Novembro Azul: pandemia afasta homens dos exames preventivos

Exames diagnósticos e cirurgia para retirada da próstata por câncer tiveram redução significativa durante o período pandêmico.






Os exames preventivos incentivados pelo Novembro Azul são essenciais para que o câncer de próstata seja diagnosticado precocemente e, assim, haver a possibilidade de cura. Acontece que o sucesso da campanha, que vinha desconstruindo os estigmas acerca da doença e dos procedimentos diagnósticos, esbarrou na pandemia de Covid-19, que afastou os homens do consultório e dos cuidados com a saúde.

Dados da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) divulgados nesta segunda-feira (1º) mostram que o número de cirurgias para retirada da próstata em decorrência de câncer caiu 21,5% entre 2019 e 2020 no SUS (Sistema Único de Saúde).

A pandemia também impactou a realização de diagnósticos, os exames de PSA (antígeno prostático específico) e biópsia da próstata, que diagnosticam a presença de câncer, tiveram redução de 27% e 21% respectivamente.

Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata é o tumor mais frequente entre homens, e a projeção é de que 65.840 novos casos surjam apenas em 2021, mas é possível que muitos nem sejam diagnosticados.


PROCURE SEU MÉDICO ELE IRÁ TE ORIENTAR


Comentários

Postagens mais visitadas