Descamação

A SEU BEBÊ ESTÁ COM CASQUINHAS AMARELAS NA CABEÇA?
NÃO PRECISA SE DESESPERAR ELE ESTÁ COM DERMATITE SEBORRÉICA.
COMO ACABAR COM ELA?
É importante cuidar das lesões. Essa descamação não ocorre necessariamente devido à falta de higiene e muitas vezes não tem como ser evitada. Normalmente, a crosta láctea desaparece após os 7 a 8 meses  de vida.
Alguns cuidados na hora de lavar o couro cabeludo do recém-nascido e o uso correto de xampus podem ajudar a amenizar o problema.
CUIDADOS PREVENTIVOS
O couro cabeludo deve ficar seco após o banho. O correto é pentear todos os dias os cabelos para remover as células mortas e retirar todo o xampu (resíduos).
COMO TRATAR?
Manter o couro cabeludo seco e limpo.
Óleos emolientes específicos para o bebê ou amêndoas podem ser aplicados no couro cabeludo 30 minutos antes do banho. Logo após, lave o cabelo da criança com xampu. Durante a lavagem, a mamãe pode escovar o cabelo com uma escova de pelos macios e deixar o xampu agir por dois minutos. Após o tempo, enxágüe com água morna e seque suavemente com a toalha a cabeça do seu bebê.
As crostas soltas na cabeça podem ser retiradas somente com pentes indicados para bebês. Caso a descamação permanecer depois desses cuidados, procure um especialista para fazer uma avaliação do problema e indicar a melhor forma de tratamento para seu bebê.
PREVENÇÃO:
ATENÇÃO NA HORA DO BANHO: Não se esqueça de verificar se a cabeça do seu filho está seca após o banho. Durante o banho, lave a cabecinha do bebê com um sabonete neutro, esfregando sem muita pressão para combater a oleosidade. Lembre-se que a umidade provoca lesões no couro cabeludo da criança.
MASSAGEM NO COURO CABELUDO:  Você pode massagear suavemente o couro cabeludo, enquanto aplica o xampu com o objetivo de destacar as crostas.Deixe as casquinhas ainda na cabeça com o xampu para que elas amoleçam e se soltem com menos esforço.
REMOÇÃO DAS ESCAMAS: A mãe deve remover as escamas com óleo mineral aquecido para deixá-las moles e depois limpe o local com água boricada.
CREMES: Caso as lesões do seu bebê apresentem maior intensidade, o médico pode recomendar o uso de cremes ou pomadas a base de corticóides de baixa ou média potência por um período determinado para melhorar o aspecto do couro cabeludo da criança.
EXCESSO DE ROUPAS: Evite colocar roupas no seu filho que provoquem excessivo aquecimento. Opte por roupas de algodão ou linho. Troque as fraldas freqüentemente e suspenda-as em casos mais agravados.
PROCURE AJUDA MÉDICA: quando você verificar uma infecção no couro cabeludo do seu filho. Caso note áreas avermelhadas na cabeça ou desenvolvimento de secreções, é melhor procurar ajuda médica o mais rápido possível. Somente o médico poderá avaliar a gravidade do problema do seu bebê.

  FONTE: REVISTA  MATERLIFE


Comentários

Postagens mais visitadas