O que você precisa saber sobre – exames para detecção precoce do câncer de próstata.

- A chave para o tratamento adequado é a detecção precoce.
O que é próstata?
É uma glândula, exclusiva do sexo masculino, do tamanho de uma noz, pesando cerca de 20 gramas. Esta localizada abaixo da bexiga, à frente do reto (porção final do intestino) e circunda a uretra (canal por onde sai à urina).
A próstata é responsável pela produção de uma substância que, juntamente com a secreção da vesícula seminal e os espermatozóides (que são produzidos nos testículos) formará o sêmen (ou esperma). Sem o liquido produzido pela próstata, os espermatozóides não sobreviveriam até atingir o óvulo no momento da fecundação.
Diversas doenças podem atingir o aparelho geniturinário masculino, diante desse contexto, seguem algumas orientações básicas a fim de que se informe a respeito e saiba como realizar exames de detecção precoce para o tratamento adequado.

Como detectar precocemente o câncer de próstata?
O rastreamento deve ser feito em todo o homem a partir dos 45 anos e compreende uma consulta clínica que consta, basicamente, de:
História clínica e antecedentes familiares.
Hábitos alimentares (como dieta rica em gordura animal) podem estar relacionados com maior incidência do problema, por exemplo.
Homens com pai ou irmãos com histórico de câncer de próstata apresentam riscos cinco vezes maior e, por isso, a realização de exames para a detecção precoce deve ser iniciada mais cedo: aos 40 anos ou menos.
Dosagem do psa.
O psa (que significa antígeno prostático específico) é uma proteína induzida exclusivamente pela próstata e pode estar aumentada não somente nos casos de câncer, mas também no crescimento benigno (hiperplasia) ou inflamação prostática (Prost atite). É o principal marcador sanguíneo de câncer da próstata e é analisado por meio de coleta de sangue.
O nível de psa no sangue pode ser alterado em situações do dia-a-dia, como ejaculação recente e prática de esportes como ciclismo ou equitação.
Exame digital da próstata.
Insubstituível para o diagnóstico precoce do tumor de próstata, pois cerca de 20% dos tumores não terão o marcador sanguíneo (psa) alterado.
É conhecido popularmente como ‘toque retal’.
O reto é a única via natural de acesso, por estar muito próximo à próstata. Nesse exame, o médico avalia o tamanho e a consistência prostática. A presença de pontos endurecido sugere fortemente a presença de doença maligna.
O preconceito em relação ao toque retal é uma grande barreira para a detecção precoce.
Em caso de toque retal suspeito (com presença de nódulo endurecido palpável) ou elevação anormal do psa, torna-se necessária a confirmação do diagnóstico por meio da biópsia, método utilizado para a retirada de pequenos fragmentos da próstata para análise laboratorial.
Se confirmado o diagnóstico de câncer de próstata, outros exames serão realizados para mostrar se a doença esta localizada ou possui disseminação à distância (a chamada ‘metástase’).
Esse é o ponto-chave para o urologista orientar o tratamento adequado, que vai depender de outros fatores, como idade e doenças pré-existentes (hipertensão, doenças cardíacas, entre outras).
Saiba um pouco mais sobre o câncer de próstata.
O câncer da próstata corresponde à segunda causa de morte por câncer em homens do brasil. O instituto nacional do câncer (inca) estima a ocorrência de 47.280 casos novos para 2006.
Em sua fase inicial, o câncer da próstata não apresenta sintomas. Na maioria dos casos, o tumor tem um crescimento lento, levando aproximadamente 15 anos para atingir 1cm³ e acomete, na maioria das vezes, homens acima de 50 anos de idade. Por isso a avaliação urológica a partir dos 40 ou 45 anos é fundamental na detecção precoce.
O aumento observado nas taxas de incidência desse tipo de problema pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos, pela melhoria na qualidade nos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida do brasileiro.
Outros problemas, menos graves, podem atingir a próstata. São eles:
Hiperplasia benigna da próstata
É um processo de crescimento, considerado normal e benigno, que pode ocorrer a partir da quarta década de vida. Não há qualquer relação entre hiperplasia benigna e câncer de próstata.
Devido à localização da próstata, se ela estiver aumentada, pode comprimir a uretra gerando a sintomas como dificuldade de urinar, urgência urinária, diminuição do jato, problemas para começar a micção, redução do intervalo entre as micções, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga e até sangramento.
O diagnóstico é confirmado pelo toque digital, onde o examinador pode ter uma noção da dimensão e consistência da próstata. O ultra-som complementa a avaliação, fornecendo informações sobre o volume correto da glândula, alterações no trato urinário superior (rins, ureteres), além de avaliar o esvaziamento da bexiga, por meio da medida do volume vesical pós-miccional.
O tratamento clínico (medicamentoso) é realizado quando os sintomas passam a incomodar. Mediante o insucesso deste, ou quando existem alterações no trato urinário (cálculos na bexiga, sangramento, infecção de repetição ou retenção urinária) é realizado tratamento cirúrgico, onde é retirada a porção suficiente para desobstruir a uretra e permitir que o paciente volte a urinar sem dificuldade.
Prostatite
É a inflamação da próstata. Manifesta-se com quadro de febre alta, desconforto e dificuldade para urinar, no quadro agudo. Sintomas como desconforto perineal, na base do pênis ou ardor ao ejacular podem estar presentes.
O tratamento é clínico e à base de antibióticos.
Quanto mais precoce o diagnóstico, maior é a chance de cura. Por isso, a avaliação urológica é tão importante. Nela serão pesquisado vários outros possíveis problemas como:
·         Doenças renais: cálculos, cistos, tumores ou malformações;
·         Doenças da bexiga: cálculos, divertículos, tumores, etc.;
·         Disfunção erétil;
·         Distúrbios androgênicos do envelhecimento masculino;
·         Doenças sexualmente transmissíveis (DST)

Em resumo: apesar do preconceito que ainda existe em relação ao exame, é simples e fácil detectar precocemente o câncer de próstata e tratá-lo adequadamente.
Só depende de você. Pense nisso!

                                  (Albert Einstein- espaço saúde)

Comentários

Postagens mais visitadas