Talassemia

Um em cada vinte pessoas no mundo tem o traço da talassemia sem saber

Esta doença hereditária pode ser fatal. Faça o teste!
A melhor herança que você pode deixar para os seus futuros filhos é a saúde.

 o que você precisa saber sobre a talassemia

O que é

A talassemia é uma doença hereditária causada pelo mau funcionamento da meduloa óssea, que produz uma forma anormal de hemoglobina (principal componente dos glóbulos vermelhos). Há muitos tipos de talassemia,  mais comum é a beta- talassemia, que se divide em talassemia minor e talassemia major.

A talassemia minor ou traço talassêmico ocorre quando a pessoa recebe o gene defeituos de apenas um dos pais, normalmente o único sintoma evidente é a cor da pele, que se apresenta mais branca do que nas pessoas normais.

A talasemia major também é chamada de anemia mediterrânea ou anemia de cooley. Os sintomas nas pessoas com esta forma de talassemia-herdada pelo gene defeituoso de ambos os pais- são:

  • Anemia grave desde o primeiro ano de vida
  • Fadiga e falta de ar
  • Pele amarela ou muito pálida
  • Problemas com o crescimento
  • Deformidades ósseas, se não tratada adequadamente

Sem tratamento apropriado, o portadr de talassemia major pode desenvolver sérias complicações de saúde ou chegar a óbito.

Há um outro tipo de talassemia chamado alfa maior, que causa a morte do bebê no parto ou durante a segunda metade da gravidez.


Como conviver com a doença?

Diagnóstico, tratamento e  expectativas

Com hemograma e eletroforese de hemoglobina seu médico pode diagnosticar a talassemia (ambos os testes são realizados com apenas uma amostra de sangue).
A talassemia minor não  requer nenhum tratamento.
Já a pessoa com talassemia major necessita de transplante de sangue a cada vinte dias ,em média, por toda a vida. Este procedimento causa acúmulo de ferro no corpo (que pode ser fatal), por isso as pessoas com este tipo de talassemia precisam fazer um tratamento chamado quelação do ferro, para tirar esse excesso.


Como prevenir que seus filhos nasçam com talassemia?

A talassemia é a doença hereditária mais comum no mundo, e grande parte da população desconhece ter.
É importante que o casal faça os exames necessários para detecção do traço talassêmico antes de pensar em ter filho , já que ambos forem portadores da talassemia minor, existe a probabilidade de 25% de gerar filho com talasemia major.


A cada ano no mundo nascem cerca de 90.000 crianças com talassemia

Hoje já existem métodos eficazes para um casal com traço talassêmico garantir que seu filho não nasça com talassemia major.


Entre no site http://www.abrasta.org.br/ e saiba quais.


A ABRASTA é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1982, que tem como missão melhorar as condições de tratamento e qualidade de vida dos portadores de talassemia do brasil. Para isso, disponibilizam a todo o apoio psicológico e jurídico, informações atualizadas, articulações nas políticas públicas do país e programas especiais para informar, educar e apoiar as pessoas com talassemia e as outras milhares de pessoas envolvidas com a doença.







Comentários

Postagens mais visitadas