GLICEMIA

Glicemia é o nome dado á quantidade de glicose existente no sangue. Esse resultado está relacionado á insulina produzida pelo pâncreas e á quantidade de carboidratos ingeridos ao longo do dia. Dessa forma, o alto consumo de carboidratos provoca a elevação da glicemia. Em pessoas saudáveis, o pâncreas compensa o excesso produzindo mais insulina ára que a glicose seja absorvida pelas células. Quando o pâncreas não consegue aumentar a produção de insulina, temos um quadro de diabetes.
O excesso de glicose no sangue é a chamada hiperglicemia, ou seja, o corpo não produz insulina suficiente para que a glicose entre nas células. O oposto, ou seja, quando há baixo consumo de carboidratos em relação á insulina circulante, provoca a hipoglicemia, que é a falta de glicose no sangue. 
Para monitorar esse número, o exame recomendado é a glicemia em jejum, cujo resultado pode variar segundo os critérios abaixo: 

NORMAL: ABAIXO DE 100mg/dl
INTOLERÂNCIA A GLICOSE: JEJUM DE 100 A 125mg/dl; 02 HORAS APÓS 75g DE GLICOSE: DE 140  a 199mg/dl
DIABETES MELLITUS: JEJUM MAIOR QUE 126 mg/dl ; 02 horas  após 75g  DE GLICOSE : MAIOR QUE 200 mg/dl


Em resumo para manter a taxa ideal de glicose no organismo, é preciso equilibrar a quantidade de carboidrato ingeridos em relação á insulina que o pâncreas produz. 


Comentários

Postagens mais visitadas