CORAÇÃO

Pessoas acima de 60 anos correm um risco maior de desenvolver uma doença cardíaca. Mas é bem possível reverter a situação, em grande parte. É isso que revela um importante projeto de pesquisa chamado INTERHEART.

Seu pai ou sua mãe sofreu um ataque cardíaco precoce. Sim é verdade que um histórico familiar de ataques cardíacos precoces aumenta o risco em 50% com relação aos homens e em 70% em relação às mulheres. Você consegue superar isso atacando o fumo e a hipertensão arterial. Uma  pesquisa canadense publicada em 2011 sugere que a ingestão de mais de cinco porções de frutas, verduras e legumes crus pode diminuir o risco de doenças cardíaca em pessoas predispostas a isso por causa de um gene específico o cromossomo9p21. Aquelas que consumiam verduras e legumes crus além de frutas frescas e silvestres em grandes proporções apresentam risco de ataque cardíaco similar ás que não possuem o gene.

Você tem diabetes tipo 2 e hipertensão, que elevam o risco de doenças cardíaca.
Sim, comer com moderação e consciência, fazer exercícios físicos com regularidade e tomar os medicamentos, pode reduzir o risco. Então, não adie. Por exemplo, a obesidade aumenta as chances de desenvolver diabetes em 80 vezes.


OS INIMIGOS DO CORAÇÃO

Agora os especialistas conhecem as principais ameaças à saúde cardíaca. 


* COLESTEROL ALTO

* HIPERTENSÃO ARTERIAL

* DIABETES 

* ESTRESSE

* OBESIDADE 

* FUMO

OS AMIGOS DO CORAÇÃO 

Três estilos de vida ajudam a proteger o coração:

* COMER GRANDE QUANTIDADE DE FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES.

* EXERCITAR-SE O SUFICIENTE 

* MODERAR O CONSUMO DE ÁLCOOL


Segundo uma pesquisa, mais de um terço de homens e mulheres com idade entre 55 e 64 anos não se exercita o suficiente para se manter saudável. E a proporção aumenta aos 65 anos: mais da metade do total.
Ainda assim, o exercício físico faz muita diferença. Um estudo americano monitorou os padrões de exercícios físicos e a saúde cardíaca de 12.500 homens, entre 39 e 88 anos, durante 16 anos, e descobriu que os que andavam muito e subiam escadas eram os menos propensos a sofrer ataques cardíacos ou angina.






Comentários

Postagens mais visitadas