Derrames cerebrais: Como reconhecer

Leia ao menos a primeira pagina desta materia
E aprenda a identificar um AVC !

Segundo os neurologistas, atender uma vítima de derrame dentro das primeiras três horas pode reverter totalmente os efeitos. O segredo é reconhecer o derrame e oferecer o tratamento médico correspondente.

Reconhecendo um AVC

Infelizmente, a falta de atenção quanto aos sintomas de um AVC torna-se desastrosa. A vítima do derrame pode sofrer severa consequencia cerebral quando as pessoas que o presenciaram falham em reconhecer os sintomas.

Os especialistas dizem que uma testemunha qualquer pode reconhecer um AVC fazendo à vítima estas quatro simples solicitações:

1- Sorria.
2- Fale uma frase simples com coerência.

“hoje o dia está bonito”, por exemplo.

3- Levante os dois braços.
4- ponha a língua para fora sem entortá-la .

Se a vitima tiver algum problema em realizar uma destas tarefas, chame a emergência médica imediatamente (192) e descreva-lhe os sintomas. Caso não seja possível chamar uma ambulância, leve o paciente rapidamente a uma clínica ou hospital.

O que é um AVC ?

Um Acidente Vascular Cerebral (AVC), ou derrame cerebral, ocorre quando a circulação sangínea para o cerebro falha. Então, as células cerebrais podem morrer por falta de oxigênio devido á diminuição no fluxo sanguínio.

Há dois tipos de AVCS

Há duas categorias gerais de derrames cerebrais: aqueles causados pelo bloqueio de fluxo sanguínio (isquêmicos) e aqueles decorrentes de sangramento (hemorrágicos).

O bloqueio de um vaso sanguínio no cerebro ou pescoço, ainda que geralmente não fatal, é a causa mais frequente de derrame cerebral, sendo responsável por em torno de 85% dos casos. Isso é chamado de “derrame isquêmico”. Esses bloqueios são resultado de três condições:

A) Trombose: a formação de coágulos dentro do vaso sanguínio no cerebro ou pescoço

B) Embolia: a movimentação do coágulo para outra parte do corpo como do coração para
o cérebro ou pescoço.

C) Estenose: umestreitamento severo de uma artéria no cérebro ou que vai para ele.

O sangramento dentro do cérebro (hemorragia cerebral) ou nos espaços que o envolvem causam o segundo tipo de acidente cerebral, chamado de “derrame hemorrágico”. É provocado por uma rotura ou derrame arterial.

Os dois tipos de AVC só podem ser distinguidos pela realização de tomografia computadorizada cerebral ou ressonância magnetica cerebral, uma vez que os sintomas são semelhantes.

Os AVCS passíveis de terapêutica com bom prognóstico por trombólise(dissolvendo o coágulo)quando efetuado nas primeiras horas após o início dos sintomas são os AVCS isquêmicos.

Em caso de derrame (rotura arterial), a trombólisen é contra-indicada.
Neste caso, os tratamentos disponíveis não permitem, geralmente, uma recuperação tão completa dos danos cerebrais, mesmo se aplicados nas primeiras horas.

Os sinais de um AVC

Os sinais que podem denunciar um AVC indicam que o cérebro não está recebendo oxigênio suficiente. Caso você observe um ou mais desses sinais de derrame cerebral chame um médico imediatamente:

* Súbita fraqueza e falta de sensibilidade na face, braços ou pernas, especialmente em um lado
do corpo.

* Súbita confusão, dificuldade de falar e de compreensão.

* Súbita dificuldade para ver em um ou nos dois olhos.

* Súbita dificuldade de caminhar, tontura, perda de equilibrio e de coordenação.

* Dor de cabeça súbita, muito severa e sem causa conhecida.

Outros sinais de perigo podem incluir visão dupla, sonolência, náusea ou vômitos.
Algumas vezes os sinais de aviso podem durar apenas alguns momentos e então desaparecer. Esses episódios breves, conhecidos como ataques isquêmicos transientes, são algumas vezes chamados de “miniderrames”.
Embora breves, eles identificam condições subordinadas sérias que não serão curadas sem ajuda médica. Episódios repetidos deste gênero podem deixar sequelas graves. Portanto, a situação merece a urgência dos sintomas que não desaparecem.

O que fazer?

Tempo é tudo para preservar o cérebro do ataque provocado por um derrame. Assim, ganhar reles minutos diminui o risco de graves sequelas. A primeira providência nesse caso é correr e ligar para o número (192).
Caso esteja em um local afastado e não dê tempo para aguardar uma ambulância, leve a vítima de AVC imediatamente a um hospital, de preferência com serviços de assistência neurológica. Procure deixa-la sentada ou deitada no banco de trás, da maneira mais confortàvel possível.
Nunca ofereça remédios á vítima de um AVC. Se há suspeitas de que o indivíduo esteja sofrendo um derrame, jamais ofereça qualquer medicamento a ele; remédios podem piorar a dimensão do Acidente Vascular Cerebral.

Comentários

Postagens mais visitadas