AS CAMADAS DA PELE

A pele é constituída por três camadas distintas:
Epiderme, Derme e Hipoderme, porém uma depende da outra para o equilíbrio desse importante órgão, que é a pele humana, e também para o bom funcionamento de nosso organismo.

A epiderme é a parte mais externa da pele e que fica em contato com o meio ambiente, tendo, por isso, a função de proteger o organismo contra os danos causados por agentes externos. Composta por tecido epitelial, a epiderme possui cinco camadas: basal, espinhosa, granulosa, lúcida e córnea.

A derme é a segunda camada da pele, formada por tecido conjuntivo que, ao contrário do tecido epitelial, epiderme possui cinco camadas: basal, espinhosa, granulosa, lúcida e córnea.
A derme é a segunda camada da pele, formada por tecido conjuntivo que, ao contrário do tecido epitelial da epiderme, é ricamente vascularizado. Os mecanismos responsáveis pelo tato estão na derme. Nela também estão presentes algumas glândulas, como as sudoríparas a as sebáceas.

A hipoderme, ou tela subcutânea, é a última camada da pele. É composta por células gordurosas e é responsável pela reserva de nutrientes, e pela proteção dos vasos e nervos 


Proteja-se 

A principal causa do câncer de pele é a exposição excessiva ao sol sem proteção adequada. O melanoma é a forma mais agressiva da doença. De acordo com Instituto Nacional do Câncer (INCA) o câncer de pele não- melanoma é o mais frequente no Brasil, representando 25% de todos os casos de diagnóstico de câncer.
Em 2013, foram 1,7 mil mortes causadas por não-melanoma e 1,5 mil mortes por melanoma. Os principais sintomas de melanoma são o surgimento de manchas e pintas ou aumento de pintas já existentes. Já no não melanoma são feridas que demoram mais de quatro semanas para cicatrizarem e manchas que coçam.
A sociedades Brasileira de Dermatologia recomenda o uso diário de protetor solar FPS30 com proteção UVA e UVB e evitar a exposição das 10h às 16h, período em que os raios UVB são mais fortes 


QUEIMADURAS DA PELE 

ESTÁGIOS, queimadura de PRIMEIRO GRAU atinge a EPIDERME  
                     Queimadura de SEGUNDO GRAU atinge a DERME 
                     Queimadura de TERCEIRO GRAU atinge a HIPODERME  











Comentários

Postagens mais visitadas