A memória e a terceira idade

A boa qualidade de vida na terceira idade está muito ligada à memória, pois uma boa memória nos torna mais participantes da vida familiar e comunitária.


Esquecer fatos e dados é algo que acontece desde a nossa mais tenra idade. Porém à medida que envelhecemos os esquecimentos podem tornar-se mais freqüentes e passam a ser motivo de grande preocupação e angústia.

Valorizar estes esquecimentos exageradamente está errado, porém, ignorá-los completamente é errado também.

As mulheres tendem a apresentar alterações da memória mais frequentemente que os homens. Isto se deve ao fato da mulher ter o costume de realizar várias tarefas simultaneamente, distraindo-se ou não dando a devida atenção a cada uma delas.

Um dos maiores motivos de não lembrarmos muitos fatos é não termos prestados atenção no momento em que estavam acontecendo. Portanto não é problema de memória e sim de desatenção.

Para melhorarmos nossa atenção e memória existem rotinas e “truques”.

1 – tentar fazer uma atividade por vez.

- não atender ao telefone prestando atenção na televisão.
- não conversar e bordar ao mesmo tempo.

2 _ esforçar-se para gravar mentalmente tarefas.

- repetir mentalmente 2 vezes o que pretende ir buscar em antes de se dirigir a ele.


Por exemplo, antes de sair da sala e ir até o quarto pegar o chaveiro, repetir 3 vezes: vou buscar o chaveiro, vou buscar o chaveiro, vou buscar o chaveiro!!!

3 _ todos os dias pela manhã informa-se qual é o dia do mês, da semana. Tentar lembrar-se de alguém querido que faça aniversário neste dia. Se depois de 10 minutos, não se lembrar, pegar a agenda de aniversário e consultar.

4 – uma vez por dia tentar lembrar nome completo de um parente ou de um amigo (a), data de nascimento e/ou idade e/ ou um fato da vida dele (a) que foi importante para você.


5 – todos os dias repetir mentalmente sua idade, sua data de nascimento.


6 – comprar revistas de palavras cruzadas e só começar uma quando tiver certeza de que tem tempo para terminá-la. Começar e ir até o fim, sem deixá-la incompleta.


7 – quando estiver lendo um livro, ao fechá-lo tentar recordar o que leu no dia. Se dormir lendo, ao acordar tentar recordar do que leu antes de dormir.


8 – para quem achar válido, fazer um diário no final do dia, tal qual uma adolescente.


9 – para quem tem netas, sugiro escrever um caderno com receitas de comida que lhe agradam.


10 – jogue cartas sempre que possível com amigas da mesma idade ou com parentes mais jovens.


11 – conte para pessoas mais jovens fatos pitorescos de sua vida. A curiosidade deles fará você tentar lembrar-se de mais acontecimentos.

Tomar remédios naturais para a memória como o ginko biloba, só será útil se você tentar fazer algumas tarefas acima. Remédios não solucionam falta de atenção.

Salomon Katz

Comentários

Postagens mais visitadas