CLIMATÉRIO

O HIPOESTROGENISMO 

O hipoestrogenismo pode favorecer o seguimento de diversos sintomas urogenitais, como: secura vaginal ( que pode associar á dispareunia). Prurida vulvar, algumas leucorreias, alterações, alterações da micção, infecções urinárias e distopias genitais.
O mecanismo que podem estar envolvidos nessas manifestações é:

* Redução da elasticidade e atrofia da mucosa uretral  e do colo vesical 
* Redução do colágeno e do aporte sanguíneo periuretral e genital;
* Redução do colágeno das estruturas pélvica e perivaginal ;
* Diminuição da espessura do epitélio vaginal;
* Redução da secreção de glicogênio vaginal.

A redução do nível hormonal leva á atrofia vaginal, com diminuição da espessura do epitélio e da secreção vaginal.Entre outras conseqüências, influi sobre a resposta sexual, porque gera dor e, conseqüentemente, bloqueio da sexualidade . 

SISTEMA ÓSSEO

Há grande demonstração de ação dos esteroides sexuais para a manutenção   da densidade mineral óssea. Ao que tudo indica, o principal mecanismo é por meio de redução da reabsorção óssea pela atuação de hormônios que inibem os osteoclastos .

O período mais critico de perda de massa óssea ocorre nos primeiros cinco anos, após a menopausa, quando se perde até 20% dela.

Há muitos estudos que demonstram o papel da  TERAPÊUTICA HORMONAL (TH) ESTROPROGESTACIONAL e da tibolona na prevenção da perda de massa óssea.
Existem evidências também de que a TH reduza o risco de fraturas em mulheres osteoporóticas 

O momento mais relevante para usar o TH na prevenção ou no tratamento desses distúrbios ósseos é, portanto, nos primeiros anos de pós-menopausa.







Comentários

Postagens mais visitadas