Vitamina C

RECOMENDAÇÃO: AUMENTAR A DOSE DIÁRIA
BENEFÍCIOS: MAIOR PROTEÇÃO CONTRA DERRAME, INFARTO E ATÉ CÂNCER
Contra gripes e resfriados? Não é mito. A vitamina C realmente afasta problemas no trato respiratório. Isso porque estimulam a formação de macrófagos, células que englobam e depois eliminam as bactérias do mal.
Só que não adianta investir no nutriente com o quadro já instalado. Para deixar o sistema imune tinindo, o correto é consumir as fontes da vitamina regularmente.
RESERVAS GARANTIDAS
A vitamina C é sensível a altas temperaturas. Por isso, prefira vegetais crus ou cozinhe-os rapidamente. Uma técnica bastante utilizada com hortaliças é o branqueamento.
Primeiro, submeta-as a um rápido aquecimento. Isso inativa certas enzimas e mantém, assim, a estabilidade das vitaminas. Depois, é só resfriá-las na água e levar par o congelador. No caso de sucos naturais, a estratégia é tampar bem a jarra e colocar na geladeira. É que o oxigênio causa a oxidação da substância.
SUPLEMENTAR É UMA BOA?
Se a intenção é apostar em pílulas cheias de nutriente, consulte antes um especialista. Elas são indicadas somente para alguns grupos. Geralmente idosos, pacientes desnutridos ou em pós-operatório. Sem contar que estudos têm apontado que, mesmo em concentrações adequadas, o ácido ascórbico isolado nem sempre é tão eficiente.
FONTE DE MATÉRIA : REVISTA SAÚDE É VITAL







Comentários

Postagens mais visitadas