Dica de consumo: Avocado


 


O avocado possui polpa preciosa, repleta de gorduras boas e outros nutrientes importantíssimos para a saúde.

O fruto é considerado calórico e não tolera exageros, mas estudos indicam que dá saciedade e ajuda na perda de peso. Ele também diminui a carga glicêmica da refeição e ajuda a reduzir a inflamação nas células, o que pode resultar em menos gordura no corpo.

As calorias do abacate dependerão do tamanho da fruta. Em 100 g do alimento, há 96 calorias e 8,4 g de gordura. Além disso, ele contém fibras, vitaminas do complexo B, K e C, além de potássio e cobre. Há muitos tipos diferentes de abacates, variando em cor, tamanho e forma.

 O consumo do avocado pode diminuir a pressão arterial, isso acontece devido à presença de potássio no alimento. Esse nutriente ajuda no controle da hipertensão e diversos estudos mostram que ter uma alta ingestão de potássio reduz a pressão arterial, pois auxilia no tônus vascular. Sabe-se que o abacate apresenta três vezes mais potássio do que a banana e esse mineral combate também o sódio no organismo, reduzindo a pressão arterial.

Muitos experts dizem que o tesouro desse abacate é a gordura monoinsaturada, amiga das artérias e do coração. Ele contribui para reduzir o colesterol ruim do organismo e diminuir a pressão arterial, que são os fatores de risco para as doenças cardiovasculares. E o óleo de abacate previne o desenvolvimento de lesões das artérias. O abacate é rico em fitosteróis, que são quimicamente semelhantes ao colesterol absorvido pelo organismo.

Além deste benefício, a fruta possui também em sua composição uma substância antioxidante chamada glutationa, que é produzida naturalmente pelo organismo. Por isso, ao consumir o abacate a pessoa consegue reduzir o cortisol, o "hormônio do estresse". A fruta também ajuda a controlar a ansiedade devido ao potássio e ao lítio e também contribui para garantir uma boa noite de sono. A vitamina B3, encontrada no abacate, age no sistema nervoso contribuindo para a manutenção da produção de alguns hormônios que proporcionam uma sensação de relaxamento no organismo.

O abacate é fonte de fibras solúveis, ajudando na regularização do funcionamento do intestino. Além disso, as gorduras monoinsaturadas presentes no alimento podem auxiliar na lubrificação das fezes. Dessa forma, o consumo regular da fruta contribui para que a pessoa não fique constipada e facilita a hora da evacuação.

Ao contrário da maioria das frutas, os abacates não acumulam tantos açucares. Assim o sabor é suave – que é ótimo para pratos salgados. O abacate é bastante versátil podendo ser consumido em receitas doces e salgadas. Uma forma bastante comum no Brasil é a vitamina de abacate com leite e açúcar batida no liquidificador. Muitas pessoas também gostam da fruta amassada com açúcar ou limão.

E para quem gosta de ousar na cozinha, é possível inovar com uma maionese de abacate e fazer acompanhamentos de pratos com batatas, por exemplo. Você pode combinar abacate com verduras de folhas verdes, como couve e frutas como banana, abacaxi ou frutas vermelhas para preparar diversos smoothies.

 

Fonte: Acervo Dr. Salomon Katz

Comentários

Postagens mais visitadas