Higiene Íntima

A limpeza adequada da região vaginal é fundamental
Para o equilíbrio da saúde feminina

É indiscutível que bons hábitos de higiene são importantes para a saúde.
Mas será que alguma parte do corpo merece uma atenção especial na hora da assepsia? Prontamente, os especialistas respondem que sim. No caso das mulheres a atenção redobrada é em relação à região genital. A rotina feminina tem mudado cada vez mais e, com a correria cotidiana e o acúmulo de tarefas, elas podem ficar expostas a um elevado nível de estresse, que enfraquece as defesas do organismo, deixando o corpo mais suscetível a doenças e infecções.
Além disso, o uso de calças apertadas, calcinhas fabricadas com materiais sintéticos e depilação feita com cera ou com lâmina também são alguns fatores que provocam a irritação da região íntima, o que altera o ph vaginal e cria um local propício para o surgimento de fungos, bactérias e outros desconfortos ginecológicos como corrimento e odor.

Conheça seu corpo

Segundo Simone Nogueira, ginecologista da clínica Dale e membro da sociedade de ginecologia e obstetrícia do rio de janeiro, “a região genital feminina é produtora de secreções, assim como temos a saliva da boca, a secreção nasal e a do ouvido, por exemplo. O muco vaginal normal é transparente ou amarelo claro, sem odor, e não deve ser acompanhado de prurido ou vermelhidão na região, pois qualquer um destes sintomas já denota infecção”.
A alteração do ph pode causar conseqüências importantes e bem incômodas á mulher, por isso, é fundamental ficar atenta a qualquer sinal que apareça e procurar um médico para receber orientação. “o desequilíbrio da flora causa o aparecimento de alguma das três infecções mais freqüentes na genitália feminina: tricomoníase, candidíase e vaginose bacteriana”, comenta José Bento de Souza, ginecologista especialista em reprodução humana e saúde da mulher, de São Paulo.

Limpeza na medida certa

Realmente não restam dúvidas sobre a importância da higiene íntima. E, talvez, você esteja se perguntando por que, mesmo higienizando a região diariamente, vez ou outra alguns problemas acabam aparecendo. A resposta para a sua dúvida é simples e ao mesmo tempo surpreendente: provavelmente você não esteja executando a tarefa da maneira correta! “muitas vezes, na preocupação excessiva de se limpar, a mulher acaba machucando a mucosa genital”, explica Rogério Leão, ginecologista do instituto paulista de ginecologia e obstetrícia (IPGO).

Outro ponto importante é que a limpeza deve ser feita apenas externamente. “lavagens internas, como as tradicionais duchas vaginais, também podem prejudicar a defesa natural do corpo, além de levar, muitas vezes, à irritação da mucosa”, ressalta o especialista. O recomendado é que os cuidados com a área íntima sejam feitos de maneira constante, com produtos indicados para o uso diário e que sejam neutros, pois não alteram o ph vaginal. E saiba que uma vez ao dia o uso de sabonetes específicos para essa região é indispensável.

Aliados da mulher

Em determinadas fases da vida, o uso de sabonetes íntimos se faz ainda mais necessário. No período menstrual e no início da menopausa, o ph tende a ficar mais alcalino e a ocorrência de infecções urinárias é maior. Isso porque “nesta última fase, devido á ausência de hormônios, a mulher pode estar com a mucosa da área genital mais sensível e ressecada”, alerta Simone.
Outro artifício que pode ajudar na saúde da região são os lenços umedecidos. Eles são indicados após a utilização de banheiros públicos e, em especial, durante viagens prolongadas-principalmente após a evacuação, passando no sentido de “frente para trás”, já que devido á proximidade do ânus com a uretra, pode ocorrer contaminação com bactérias, que propiciam a infecção urinária. Mas lembre-se: eles devem ser usados com cautela e apenas como alternativos quando não se está em casa ou num local onde se possa realizar a higiene adequada, e a aplicação devem ser muito suaves para não remover a camada protetora da pele.

Autoconfiança garantida

Além de ser peça-chave para a saúde plena da mulher, o ginecologista do IPGO ressalta outro fator onde a higienização correta se faz presente e, mais uma vez, contribui para os benefícios ao corpo feminino: “a higienização íntima ajuda na auto-estima da mulher. Ela se sente mais segura para o ato sexual, sabendo que está limpa e com higiene adequada”.

Entenda o que é ph

Certamente você já ouviu falar sobre potencial hidrogeniônico. Mais conhecido como ph. O índice é utilizado
Par indicar se certo material é ácido, neutro ou alcalino.
O ph vaginal é de 5.9 e considerado ácido.
E é justamente esta acidez que auxilia na defesa contra micro-organismos e na boa manutenção da barreira cutânea.
Logo, é preciso haver um meio-termo. Afinal, o excesso ou a falta de higiene – além do uso de sabonetes inadequados - podem provocar o desequilíbrio da flora vaginal. Por isso
Na hora de escolher o produto nas prateleiras dos mercados ou drogarias. Fique atenta ao ph e prefira aqueles dentro da faixa de 1 a 6.9.

Sabonetes íntimos para todos os gostos

Dermacyd
Íntimo
Sabonete íntimo líquido intimus
Lucretin mulher
Higeia da natura
Íntimo double effect nívea

Aliados para deixar na bolsa

Lenços umedecidos femininos da íntimus
Higeia lenços umedecidos femininos da natura
Lenços umedecidos lucretin
Íntimo da nívea

Classificação do ph

Ácido de 1 a 6.9
Neutro 7
Alcalino de 7.1 a 14

Comentários

Postagens mais visitadas