CUIDE DA SUA SAÚDE COM A MESMA DEDICAÇÃO QUE VOCÊ CUIDA DA SUA BELEZA.

CÂNCER DO COLO O ÚTERO, VOCÊ  PODE SE PREVENIR .

VEJA COMO: 

A infecção pelo papiloma vírus humana (HPV) é uma das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns em todo o mundo e é uma das principais causas do CÂNCER DO COLO DO ÚTERO nas mulheres.
 Você sabia que no Brasil o CÂNCER DO COLO DO ÚTERO É O SEGUNDO MAIS FREQUENTE NA POPULAÇÃO FEMININA, ATRÁS APENAS DO CÂNCER DE MAMA?
 São mais de 200 tipos de HPV, porém somente 16 deles podem levar ao câncer. Estima-se que 99.7% dos casos de câncer do colo do útero são causados por esses tipos de HPV.

COMO É TRANSMITIDO?

A transmissão pelo HPV acontece através de contato com a pele infectada e também por meio de contato com objetos ou roupas contaminadas.
 O uso do preservativo não protege adequadamente da exposição ao HPV, já que o preservativo não cobre os tecidos genitais externos ou anal. Porém, seu uso é importante pois pode prevenir outras doenças sexualmente transmissíveis .

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

A infecção pelo HPV oncogênico não provoca sintomas em seu estágio inicial, assim como o CÂNCER DO COLO DO ÚTERO, razão pela qual os exames regulares são tão importantes.
 As mulheres que desenvolvem o CÂNCER DO COLO DO ÚTERO  apresentam freqüentemente um ou mais dos seguintes sintomas :

* Sangramento entre os ciclos menstruais e depois das relações sexuais.
* Fluxos menstruais mais intensos.
* Corrimento com odor desagradável.
* Aumento da freqüência urinária.
* Dor nas costas 
* Dor abdominal 

COMO SE FAZ O DIAGNÓSTICO

O diagnóstico é feito através do exame de PAPANICOLAOU realizado pelo seu ginecologista. O exame consiste na coleta de células do COLO DO ÚTERO, que são levadas para serem analisadas em laboratório. O exame de Papanicolaou é um método indolor, simples e rápido 
 O diagnóstico de lesões que antecedem o CÂNCER DO COLO DO ÚTERO  é um dos principais motivo do exame.
 O exame de Colposcopia, que tem como objetivo verificar a extensão e o grau da lesão também pode ser solicitado pelo seu médico, caso o seu resultado do Papanicolaou tenha apresentado alguma alteração 

NÃO SE ASSUSTE 

As lesões que antecedem o Câncer do Colo do Útero passam por três estágios de desenvolvimento até a chegada do câncer.  Esses estágios  são conhecidos como :
NIC I, NIC II E NIC III.
 É importante lembrar que as maiorias dessas infecções são transitórias, onde o sistema imune consegue combatê- las de maneira eficiente, alcançando a cura, com eliminação completa do vírus.

TRATAMENTO 

O tratamento é individualizado, dependendo do grau, extensão, números, localização e aspectos das lesões.
Somente seu médico poderá definir o melhor tratamento pra você.

PREVINA-SE 

O Câncer do colo do útero pode ser evitado através da vacinação e do rastreamento de lesões pré-cancerosas. O tratamento precoce é importante para evitar a progressão  para o câncer .





Comentários

Postagens mais visitadas