BIÓPSIA PROSTÁTICA

DR. MÁRIO ROBERTO TRIDENTE-CRM. SP 36886
ESPECIALIZADO EM DIAGNÓSTICO POR IMAGEM.

A próstata é uma glândula que causa problemas com o passar dos anos. É como o útero depois da menopausa. Glândula acessória do aparelho reprodutor participa da produção do sêmen e ajuda a manter a viabilidade do esperma. Está localizada junto à parte inferior da bexiga, bem próxima do reto (onde pode ser apalpada pelo toque) e em contato íntimo com a uretra. A partir de certas dimensões, os tumores prostáticos comprimem a bexiga e dificultam a passagem da urina pela uretra, causando aumento da freqüência urinária (e retenção).

Anualmente, a partir dos 45 anos, todo homem deve fazer a prevenção do câncer prostático, pois é a segunda causa de óbitos por câncer, superada somente pelo câncer de pulmão. Por razões mal compreendidas, enquanto as mulheres visitam disciplinarmente o ginecologista para se submeterem ao exame de prevenção do câncer, os homens, em sua minoria, vão

Ao urologista para examinar a próstata. Os poucos que comparecem são aqueles que tomam a iniciativa apenas para livrarem-se das recomendações insistentes da mulher ou da filha preocupada.

Antigamente a doença era diagnosticada quando já estava alastrada em outros órgãos. Hoje, com a evolução da medicina, aliada às novas tecnologias, é possível detectá-la em sua fase inicial, o que facilita o tratamento. Estatísticas mostram a redução importante do número de óbitos por câncer de próstata. Já existe a prevenção para esta importante patologia, que pode ser rastreada e diagnosticada pelo urologista, através de uma simples consulta com a avaliação clínica e com o auxílio de testes específicos para detectar os problemas da próstata: Exame Digital (toque), Ultrassom e Dosagem do Antígeno Prostático (psa).

A necessidade do toque retal parece assustar o homem brasileiro! Uns interpretam a resistência ao exame como demonstração inequívoca da macheza tropical; outros se atribuem da insegurança à própria masculinidade.

Se os exames apresentarem alterações, pode estar indicada a realização da biópsia prostática, ou seja, o estudo histopatológico do tecido obtido através do procedimento. O Hospital e Maternidade Dr. Cristovão da Gama é pioneiro na região, há mais de dezenove anos, na realização desse procedimento.

Atualmente somos o único hospital que realiza esse procedimento com anestesia geral, onde o paciente não vê e não sente nada. É como uma pequena cirurgia. O paciente entra no centro cirúrgico, é anestesiado e quando acorda todo o exame já foi realizado. Não há nenhum tipo de recordação do que foi feito. Por isso muitos pacientes optam por esse tipo de exame. Este procedimento exige do paciente a realização de exames pré-operatórios: laboratoriais, avaliação cardiológica e do anestesista. São precauções necessárias para não expormos os pacientes a riscos desnecessários. Em nosso meio poucos homens se beneficiam da existência desses exames, ou por ignorarem que existam.

Pelas estatísticas, a cada seis homens que conhecemos, um terá câncer de próstata ao longo da vida; a cada trinta e três homens que conhecemos, um morrerá de câncer de próstata. o diagnóstico precoce é a nossa grande arma no combate ao câncer.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas