Depressão pós-parto

QUANDO ACONTECE NO HOMEM
A preocupação com a estabilidade financeira da família ou a mudança da rotina que tinha com a companheira antes do bebê nascer, também pode contribuir para desencadear angústias
O diagnóstico de depressão depende vários sintomas que devem perdurar no mínimo, quinze dias para confirmá-la. Confundir ansiedade, angústia, medo, e dificuldades diversas com depressão, é muito fácil, devido ao excesso de informações hoje disponíveis sobre o assunto.
É prudente fazer uma avaliação com um profissional da área, a fim de esclarecer o que fato está acontecendo.
 SER PAPAI TAMBÉM NÃO É FÁCIL
Ocupar o lugar de pai, bem como assumir a responsabilidade que esse papel requer, pode não ser fácil. É possível que ele se sinta incapaz ou se exija demais, por exemplo, impondo a si próprio um nível de exigências acima do que consegue cumprir.
A depressão masculina pode desestabilizar o ambiente familiar.
O pai precisa estar bem para proporcionar tranqüilidade e segurança à mãe, que também deve estar tranqüila para atender com serenidade e confiança às necessidades do bebê, que são fundamentais para seu desenvolvimento. O núcleo familiar representa o alicerce para a saúde psíquica do bebê, que necessita de um ambiente tranqüilo e saudável para se desenvolver.
A psicoterapia pode ser uma grande aliada nesse momento, pois permite não só o tratamento dos sintomas, mas também a descoberta do papel de cada um nessa nova família que, com a chegada do bebê, precisará ser reconfigurada, a fim de reencontrar seu equilíbrio.

FONTE: REVISTA MATERLIFE

Comentários

Postagens mais visitadas