COMO LIDAR COM O “STRESS”

REAGINDO AO “STRESS”

Para usar o"STRESS" de forma positiva e evitar que ele se torne angústia, você deve se tornar consciente de suas próprias reações aos eventos estressantes.
O organismo reage ao "STRESS" através de três estágios:

1) Alerta;
2) Resistência;
3) Exaustão.

Vamos tomar o exemplo de um motorista típico em horário de grande movimento. Se um carro subitamente avança o sinal á frente dele, a reação de alerta inicial que ele tem pode incluir medo de um acidente, raiva do infrator e frustração. O organismo pode responder ao estado de alerta com a liberação de hormônios na corrente sanguínea, o que causa rubor facial, transpiração, sensação de aperto no estômago e tensão muscular nos braços e pernas.

O estágio seguinte é de resistência, no qual o organismo repara o distúrbio produzido pelo "STRESS". Se, entretanto, o stress no trânsito tiver seqüência, por contingências como a atividade cotidiana ou congestionamentos freqüentes, o organismo não terá tempo suficiente para se restabelecer. O individuo pode se tornar tão condicionado a esperar problemas potenciais ao dirigir, que fica tenso cada vez que se sentar ao volante, podendo vir a desenvolver uma (ou mais de uma) das doenças do stress, como enxaqueca, hipertensão arterial, lombalgia ou insônia.
Embora seja impossível viver completamente livre de stress ou angústia, é possível evitar alguma tensão bem como minimizar seu impacto quando ela não puder ser evitada.

AJUDANDO A SI PRÓPRIO

Quando o "STRESS" de fato ocorre,é  importante reconhecê-lo e saber lidar com ele.
Aqui vão algumas sugestões:
 - Quando começar a compreender como o stress o afeta, você desenvolverá suas próprias idéias de como aliviar a tensão.
 - Reconheça seus limites:
 - Se você estiver diante de um problema além de seu controle e que não pode ser modificado no momento  não lute contra ele. Aprenda a aceitá-lo (por enquanto) até chegar o momento em que possa resolvê-lo.
 - Compartilhe seu "STRESS":
 - Conversar com alguém sobre seus problemas e preocupações ajuda. Talvez um amigo, uma pessoa da família, um professor ou conselheiro possam ajudar você a ver que seu problema é grave, é melhor procurar a ajuda profissional de um psiquiatra, psicólogo ou assistente social. Saber quando procurar este tipo de ajuda pode evitar problemas mais graves no futuro.

PROCURE PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA:

Quando você estiver nervoso, com raiva ou chateado, reduza a pressão através de exercícios ou atividade física. Correr, caminhar,  jogar tênis ou trabalhar no jardim são algumas atividades adequadas para isso.
O exercício físico alivia a sensação de opressão,  relaxa e ajuda a transformar as contrações faciais em sorrisos. Lembre-se de que seu corpo e sua mente trabalham juntos.

CUIDE-SE:

Você é especial. Repouse o suficiente e alimente–se bem. Se ficar tenso e irritável por dormir pouco, ou se não se alimentar corretamente, você terá menor capacidade de lidar com situações estressantes. Se o stress prejudicar seu sono continuamente, procure a ajuda de seu médico.

RESERVE TEMPO PARA DISTRAI-SE

Programe tempo para o trabalho e tempo para recreação. O lazer pode ser tão importante para o seu
bem-estar quanto o trabalho. Você necessita de distrações na sua rotina diária de trabalho para relaxar e evitar o stress.

SEJA PARTICIPANTE:

Uma forma de evitar o tédio ou se sentir triste e solitário é ir onde as coisas estão acontecendo. Ficar sentado sozinho, sem fazer nada, pode deixá-lo frustrado. Ao invés de sentir pena de si mesmo, tente participar de algo bom e produtivo. Envolva-se com pessoas que precisem de você. Ofereça seus préstimos á vizinhança ou participe de organizações assistenciais com voluntário. Ao ajudar o outro você está ajudando a si próprio. Envolvendo-se com o mundo e com as pessoas ao seu redor, você descobrirá que elas apreciam a sua iniciativa e isso abrirá portas para você fazer novas amizades e desfrutar de uma vida mais interessante.

ORGANIZE SUAS ATIVIDADES:

Tentar fazer tudo ao mesmo tempo pode ser estressante e, como resultado você acaba não conseguindo fazer nada. Ao invés disso, organize uma lista das tarefas que você tem que realizar e então faça uma de cada vez, eliminando-a da relação até completar todas. Dê prioridade ás mais importantes e faça-as primeiro.

VOCÊ PRECISA ESTAR SEMPRE CERTO?

As pessoas o chateiam principalmente quando não fazem as coisas do seu jeito? Tente a cooperação ao invés da confrontação; é melhor do que lutar e estar sempre certo. Um pouco de concessão de ambos os lados reduz a tensão e faz com que os dois se sintam mais confortáveis.

VOCÊ PODE CHORAR:

Chorar pode ser uma forma saudável de aliviar a ansiedade e pode até mesmo evitar uma enxaqueca ou outra conseqüência física de seu estado emocional. Procure inspirar profundamente, isto também alivia a tensão.

CRIE UM AMBIENTE CALMO:

Você não pode fugir sempre dos problemas ou dificuldades, mas pode sonhar o sonho impossível. Você pode pintar mentalmente (ou na tela mesmo) uma cena tranqüila num campo, para escapar de uma situação conflitiva ou estressante.
Mude de cenário lendo um bom livro ou ouvindo música agradável, para criar sensação de paz e tranqüilidade.

EVITE A AUTO-MEDICAÇÃO:

Apesar de você poder usar medicamentos para aliviar a tensão temporariamente, lembre-se de que os remédios nem sempre removem as condições causadoras do stress.
Alguns medicamentos, na realidade, podem criar hábito e produzir, mais do que aliviar o stress. Remédio só deve ser tomado quando prescrito pelo seu médico.

A ARTE DE RELAXAR:

A melhor estratégia para evitar o "STRESS" é aprender a relaxar. Infelizmente muitas pessoas tentam relaxar no mesmo ritmo em que conduzem o resto de suas vidas.
Por algum tempo desligue-se de suas preocupações com agendas. Produtividade e com aquela filosofia de fazer a coisa certa.
Dê a si mesmo uma chance de sentir prazer em somente ser sem esforço.
Descubra atividades que lhe dêem satisfação e que sejam boas para seu bem-estar físico e mental.
Desista de"VENCER A QUALQUER CUSTO".
Concentre-se em relaxamento, prazer e saúde.

SEJA BOM PARA VOCÊ MESMO.

Comentários

Postagens mais visitadas