O AÇAFRÃO-DA-TERRA


O açafrão -da -terra, também conhecido como, cúrcuma, açafrão da Índia e gengibre amarelo, é uma raiz da família do gengibre. No mundo todo há mais de 100 espécies da família Cúrcuma, mas o açafrão que consumimos vem da Cúrcuma longa. Este tempero se destaca pela ação antienvelhecimento e antioxidante e segundo uma pesquisa da Universidade da Califórnia é capaz de reduzir o risco da doença de Alzheimer. 
A cúrcuma também protege contra diversos tipos de câncer e tem ação anti-inflamatória. 
Este tempero se destaca pela ação antienvelhecimento e antioxidante e segundo uma pesquisa é capaz de reduzir o risco da doença de Alzheimer. A cúrcuma também protege contra diversos tipos de câncer e tem ação anti-inflamatória. Tome cuidado para não confundir o açafrão-da-terra com o açafrão vermelho. Este último é oriundo dos pistilos de uma flor e é considerado a especiaria mais cara do mundo, o açafrão-da-terra é muito mais acessível.

O tempero ainda conta com ferro, que previne anemias, manganês, essencial para o metabolismo do colesterol e para o crescimento, cálcio, que é aliado dos ossos e dentes, e magnésio, importante para o metabolismo da glicose. Proteína, boa para os músculos gordura e um elevado teor de fibra solúvel, que melhora o trânsito intestinal, também estão presente no açafrão da terra. No entanto, o seu grande valor reside na cúrcuma, um polifenol com ação antioxidante e anti-inflamatória, responsável pela cor amarela intensa do açafrão.

Comentários

Postagens mais visitadas