria intervenção cirúrgica e às condições clínicas do paciente, que impedem que o risco de qualquer procedimento seja igual a zero.

Por que o anestesiologista presta assistência durante outros procedimentos?

Alguns pacientes realizam exames ou pequenos procedimentos cirúrgicos com a assistência do anestesiologista, mesmo que não seja necessário receber a anestesia ou sedação. Nestes casos, o anestesiologista é responsável pela monitoração dos dados vitais do paciente (pressão arterial, freqüência e ritmos cardíacos, oxigenação, respiração, etc.), o que aumenta sua segurança, já que se trata de um profissional habilitado em agir em circunstancias adversas, caso seja necessário.


O que é termo de consentimento esclarecido para anestesia e sedação?

O termo de consentimento é documento no qual o paciente vai consentir ou não os procedimentos anestésicos a serem realizados. Toda vez que houver necessidade de anestesia, é preciso que haja um termo de consentimento, sendo atribuição do anestesiologista, fornecer ao paciente todas as informações sobre os riscos, benefícios, alternativas e orientações relacionadas à anestesia.

Cuidados especiais e recomendações antes da anestesia.

Na véspera do procedimento, o paciente deve dormir cedo, não consumir bebidas alcoólicas, substâncias estimulantes e alimentação pesada.
Se possível, não fumar.

Não utilizar esmalte nas unhas, maquiagem ou cosméticos.
Retirar jóias, bijuterias, piercing relógio e eventuais próteses dentárias removíveis.
Não deve interromper o uso de qualquer medicação que esteja fazendo uso, salvo a pedido do médico.
Levar todos os exames no dia da cirurgia.

Como deve ser o jejum antes da anestesia?

O jejum pré-operatório é de extrema importância para a segurança do paciente e varia de acordo com a sua idade. Confira aqui as orientações de jejum de acordo com o tipo de alimento ou líquido:

Líquidos sem resíduos (água, chá, café, suco de fruta sem polpa – todos sem álcool e sem açúcar): jejum de 4 horas para todas as idades;

Fórmula infantil (leite não materno ou artificial): jejum de 4 horas para recém-nascidos e 6 horas para lactentes;

Sólidos (inclusive leite e derivados): jejum mínimo de 8 horas para todas as idades.

Sólidos (inclusive leite e derivados): jejum mínimo de 8 horas para todas as idades.

Obs.: crianças são consideradas recém-nascidas até 28 dias do nascimento e lactantes com até dois anos de idade.

O que acontece após a anestesia?

Após a anestesia, o paciente será encaminhado para a sala de recuperação pós-anestésica (RPA), onde permanecerá até que tenha condições clínicas adequadas para retornar ao quarto.

Alguns pacientes que necessitem cuidados médicos especiais poderão ser encaminhados para a unidade de terapia intensiva (UTI), onde serão acompanhados por equipe médica e de enfermagem especializadas.

Confira aqui algumas recomendações importantes que devem ser seguidas após a anestesia:

O paciente deve ter um acompanhante durante e após a alta hospitalar. Se possível, é aconselhável que o acompanhante fique com o paciente nas primeiras 24 horas.

Nas primeiras 24 horas após anestesia, não é recomendado dirigir, operar máquinas, nem assinar documentos importantes.

O paciente não deve tomar nenhuma medicação que não tenha sido recomendada pelo médico, nem tomar bebidas alcoólicas.

Alguns sintomas como tonturas, sonolência e dor de garganta podem se manifestar, no entanto eles desaparecem após algumas horas.

O paciente deve manter uma alimentação leve após o procedimento, evitando assim, alimentos de difícil digestão.

O retorno às atividades rotineiras deve ser estabelecido pelo cirurgião ou médico-assistente.

Não deixe de consultar o anestesiologista caso ocorra algum sintoma desconfortável após a alta hospitalar.

O SMA está pronto para esclarecer todas as suas dúvidas.

Para entrar em contato, ligue para o hospital e peça para falar com um médico do departamento de anestesia.

FONTE: Hospital Alemão Oswald Cruz
               www.hospitalalemao.org.br



Comentários

Postagens mais visitadas