Sinvastatinas x Câncer

Os médicos em geral e os cardiologistas em particular dão importância ao LDL colesterol alto (LDL: colesterol “ruim”), com muita propriedade, devido ao maior risco de aterosclerose coronariana, cerebral e periférica. Muitos sabem também que o LDL colesterol somente se torna “ruim” quando é oxidado pelos radicais livres gerados por metais tóxicos, pesticidas, excesso de cobre , excesso de ferro , etc.., mas, nada fazem a respeito. Pior ainda, fazem de tudo para diminuir o LDL a níveis inferiores a 100 MG%. Senão vejamos. Em 2007, o médico e pesquisador Alsheikh-Ali da Universidade de Medicina de Tufts – Boston USA, em estudo prospectivo e randomizado envolvendo 23 trabalhos onde foram registrados 309.506 pessoas tratadas por ano com algum tipo de estatina (sinvastatina, lovastatina, atorvastatina, fluvastatina,rosuvastatina, etc..) Mostrou um fato de real valor prático e orientador: o risco de câncer está significantemente associado com os baixos níveis de LDL colesterol no sangue provocados pelas estatinas. Acresce que os benefícios dos baixos níveis do LDL colesterol que se alcança com o uso das estatinas são perdidos, pois, estes pacientes vão morrer de câncer e não de infarto do miocárdio ou derrame cerebral.
Em 2008, o autor volta a escrever sobre o risco de câncer provocado pela grande diminuição do LDL colesterol em pacientes tratados com estatinas. Uma revisão sistemática de 15 trabalhos randomizados de bom nível registrou 437.017 pessoas-ano tratadas com estatinas. O estudo revelou que a diminuição dos níveis de LDL - colesterol no sangue se associava significantemente com o maior risco de câncer. O risco de câncer aumentava 2,2% para cada 10 MG% de diminuição do LDL. Em 2009 o mesmo autor chegou à mesma conclusão.
Entretanto, nós podemos imaginar a pressão política que Alsheikh-Ali foi submetido, pois a sua conclusão final nos trabalhos de 2008 e 2009 lembra os sofistas da antiga Grécia: “However, statins, despite producing marked reductions in LDL-C, are not associated with an increased risk of câncer”. São os pesquisadores nas mãos da indústria vergonhosa. É a Ciência mentirosa nas mãos de empresários inescrupulosos.
Quantos trabalhos de aparência séria são jogados na literatura médica e considerados de bom nível pelos Editores de Revistas consagradas e reconhecidas como sérias? Geralmente, com honrosas exceções, os Editores têm conflitos de interesse não declarados.
(fonte: Dr. Jose de Felippe Junior-artigo publicado na Associação Brasileira de Medicina Complementar-2009)

Comentários

Postagens mais visitadas