Óleos com jeito de azeite

PARA DAR MAIS SABOR A UM PRATO, HÁ MUITO MAIS DO QUE AZEITE NAS GÔNDOLAS DOS SUPERMERCADOS.
VEJAM ALGUNS:

ÓLEO DE LINHAÇA
BENEFÍCIOS: é rico em ácido linolênico, também conhecido como ômega-3, que reduz o risco de infarto e outras doenças cardiovasculares.
COMBINA COM: saladas. Os chefs recomendam usá-lo para temperar saladas verdes com pedaços de frutas. Por não ter um sabor muito acentuado, ele interfere pouco nos ingredientes mais fortes, como a manga, por exemplo. Pode ser levemente aquecido e usado para regar pratos prontos, como carnes brancas ou legumes grelhados.

ÓLEO DE CASTANHA-DO-PARÁ
BENEFÍCIOS: rico em ácido linoléico, o ômega-6, e em ácido oléico, conhecido como ômega-9.
Essas gorduras poli-insaturadas ajudam a diminuir o colesterol ruim quando consumidas com moderação.
COMBINA COM: pratos com queijos. Por ter um sabor mais adocicado, o óleo de castanha é perfeito para finalizar risotos que levam queijo no preparo.

ÓLEO DE SEMENTE DE ABÓBORA
BENEFÍCIOS: contém vitamina E, um poderoso antioxidante, que combate a ação de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular. Tem ainda alta concentração de ômega-6. O uso combinado com óleo de linhaça, rico em ômega-3, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.
COMBINA COM: alimentos grelhados. De sabor mais neutro, o óleo de semente de abóbora deve ser usado para regar alimentos leves, como legumes e peixes.

ÓLEO DE GERGELIM
BENEFÍCIOS: é fonte de vitamina E, antioxidante que, como já disse, freia a ação dos radicais livres.
COMBINA COM: pratos orientais. Pode ser usado para grelhar shiitake ou no preparo
de frango xadrez e yakisoba. Uma opção é a versão de gergelim torrado, com sabor ainda mais forte. Uma pequena quantidade de óleo de gergelim torrado reforça o exotismo do prato.

ÓLEO DE NOZ-DE-MACADÂMIA
BENEFÍCIOS: tem 80% de gordura monoinsaturada, a gordura do bem, que aumenta o colesterol bom, o HDL, e diminui o colesterol ruim, o LDL.
COMBINA COM: sobremesas. Uma ótima opção é derreter chocolate amargo com óleo de macadâmia para fazer bombons e recheios trufados.

ÓLEO DE NOZ-PECÃ
BENEFÍCIOS: é abundante em gordura monoinsaturada, que ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue.
COMBINA COM: sobremesas e peixes. Mais adocicado, o óleo de noz-pecã dá um aroma característico a bolos e frutas flambadas e destaca alimentos leves, como peixes.

FONTE: REVISTA VEJA

Comentários

Postagens mais visitadas