Cãibras

Qual o problema?

Às vezes surgem durante os exercícios, mas o problema também pode ocorrer se uma parte do corpo tiver ficado na mesma posição por horas.
De fato, as cãibras são causadas pelo acionamento repetido de um determinado músculo, desidratação, estresse ou fadiga.
Mas se você sente cãibras nas panturrilhas quando tenta dormir, ou se um músculo “trava” com freqüência sem razão aparente, o problema está em um sinal químico equivocado vindo do sistema nervoso, que “manda” o músculo se contrair, e pode estar associado a um desequilíbrio de potássio e sódio.

O que fazer

Aqueça o local

Aplique uma toalha aquecida ou compressa úmida e quente no músculo dolorido, para relaxar o espasmo e aumentar o fluxo de sangue nos tecidos afetados.

Tome um longo banho morno de chuveiro ou de banheira. Para um alívio extra, junte á água ½ xícara de sal de Epson. O magnésio contido nesse produto promove o relaxamento muscular.

Pressione o ponto doloroso

Encontre o epicentro da cãibra. Pressione este ponto com o polegar, com a palma da mão ou com o punho levemente cerrado. Mantenha a pressão por 10 segundos, relaxe por outros 10 segundos e depois pressione novamente. Se sentir um leve desconforto, e não uma dor lancinante, o procedimento está correto. Após uma série de repetições, a dor da cãibra deve começar a ceder.

Friccione o local

Misture 1 parte de óleo de gaultéria com 4 partes de óleo vegetal e massageie o local da cãibra. A gautéria contém metilsalicilato (substância relacionada com a aspirina), que alivia a dor e estimula o fluxo sanguíneo. Essa mistura pode ser usada várias vezes por dia, mas não associada a uma compressa quente – ela pode queimar a pele.

Acabe com as cãibras noturnas

Antes de dormir, beba um copo de água tônica, que contém quinina, remédio popular para cãibras. As pesquisas já confirmaram a eficácia do quinina nas cãibras noturnas nas
pernas. No entanto, não tome tabletes de quinina; eles podem causar graves efeitos colaterais, como zumbidos nos ouvidos e distúrbios da visão.


Para prevenir cãibras noturnas na panturrilha, tente não dormir com os dedos dos pés esticados. E não deixe os lençóis muito esticados – os dedos dos pés ficam curvados para baixo, desencadeando as cãibras. Também tome vitamina e para prevenir cãibras noturnas nas pernas, estudos sugerem que a vitamina e melhora o fluxo através das artérias.

Não se esqueça dos minerais

Níveis baixos de eletrólitos podem contribuir para as cãibras.
Cereais integrais, nozes e feijões são boas fontes de magnésio. O potássio é fornecido especialmente por bananas, laranjas e melões. Os laticínios suprem a demanda de cálcio.
Você usa diuréticos para hipertensão? O aumento do volume urinário pode estar eliminando potássio do organismo (hipocalemia), que pode provocar fadiga, fraqueza e espasmos musculares. Pergunte a seu médico se é possível mudar o medicamento por outro que não seja diurético.

Fique hidratado

As cãibras são muitas vezes causadas por desidratação.
Se você tem cãibras durante exercícios, beba 2 copos de água
2 horas antes de cada sessão. Em seguida, espere e beba 200 ml a cada 20 minutos. Se estiver transpirando muito, tome uma bebida isotônica, como gatorade, que repõe a perda de sódio e de outros eletrólitos.


Fonte seleções Reader’s Digest
              1.001 remédios caseiros

Comentários

Postagens mais visitadas