Uma conversa franca

A ARTE DE ENVELHECER
PRIMEIRA PARTE
Envelhecer – a experiência de se tornar idoso – é um processo tanto mental quanto físico. A qualidade de nosso desempenho em relação à idade é importante para cada um de nós no decorrer de toda a vida, mas particularmente quando nos tornamos mais velhos.
O DESAFIO DE ENVELHECER
Assim como outros grupos etários, os idosos enfrentam mudanças que desafiam seu bem-estar físico e mental, que incluem;
·         Mudanças de papéis
·         Mudanças de padrões familiares, de amizades e outras relações sociais
·         Mudanças na situação econômica
·         Mudanças de interesses e de oportunidades
Nem todas as mudanças são positivas, mas você pode lidar com a velhice e suas vantagens, experiências e gratificações, assim como com seus desafios, se estiver preparado para enfrentá-los.
MUDANÇAS DE PAPÉIS
Como um cidadão mais velho, você estará aprendendo novos papéis e obtendo novos privilégios. A aposentadoria do trabalho coloca-o no papel de “aposentado”. Uma das vantagens é não ter mais que acordar com o toque do despertador. Outra é dispor de tempo para viajar e visitar lugares que até recentemente eram apenas nomes em guias de turismo. Procure se informar sobre passeios patrocinados por organizações ou associações locais. Alguns são gratuitos, outros não, mas todos oferecem uma oportunidade de ir a novos lugares e encontrar pessoas diferentes. Desfrute de suas novas experiências.
A aposentadoria oferece a oportunidade de se dedicara atividades interessantes, que podem ser autogratificantes e, ao mesmo tempo, úteis à comunidade. Talvez você não tenha tido tempo anteriormente para se dedicar como voluntário em alguma organização e gostaria de ser útil agora.
FONTE: FOLDER SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSIQUIATRIA CLÍNICA
SANDOZ

Comentários

Postagens mais visitadas