Saúde!

O sal na alimentação: Ele pode ser uma grande ameaça à sua família!!!

O nome científico do sal de cozinha é cloreto de sódio (naci)

Um mineral composto por sódio e cloro.
Apenas 5% do sal recolhido do mar é utilizado para o consumo humano. O restante vai para a indústria, para fabricar papel, tecidos, cosméticos, tinturas, detergentes, remédios, etc.

A IMPORTÂNCIA DO SAL

O sal é necessário para manter a vida.
O sódio tem funções nobres no organismo:
.controlar o equilíbrio da água do corpo.
.contribuir para transmitir os impulsos nervosos do cérebro para todo o corpo.
.permitir a contração muscular.
.participar da regulação do ritmo coronário.
.agir na entrada e saída de substâncias das células.
O cloro também é importantíssimo para o bom funcionamento do corpo humano:
.atua como ativador das enzimas e é fundamental para o processo digestivo. No estômago, é a base para o suco gástrico que ajuda a digerir os alimentos. No intestino, é essencial para a absorção da glicose e para o transporte de várias substâncias.

Aumenta a capacidade do sangue de carregar gás carbônico das células para o pulmão.

PRESSÃO ALTA

Quando comemos uma comidinha mais salgada... Dá uma sede!
A ingestão excessiva de sal faz aumentar a quantidade de sódio no sangue.
O equilíbrio entre sódio e água no organismo tem que ser perfeito. Existindo mais sódio, precisa haver mais água.
Ingerindo sal em excesso, aumenta o nível de sódio no sangue. Complicados mecanismos hormonais entram em ação para equilibrar as águas corporais.
Se este equilíbrio não ocorrer, o organismo passa a retirar água de dentro das células, provocando desidratação e até risco de morte.
O aumento do volume do sangue por causa do aumento da quantidade de água - para diluir o sódio-faz aumentar a pressão dentro das artérias.
Quando as águas da chuva são intensas, os rios não conseguem conter a pressão destas águas em suas margens e ocorrem as inundações. Mas as artérias e veias não podem deixar o sangue e inundar o nosso corpo.
Então, a quantidade aumentada de líquidos fica presa e aumenta a pressão dentro das artérias, provocando a hipertensão arterial
A pressão alta dentro das artérias vai machucando suas paredes, que podem se romper (derrame) ou entupir (infarto).

HÁBITO ALIMENTAR

É importante levar em consideração que o gosto pelo sal- a vontade de consumi-lo- é algo adquirido com o tempo. Depende dos costumes alimentares.
O bebê, ou a criança, poderá ser um adulto com pressão alta dependendo também do que vivenciar em relação à quantidade de sal para satisfazer seu paladar.
O leite materno tem somente um “pinguinho” de sal. Porque a “natureza” sabe que o sódio é indispensável para o bebê- mas sem excessos.
A organização mundial da saúde determina que a quantidade máxima de sal que cada adulto deve consumir por dia é igual a 5 gramas.
Cinco gramas é o que cabe em uma colher de chá. A colher de sopa contém aproximadamente o triplo disto.
Cinco gramas de sal correspondem a aproximadamente 2 gramas de sódio.
No Brasil, cada pessoa ingere em média 10 gramas de sal por dia, o dobro da quantidade recomendada.
Quem vive de sanduíches, batatas fritas, salgadinhos e comida industrializada, pode chegar a 20 gramas por dia ou mais.
Dez gramas de sal obrigam o organismo a reter 1 litro de água, que aumenta o volume de sangue circulando, que obriga o coração a trabalhar com mais força, que aumenta a pressão arterial, que é prejudicial para a saúde.
Assim como nós, humanos, temos sal em nosso organismo, todos os outros seres vivos também têm. A carne de vaca é naturalmente salgada, assim como a das aves e peixes. Os vegetais também contêm sal, ainda que em menor quantidade. As quantidades de sal contidas nestes alimentos não são prejudiciais aos homens. Os alimentos naturais começam a ser uma “ameaça” quando industrializados. Um único sanduíche pode ter 80% do sal necessário por dia.

CUIDADOS

. Elimine o uso do saleiro.

Assim como os maços de cigarro, os saleiros também deveriam vir com uma advertência de perigo quanto ao seu uso. O sal contido nos alimentos já é mais do que suficiente para a saúde.
Não é necessário acrescentar mais sal na comida. Não deixe as crianças usarem, nem dê o exemplo.
.verifique a quantidade de sódio nas informações nutricionais dos produtos industrializados consumidos. Decida se você deseja tal quantidade de sal na sua vida. Não se esqueça de verificar também a quantidade de “glutamato monossódico”, que também é sódio.
As informações nutricionais constam nas embalagens dos alimentos, geralmente com uma letra muito pequena. O valor diário (vd) máximo recomendável para o sódio é de 2,4 gramas (2.400mg) – que corresponde a aproximadamente 5 gramas de sal.

. Prefira alimentos frescos.

Aprenda a usar e abusar dos temperos naturais: alho, cebola, manjericão, alecrim, orégano, salsinha, tomilho, cebolinha, hortelã, curry e outros.
. Evite conservas (azeitonas, picles, patês, palmitos, etc.), enlatados, alimentos em pó (sopas, temperos) e embutidos (salsicha, salame).
.evite os “salgadinhos” (biscoito salgado, amendoim, batata frita) e os sanduíches prontos.

Comentários

Postagens mais visitadas