Como prevenir e tratar varizes

O que são varizes de membros inferiores?

As varizes são caracterizadas pela dilatação, alongamento e aumento do diâmetro das veias dos membros inferiores. Apresentam uma prevalência de 28% na população geral, sendo encontrada em 30% dos homens e 45% das mulheres.
Segundo pesquisa da organização mundial de saúde (OMS), um em cada cinco adultos sofre com as inflamações nas veias que podem ter origem primária ou secundária.

Que fatores favorecem o aparecimento das varizes?

As varizes primárias quase sempre têm caráter hereditário, atingem as duas pernas e são decorrentes de problemas congênitos de veias e válvulas. Já as secundárias, surgem por diversos motivos:

- Obesidade;
- Gestação;
- Uso de anticoncepcionais;
- Trombose venosa;
- Falta de exercícios físicos;
- Permanência de longas horas em pé ou sentado
- Tabagismo;
- Constipação intestinal;
- Predisposição genética.

Prevenção e tratamento

As meias de compressão graduada facilitam o retorno sanguíneo ao coração, pois tem uma compressão maior na altura do tornozelo, decrescendo á medida que sobe para a coxa. Para a utilização correta das meias, deve se feita uma avaliação do tamanho e compressão adequado para cada pessoa.
Está comprovado que o uso da meia elástica melhora clinicamente os indesejáveis sintomas de dores, inchaço e cansaço nas pernas, além de prevenir problemas futuros, se usadas periodicamente.

Comentários

Postagens mais visitadas