Excesso de Peso

O excesso de peso ou obesidade é o acúmulo exagerado de gordura no corpo. Ela vem crescendo nos últimos anos, chegando a prevalecer em um terço da população brasileira.
Atinge mais as pessoas idosas que os jovens e na mesma proporção entre homens e mulheres. Nos homens a gordura tende a se acumular no abdômen e nas mulheres nas coxas e nas nádegas.
A obesidade é resultante do consumo de uma quantidade de calorias maior que aquela que o organismo utiliza. Alguns fatores podem contribuir para o excesso de peso, são eles:
·         Fatores genéticos: a influência familiar influi em um terço do peso do corpo, mas essa contribuição varia de pessoa para pessoa.
·         Fatores socioeconômicos: a obesidade é mais comum entre os indivíduos de nível socioeconômico mais baixo em relação àqueles de nível mais elevado. A prevalência chega a ser o dobro. Isso ocorre principalmente entre as mulheres.
·         Fatores Psicológicos: os distúrbios emocionais ocorrem com uma reação contra o preconceito e a discriminação às pessoas obesas. A imagem negativa do corpo acarreta uma autocrítica extrema e um desconforto no convívio social dos indivíduos com excesso de peso.
·         Alimentação: dois padrões anormais de alimentação contribuem para a obesidade em algumas pessoas. São eles: a ingestão exagerada de alimentos e o hábito da alimentação noturna. Os dois casos são desencadeados por estresse e distúrbios emocionais e em ambos ocorre um consumo excessivo de calorias.
·         Fatores Relacionados ao Desenvolvimento: o aumento do tamanho ou da quantidade de células de gordura aumenta o volume de gordura armazenada no corpo. Os indivíduos obesos, principalmente aqueles que se tornaram obesos durante a infância, têm até cinco vezes mais células de gordura do que aqueles que possuem um peso normal. Como o número de células não pode ser reduzido, o peso somente pode ser perdido através da redução da quantidade de gordura existente em cada célula.
·         Atividade Física: a  redução da atividade física é uma das principais razões para o aumento da obesidade. Os indivíduos sedentários necessitam de uma menor quantidade de calorias.
·         Medicamentos: alguns medicamentos produzem aumento de peso. Entre eles podemos citar os corticóides, antidepressivos, anticoncepcionais e medicamentos psiquiátricos.
Distúrbios hormonais e lesões cerebrais raramente causam obesidade. O acúmulo do excesso de gordura no tórax pode exercer pressão sobre os pulmões causando dificuldade para respirar, mesmo com um esforço pequeno.
A obesidade pode causar vários problemas ortopédicos, como dor na região lombar, nos quadris, nos joelhos e nos tornozelos. Como a pessoa obesa tem uma superfície do corpo pequena em relação ao seu peso, não consegue eliminar o calor do corpo de modo adequado, portanto suam mais do que as pessoas magras. O inchaço dos pés e tornozelos também é comum, causado pela retenção de líquidos.
Para perder peso os indivíduos obesos devem consumir menos e gastar mais calorias. Para tanto devem mudar seus hábitos alimentares (diminuição do consumo de pães e massas e aumento do consumo de frutas, verduras e legumes) e realizar atividades físicas (como andar a pé ou de bicicleta, dançar e praticar natação). Hoje em dia não existem mais no mercado de remédios moderadores do apetite. Só se utilizam remédios para diminuir a ansiedade. A cirurgia para redução do estômago só é utilizada em pessoas com obesidade grave.
FONTE: REVISTA DROGASIL
MÉDICO DO TRABALHO DA RAIA/DRAGASIL S/A



Comentários

Postagens mais visitadas