Pele bem hidratada

O PODER AO SEU ALCANCE
UREIA

O QUE É EXATAMENTE A UREIA?
É uma molécula presente no nosso organismo, sendo um componente do FHN (Fator de Hidratação Natural), cuja ação é hogroscópica, ou seja, atrai água para a camada mais superficial da pele e mantém a hidratação da mesma. Em produtos cosméticos, sua ação depende da concentração, sendo essencialmente hidratante em baixas concentrações, mas queratolítica em altas concentrações. Possui outras ações, como antimicrobiana e anti-inflamatória.
Sendo uma molécula já presente no nosso organismo, é considerada um hidratante natural. É um agente umectante amplamente utilizado em produtos cosméticos. Em concentrações até 10%, apresenta sua ação principal de hidratação e acima de 10%, é utilizada como agente queratolítico, que promove descamação e está indicada para áreas espessadas ou de calosidade.
Dependendo de sua concentração no produto final, pode haver limitações de uso.
Por exemplo, na face, é indicado que se utilizem formulações com até 5%, no corpo, até 10% e acima de 10%, deve ser utilizada em áreas localizadas e espessadas e por tempo limitado. Mulheres grávidas devem consultar o médico para uso de produtos com uréia até 10% e não devem utilizar concentrações maiores. E pessoas com hipersensibilidade a ela não devem utilizar hidratantes com a mesma.
Somente em altas concentrações, como acima de 10%, que devem ser utilizadas para indicações específicas em áreas localizadas, pois podem levar à irritação do local.

DICA DA ESPECIALISTA: Por se tratar de uma molécula instável, sua ação depende do veículo e de sua formulação. Portanto, é de difícil estabilização em produtos manipulados que contenham uréia. A opção mais segura é a escolha de um industrializado, e que seja fabricado por uma empresa com conhecimento em formulações com este componente.

FONTE: REVISTA PONTO DE ENCONTRO
              DROGARIA SÃO PAULO


Comentários

Postagens mais visitadas