Queda de Pressão exige cuidados especiais.

Receitas caseiras,como por exemplo, colocar sal sob a língua pode ser perigoso a Saúde.
Com a aproximação de dias quentes e abafados é comum as pessoas sentirem-se mal e até desmaiar.  Isso se deve a hipotensão, ou  seja  pressão baixa – força que o fluxo sanguíneo exerce nas paredes das artérias. “O calor causa dilatação dos vasos sanguíneos, o que abaixa a pressão, e pode também causar certo grau de desidratação, contribuindo para uma indisposição ainda maior”, Explica a cardiologista do Hospital Nossa Senhora das Graças Débora Fontoura Nunes.
Algumas atitudes simples podem resolver o incomodo que a hipotensão causa. “Ao sentir que a pressão arterial caiu, a pessoa deve se deitar e elevar as pernas”, ensina  a Dra. Débora. Embora a pressão baixa não seja uma doença, pode acarretar outros transtornos. “ Quando há diminuição do fluxo sanguíneo, o cérebro pode sofrer uma carência de sangue, ocasionando o desmaio”,alerta a médica. Se o nível de pressão baixar pode se agravar e levar a um choque e até mesmo a morte.
De acordo com a Dra. Débora, é necessário ficar atento e não  realizar receitinhas caseiras, pois podem sem mais perigosas para a saúde. “Algo muito comum é colocar sal sob a língua. Isso não funciona, é um mito! O sal ajuda no controle no longo prazo da pressão arterial e não em poucos minutos. Recomenda-se que as pessoas utilizem o sal com moderação”,orienta a médica.
A pressão baixa tem solução muito simples e podem ser suficientes para a normalização da pressão, entre elas: mudança de hábitos alimentares  somados a atividades físicas e perda de peso.”Dieta saudável, com muitas frutas e verduras e baixo consumo de sal,controle rigoroso de peso, atividade física regular e suspensão  do tabagismo são fatores importantes que colaboram para o controle ou até mesmo para o  não surgimento da doença.
A pressão baixa e mais comum em  jovens , com tendência a normalização dos níveis na idade adulta.Entretanto, n maioria das vezes é necessário o uso  de medicamentos.” O problema só deve ser motivo de tratamento com medicamentos quando provoca desmaios ou em casos muito freqüente de tontura, que piorem a qualidade de vida”, enfatiza a especialista.
Segundo a Cardiologista, a pressão considerada normal, tanto em homens quanto em  mulheres, não deve ultrapassar 135/85mmHg. “Os níveis inferiores dependem dos sintomas do paciente. Aqueles que apresentam pressão  arterial de 90/60mmHg (considera baixa)mas, que tenham sintomas, não precisam tomar nenhuma providencia”, afirma.Ao contrario, aponta a médica , a pressão alta é uma doença crônica e que precisa de um tratamento permanente.

Comentários

Postagens mais visitadas