Qualidade de vida é a conquista e a mulher moderna mais deseja, diz médico do Hospital e Maternidade Dr.Cristovão da Gama.

Lideres incontestes, as mulheres agora precisam lutar por uma vida mais equilibrada e feliz.
Fevereiro 2013 – Após  conquistar espaço no mercado de trabalho,a qualidade de vida parece ser a grande busca da mulher atual, homenageada no próximo dia 08, sexta-feira.Isto porque , as evidentes conquistas que obteve por décadas de luta, trouxeram, além da vitoria, a sobrecarga de deveres que ainda desafiam sua capacidade de equacionar tantas tarefas num mesmo dia. A mulher ampliou seu status de liderança como mãe, esposa e profissional e,por natureza, sempre o máximo em resultado em todos estes papeis.
Outro dado relevante da atualidade, segundo o IBGE, é que a expectativa de vida da mulher aumentou 3,4 anos na ultima década, chegando a 77,7 anos.Por ISS, o ginecologista, Salomon Katz, do Hospital e Maternidade Dr. Cristovão da Gama (HMCG), em Santo André, é enfático em afirmar que diante desta nova realidade da rotina feminina, novos hábitos são essenciais para garantir a vida e vigor para realizar seus afazeres.
“Esta longevidade deve ser aproveitada e para isso a mulher precisa se preparar de forma preventiva, especialmente com a pratica regular de exercícios físicos, com a adoção de uma alimentação equilibrada que atende as necessidades de vitaminas essenciais para a saúde feminina, sobretudo,com o estilo de vida que priorize atividades no  tempo livre que ela goste de fazer, para que os níveis de estresse possam ser controlados”, diz especialista.
Segundo o ginecologista um dos fatores do aumento de expectativa de vida da mulher é o uso da medicina preventiva,que cresceu embora muito ainda precise ser feito.”Para aproveitar os anos a mais vida,as mulheres precisam começar cedo com bons hábitos e, claro, procurar sempre acompanhamento medico para diagnósticos precoces”, afirma o especialista.
Para o doutor Katz, é sempre importante a  realização de campanhas que alentem as mulheres sobre a necessidade de procurar um especialista uma vez por ano para realização dos exames ginecológicos de rotina, a exemplo da mamografia, ultrassonografia e do Papanicolau. Diagnósticos precoce podem evitar graves doenças causadas na mulheres e que ainda preocupam a medicina, como o câncer de mama, segundo tipo mais freqüente no mundo e mais comum entre as mulheres, respondendo com 22% dos novos casos a cada ano, segundo o INCA -  Instituto Nacional do Câncer. Somente na Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Caetano do Sul, são atendidas mensalmente cerca de 50 mulheres que sofrem com a doença, de acordo com Lúcia Oliveira Leite, diretora de captação de recursos da entidade.
Além da hereditariedade, diversas formas de câncer podem ser desenvolvidas a partir do estilo de vida da mulher, especialmente naquelas que cultivam rotina de muito estresse e sobrecarga de responsabilidades, com busca constante de perfeição. A alimentação desregrada e rica em gorduras trans, entre outros aditivos químicos, também são  fortes de estímulos para geração de doenças. Portanto, a dica do Doutor Katz é para que as mulheres busquem equilibrar o dia a dia realizando as obrigações pessoais e profissionais, com um bom tanto de atividades que também  gerem descontração física e mental. Isto certamente permitira à mulher muitos anos de novas conquistas!!!!!

Comentários

Postagens mais visitadas