SOBRE O CELULAR

Celular no bolso pode afetar qualidade do esperma, diz estudo 

Espermatozoides seriam afetados pela radiação eletromagnética 

Carregar o telefone celular no bolso da calça pode contribuir para a infertilidade masculina, segundo uma revisão de estudos feita por pesquisadores da Universidade de Exeter, no Reino Unido .
A revisão analisou dez pesquisas, que incluíam 1.492 amostras de espermas vindas de clínicas de fertilizações e centros de pesquisa.
As amostras foram testadas quanto á motilidade, à viabilidade
( percentual que estava vivo) e à quantidade de espermatozoides.
Em comparação com um grupo controle, as amostras que tinham sido expostas à radiação do celular apresentaram redução de 8% na motilidade e de 9% de viabilidade dos espermatozoides.
Além de expor o esperma á radiação, celulares no bolso também podem elevar a temperatura da região do testículo, o que poderia ter um papel na diminuição da qualidade dos espermatozoides
" Ainda é muito precoce para ter certeza da contribuição para a infertilidade, mas é um alerta, "avalia Arnaldo Cambiaghi, diretor do centro de reprodução humana do IPGO( INSTITUTO PAULISTA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA).
Como parte das amostras veio de clínicas de fertilização, poderia haver um desvio dos resultados, diz o médico .

                                                          FOLHA DE SÃO PAULO                                                                                       Quinta-feira, 12 de Junho de 2014

Comentários

Postagens mais visitadas